ICTERÍCIA. Flashcards
Que características importantes da icterícia devem ser pesquisadas? (6)
Intensidade, duração e evolução ; cor da urina e das fezes;prurido.
Após a anamnese vem o Exame físico. Qual a sequência do exame físcio direcionado para à região abdominal ?
1) Preparação
2) Inspeção
3) Ausculta
4) Percussão
5) Palpação.
O que fazer antes da etapa de preparação para o exame físico? (9)
Perguntar se o paciente que ir ao banheiro antes do exame
Temperatura da sala confortável para o paciente.
Temperatra das mãos aquecidas.
Iluminação do ambiente adequada
evitar movimentos bruscos
Lavagem de mãos com todos os passos
falar com o paciente com calma
Explicar o procedimento do exame para o paciente e pedir o consentimento do paciente para a realização do exame?
como preparar o paciente para o exame físico abdominal?
1) Botar um travesseiro na região da nuca do paciente(em baixo da cabeça) e o outro travesseiro em baixo das pernas do paciente, relaxando o abdomen do paciente e facilitando o exame físico.
2) Lençol–> do pé até o púbis deixando a virilha exposta.(com o lençol ou própria vestimenta do paciente) e superiormente abaixo da linha mamilar e acima do apêndice xifóide.
Como realizar a etapa de inspeção do exame físico abdominal?
Pesquisar por sinais de circulação colateral ou aranhas vasculares (, doença hepática que gerou hipertensão portal)equimose(pancreatite grave..), sinais de hiperemia(temperatura da pele) , estrias( sindrome de cushing).cor da pele (icterícia)
É importante inspecionar tangencialmente o abdomen(agachar e inspecionar) para visualizar abaulamentos(visceromegalias), pulsação ,
ver assimetria
Avaliar tipos de abdomen do paciente(abdomen com abaulamentos em flanco e globoso - pensa em abdomen ascítico)
Visualizar peristalse (se está aumentada faz pensar em obstrução intestinal ou diarreia)
Ver região do umbigo( ver abaulamento - faz pensar em hérnia umbilical)
Abaulamento na região da virilha - hérnia inguinal.
pulsação em região epigástrica e fisiológica.
Equimose em flanco( afecção no pâncreas)
Como é feita a ausculta no exame físico do abdome?
A função da ausculta é avaliar ruídos hidroaéreos/peristalse e sopro.
Para ouvir os ruídos hidroaéreos, de acordo com o bates,O estetoscópio tem que ser posto em um local apenas(já consegue avaliar a peristalse) - identifica aumento/diminuição da peristalse.(obstrução fase inicial- aumenta peristalse para vencer obstrução e depois a musculatura do intestino entra em fadiga e ocorre diminuição da peristalse.
Para auscultar o sopro, o estetoscópio tem que ser posicionado nas regiões das artérias aorta,renal esquerda,renal direita, artéria ilíaca direita e esquerda e artéria femoral(perto da virilha).
obs: tem de 3 a 4 ruídos hidroaéreos por minuto.
Como é feita a percussão no exame físico abdominal?
Na preparação, é importante que o paciente localize o foco da dor.(para que tanto a percussão quanto a palpação não comecem sobre o local do foco da dor).
A técnica da percussão de acordo com o bates é repousar a mão suavemente sobre o abdomen e usar o dedo da mão dominante em dedo da mão não dominante.
Buscar por sons timpânico,maciço(víscero-megalia),sub-maciço(líquido) e hipertimpânico(muita ar dentro ou fora víscera oca) durante a percussão.
Deve-se percutir delicadamente os quatro quadrantes do abdome para determinar a distribuição do timpanismo e da macicez. O timpanismo costuma predominar, em função dos gases existentes no sistema digestório, mas também são típicas regiões esparsas de macicez, em virtude de haver líquido e fezes.
Como é feita a etapa de palpação do exame físico abdominal?
PALPAÇÃO SUPERFICIAL: A palpação delicada do abdome auxilia na identificação de dor à palpação, resistência muscular e alguns órgãos ou massas superficiais. Também serve para tranquilizar e relaxar o paciente.
Mantendo a mão e o antebraço no plano horizontal, com os dedos juntos e retos sobre a superfície abdominal, o abdome é palpado com movimentos descendentes leves e suaves. O examinador, ao deslocar a mão de uma região para outra, eleva-a um pouco acima da pele. Todos os quadrantes são palpados com movimentos suaves e uniformes. (Palpe após pedir ao paciente que expire, o que normalmente relaxa os músculos abdominais e Solicite ao paciente que respire pela boca, com a mandíbula totalmente aberta.)A rigidezinvoluntária tipicamente persiste, apesar dessasmanobras,sugerindo inflamação peritoneal.
OBS:Deve-se começar pela palpação leve do abdome.
Identifique órgãos ou massas superficiais, bem como qualquer região de maior sensibilidade ou resistência à palpação. Se houver resistência, tente diferenciar a defesa voluntária da rigidez ou espasmo muscular involuntário. A defesa voluntária costuma diminuir com as técnicas listadas a seguir.
PALPAÇÃO Profunda:A palpação profunda geralmente é necessária para delinear a borda hepática, os rins e as massas abdominais. Mais uma vez usando as superfícies palmares de seus dedos, palpe todos os quatro quadrantes (Figura 11.12). Verifique se há quaisquer massas e registre sua localização, forma, tamanho, consistência, hipersensibilidade, pulsações e mobilidade com a respiração ou com a mão examinadora. Correlacione os seus achados de palpação com as observações colhidas pela percussão.
obs: Use as duas mãos para palpação profunda.
Exames complementares do exame do abdomen.
HEMOGRAMA COMPLETO
Amilase sérica
Bilirrubina total
Bilirrubina Direta
Bilirrubina Indireta
TGO e TGP. (avaliar ictericia intra hepática)
Ultrassonografia de Abdome total.