Improbidade administrativa Flashcards

1
Q

A respeito da prescrição da ação para aplicação das sanções previstas na Lei nº 8.429/92, é correto afirmar que Caso o agente público responsável pela prática do ato de improbidade seja portador de mandato eletivo, a ação de improbidade administrativa poderá ser proposta em até oito anos após o término do exercício do mandato.

A

ERRADO
a ação para a aplicação das sanções previstas nesta Lei prescreve em 8 (oito) anos, contados a partir da ocorrência do fato ou, no caso de infrações permanentes, do dia em que cessou a permanência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A respeito da prescrição da ação para aplicação das sanções previstas na Lei nº 8.429/92, é correto afirmar que A ação para aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade prescreve em 5 (cinco) anos, a contar da ocorrência do fato.

A

ERRADO
a ação para a aplicação das sanções previstas nesta Lei prescreve em 8 (oito) anos, contados a partir da ocorrência do fato ou, no caso de infrações permanentes, do dia em que cessou a permanência.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A respeito da prescrição da ação para aplicação das sanções previstas na Lei nº 8.429/92, é correto afirmar que interrompe-se a prescrição pela publicação de sentença condenatória ou absolutória.

A

ERRADO
Art. 23. A ação para a aplicação das sanções previstas nesta Lei prescreve em 8 (oito) anos, contados a partir da ocorrência do fato ou, no caso de infrações permanentes, do dia em que cessou a permanência.
(…)
§ 4º O prazo da prescrição referido no caput deste artigo interrompe-se:
I - pelo ajuizamento da ação de improbidade administrativa;
II - pela publicação da sentença condenatória;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A respeito da prescrição da ação para aplicação das sanções previstas na Lei nº 8.429/92, é correto afirmar que Interrompida a prescrição, o prazo recomeça a correr do dia da interrupção, pela metade do prazo previsto em lei.

A

CERTO
Conforme o § 5º, do artigo 23, da citada lei, “interrompida a prescrição, o prazo recomeça a correr do dia da interrupção, pela metade do prazo previsto no caput deste artigo.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

É correto afirmar que Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no artigo 1° da Lei de Improbidade, ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.

A

ERRADO

Essa causa lesão ao erário.

Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

IX - ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

É correto afirmar que Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no artigo 1° da Lei de Improbidade aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade.

A

CERTO

Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

VIII - aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O procedimento administrativo previsto na Lei Federal n° 8.429/92, destinado a apurar a prática de ato de improbidade poderá compreender o decreto de sequestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.

A

ERRADO
não ocorre no procedimento administrativo, pois é uma medida judicial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O procedimento administrativo previsto na Lei Federal n° 8.429/92, destinado a apurar a prática de ato de improbidade deverá ser levado ao conhecimento do Ministério Público e do Tribunal ou Conselho de Contas, pela Comissão Processante.

A

CERTO
Art. 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Suponha que Secretário da Fazenda de um estado qualquer da Federação aceite exercer, nas horas vagas, concomitantemente ao exercício do cargo público, atividades de consultoria a empresas sujeitas ao recolhimento do ICMS, tributo estadual. Nesse caso, à luz do previsto na Lei Federal n° 8.429/92, a conduta descrita pode ser considerada ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública.

A

ERRADO

1) ACEITAR, RECEBER, PERCEBER -> ENRIQUECIMENTO ILÍCITO.

2) PERMITIR, FACILITAR, REALIZAR, DOAR -> PREJUÍZO AO ERÁRIO.

3) REVELAR, FRUSTRAR, PRATICAR -> ATOS QUE ATENTAM CONTRA OS PRINCÍPIOS DA ADM.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Suponha que Secretário da Fazenda de um estado qualquer da Federação aceite exercer, nas horas vagas, concomitantemente ao exercício do cargo público, atividades de consultoria a empresas sujeitas ao recolhimento do ICMS, tributo estadual. Nesse caso, à luz do previsto na Lei Federal n° 8.429/92, a conduta descrita pode ser considerada ato de improbidade administrativa ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito.

A

CERTO

Art. 9º. […] VIII – aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Pode -se afirmar que receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado ato de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/92), que causa prejuízo ao erário

A

ERRADO

Quando o verbo é RECEBER, UTILIZAR, ADQUIRIR, PERCEBER… = ENRIQUECIMENTO ILÍCITO

Quando o verbo é PERMITIR, FACILITAR, ORDENAR, LIBERAR…. = PREJUÍZO AO ERÁRIO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Pode -se afirmar que permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio da administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes dos Estados, por preço inferior ao de mercado é ato de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/92), que causa prejuízo ao erário.

A

CERTO

Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário:
(…)
IV - permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta lei, ou ainda a prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly