Hormonas tiroideias e retinóides Flashcards
Levotiroxina
T4. Semivida de 7 dias. A administração de HT há aumento dos sintomas de insuficiência supre renal. Monitorização feita pelo doseamento da TSH. Tratamento do hipotiroidismo
Liotironina
T3. Semivida de 1 dia. Maior risco cardiovascular, usada quando é precisa uma ação mais rápida como no coma mixedematoso.
Propiltiouracilo
Inibe a organificação do I- e a monodesiodínase. Mais indicado em hipertiroidismo grave ou crise tireotóxica, mais indicado durante a gravidez.
Metimazole
Antitiroideu. Preferido no hipertiroidismo
Tretinoína
Retinóide 1ª geração. Agonista RAR. Uso tópico. Degrada-se com a exposição à luz e aumenta a sensibilidade da pele. Tratamento do acne ligeiro a moderado, efeitos adversos como dermatite irritava e aparecimento de pústulas
Adapaleno
Retinóide 3ª geração, uso tópico. Agonista RAR beta e gama. Não é degradado pela exposição solar. Menos irritativo que a tretinoína. Pode causar hipopigmentação.
Tazaroteno
Retinóide 3ª geração, uso tópico. Agonista RAR. Tratamento da acne ligeira a moderada, psoríase e fotoenvelhecimento. Usado por curtos períodos de tempo já que é irritável.
Alitretinoína
Retinóide 1ª geração, uso tópico. Sarcoma de kaposi
Bexaroteno
Retinóide 3ª geração, uso tópico. Agonista RXR. Tratamento linfoma cutâneo células T. Efeitos adversos são a hiperlipidemia e hipotiroidismo secundário. Interações com antidiabéticos, contraceptivos orais, antifúngicos, eritromicina.
Isotretinoína
Retinóide 1ª geração, uso sistémico. Reduz o número de glândulas sebáceas, normaliza queratinização e reduz a população de Propionibacterium acne. Inibição das oxidardes hepáticas e cutâneas. Cuidados extra com o sol. Efeitos adversos: quelite, secura mucosa nasal, intolerância a lentes de contacto, hipertrigliceridemia, aumento das transamínases, cefaleias, potencial depressivo
Acitretina
Retinóide 2ª geração, uso sistémico. Usado na poriase. Acumulação no tecido adiposo dura cerca de 3 anos, não administrado a mulheres em idade fértil.