ascite Flashcards
Defina Ascite
Ascite é o acumulo de qualquer tipo de líquido dentro da cavidade peritoneal, pode ser de vários tipos de etiologia- pode ser sangue,pode ser linfa, PODE SER CONTEÚDO INTESTINAL , infeccioso…

Quais são as Causas da Ascite. (7)
1) Podem ser causas do próprio trato gastrointestinal(principais causas de ascite) , a mais comum delas vai ser a CIRROSE, mas podem ser outras causas como a Hepatite, uma pancreatite.
2) Neoplásicas - metástases peritoneais, neoplasias primárias do trato gastrointestinal ou de fora como câncer de mama e pulmão que podem dar metastase no peritôneo
3) Cardíacas - casos de Insuficiência cardíaca congestiva- aumento da pressão hidrostática - extravasa líquido para cavidade peritoneal
4) Renais - Insuficiência renal - aumenta a volemia do paciente - aumento da pressão hidrostática e perda de proteína pelos rins na síndrome nefrótica vai ter diminuição da pressão oncótica e o líquido não consegue permanecer no espaço intravascular
5) Infecciosas - peritonites bacterianas e tuberculose
6) Quilosa - Obstrução Linfática - Ascite quilosa - cor de leite.
7) Outros - Hipotiroidismo-aumento do edema.
Quais são as duas Principais causas da Ascite?
Cirrose - Mais de 80% dos casos de Ascite são causados por cirrose hepática, em 10 anos metade dos cirróticos vão apresentar um quadro de ascite
Quando o cirrótico abre um quadro de ascite ele passa a ter uma mortalidade de 50% em dois Anos
Em segundo lugar, vamos ter as causas neoplásicas, a CARCINOMATOSE que é o implante peritoneal de câncer primário do trato digestivo - de pâncreas,cólon,estômago, e de outros sítios não tratodigestivos como a mama etc.
O que perguntar na Anamnese direcionada para Ascite?
HDA
HPP história patológica pregressa
Hábitos de Vida (HV)
Antencedentes familiares (Hstorico familiar- HF)
Em relação ao exame físico, teremos diferença dependendo do volume da ascite .
Uma ascite de pequeno volume a gente não consegue detectar no exame físico, só conseguimos identificar uma ascite de volume moderado ou grande.Geralmente a gente considera 1500 mL como um volume moderado OBS: Vai depender da altura do paciente também.
O que vai ser visualizado na fase de inspeção do exame físico da Ascite?
Na inspeção observamos na ascite de médio e grande volume um aumento do volume abdominal . pode ser um aumento difuso.
Nas ascites de volume moderado a ascite aumenta o diâmetro LATERO-LATERAL do abdomen quando o paciente está em decúbito dorsal , como se o líquido espalhasse para as laterais - é chamado de ABDOMEN em BATRÁQUIO.
É observado uma circulação colateral que indica uma hipertensão do sistema porta. - sangue precisa desviar por colaterais.

O que vai ser visualizado na fase de Percussão do exame físico da Ascite?
obs:Explique a pesquisa da Macicez Móvel.
Na percussão , quando a gente percute uma ascite de volume moderado, nas regiões centrais do abdomen a gente vai observar um TIMPANISMO(das alças intestinais), já nas regiões LATERAIS e Inferiores a gente vai observar uma MACICEZ (que é onde vai estar acumulado o líquido quando o paciente está em decúbito dorsal)
Pesquisa de macicez móvel. Quando esse paciente muda de decúbito e vira para um dos lados aquela lateral que tava maciça , se ela ficou na parte superior ela vai ficar timpânica, pois o líquido que estava ali escorre para a parte inferior. então a região central começa a ficar maciça(que antes era timpânica) e a região que fica mais superior fica timpânica que antes ela era maciça

Explique o que são os semicirculos de skooda?
A gente vai primeiro fazer uma percussão do centro para a periferia com o paciente em decúbito dorsal e a gente localiza o limite entre o timpanismo das alças intestinais e a macicez ou submacicez do líquido ascítico
E isso a gente delimita circulos no Abdomen , onde acontece essa mudança de som na percussão e a gente chama esses círculos de semicirculos de skooda.

Ainda na percussão, temos a manobra que é feita para avaliar Ascite de GRANDE volume , que é o sinal do Piparote. explique como é esse sinal.
O paciente é posicionado em decúbito dorsal, a gente pede para que ele coloque a mão dele na linha média do abdomen , e com a mão não dominante do examinador a gente vai espalmar / colocar a mão na região abdominal do paciente e vai dar um ‘‘petelco’’ do outro lado.
O que vamos tentar observar? –> Quando tem líquido dentro do abdomen, vai ser transmitida uma onda de líquido por dentro da cavidade e a gente palpa essa onda na lateral onde nossa mão está espalmada. se conseguimos sentir uma onda chegando na nossa mão é o sinal de piparote positivo e isso indica pra gente que existe uma ascite de grande volume ali no abdomen do paciente.

Por quê durante o sinal do piparote, nós pedimos ao paciente que coloque a mão na linha média do abdomen?
Porque a própria parede abdominal pode transmitir a onda de percussão que o examinador faz na lateral do abdomen. A onda que é transmitida pela parede para ‘‘na mão do paciente’’ . Ou seja, se passou alguma onda até na mão do examinador é porque a onda passou por dentro da cavidade abdominal no líquido ascítico. Ou seja, é necessário que o paciente coloque a mão na linha média /umbilical para que o examinador não ‘‘perceba’’ a transmissão da própria parede abdominal e somente do líquido ascítico se houver

Quais são os quatro passos do exame físico da ascite?
1) Inspeção(dinâmica e estática)
2) Ausculta
3) Percussão
4) Palpação.
Para a gente dar o diagnóstico da causa de ascite a história nos faz pensar que o paciente tem um quadro de peritonite , um quadro primário de cirrose + peritonite como descompensação da doença de base dele. Para dar o diagnóstico de ascite nós vamos fazer o procediento que é chamado de paracentese. O que é a paracentese e quais são as duas finalidades dela?
A paracentese é um ato médico onde a gente vai perfurar o abdomen do paciente para coletar material . A parecentese pode ser DIAGNÓSTICA ou pode-se fazer a drenagem desse grande volume de líquido da cavidade peitoneal que é chamada de Paracentese TERAPÊUTICA.
Sempre que a gente coleta o líquido a gente precisa fazer a análise desse líquido para saber que tipo de líquido é. Então como é a analise do líquido ascítico? (4)
a primeira coisa que a gente faz é
- Analise macroscópica da aparência desse líquido.
- análise do tipo de células - citologia
- Análise bioquímica - dosa qualquer marcador de infecção.
- Manda pra CULTURA pra observar se tem crescimento de bactéria9tuberculose0
Com relação a Aparência macroscópica do líquido ascítico, o que necessita ser observado?
O líquido normal é o líquido Amarelo Citrino(claro) :indica cirrose hepática sem complicações
Turvo:Infecções(peritonite bacteriana espontânea ou secundária)
Leitoso(quilosa): neoplasia(comprime sistema linfático) ou trauma do ducto pancreático(obstrução da dreagem linfática)
Sanguinolento:Pução traumática ,neoplasia maligna,punção inadvertida do baço(esplenomegalia volumosa)
Amarronzado:Síndrome ictérica,lesão de vesícula biliar,úlcera duodenal.
Como é a análise citológica do líquido Ascítico?
A análise citológica do líquido ascítico é a gente observar que tipo de célula tem nesse líquido.
A gente observa a citologia e citometria
> mais de 250 polimorfonucleares(PMN): sugere infecção bacteriana - Sugere um quadro de Peritonite
- Citologia Oncótica- observa alterações nucleares que possam indicar células neoplásicas
- Cultura - avalia que tipo de microorganismo que possam crescer ali e da o diagnóstico etiológico do quadro de ascite
Como é a Análise bioquímica do líquido Ascítico? (7)
As principais substâncias dosadas
O exame mais importante que a gente faz para dar o diagnóstico da ascite é a dosagem de albumina no plasma ou albumina sérica e a dosagem de albumina no líquido ascítico.
- Glicose(tenatr identificar processo infeccioso)/alimento da bactéria glicose abaixo de 60 é indicativo de infecção bacteriana
- Bilirrubinas - lesão do trato biliar ou perfuração do duodeno
- LDH - marcador de atividade leucocitária - indicativo de processos inflamatórios
- Amilase - presente no trato intestinal e no pâncreas(identificar pancreatite ou perfuração gástrica)
- Triglicerídeos - Avaliar se a ascite é causada por quilo(linfa)
O exame mais importante que a gente faz para dar o diagnóstico da ascite é a dosagem de albumina no plasma ou albumina sérica e a dosagem de albumina no líquido ascítico. Com essas duas dosagens é possivel fazer um gradiente de albumina sérica e ascítica (GASA. )
explique o cálculo da GASA.
Albumina sérica(no plasma) - Albumina do líquido Ascítico = GASA
O GASA é o exame laboratorial mais importante para dar o diagnóstico da etiologia da ascite . quando temos o GASA alto, acima de 1 ,1 a gente vai pensar nos casos de hipertensão portal. (proporcionalmente mais albumina no plasma do que no líquido ascítico)
ai a gente vai observar a proteína sérica:
se o paciente tiver uma proteína sérica baixa a gente pensa na cirrose (HP sinuisodal)
Se o paciente tem uma proteína sérica alta ou normal a gente pensa em uma HP pós-sinuisodal como no caso da IC.
o GASA menor do que 1,1 sugere pra a gente que tem alguma coisa existente no abdomen ou no peritôneo que estão aumentando a permeabilidade as proteínas plasmáticas(doenças peritoneais- carcinomatose,tuberculose e síndrome nefrótica)

Quais são os dois mecanismo que causam a peritonite bacteriana espontânea devido à cirrose?
Hipoalbuminemia aumenta a permeabilidade para que as bactérias na luz do intestino passem para o peiritôneo(translocação bacteriana)
Menor função das células de kupffer do fígado por conta da cirrose hepática