Anti-tuberculosos Flashcards
Etambutol
Primeira linha tuberculose. Bacteriostático, impede a síntese de arabinoglicanos. Pode levar a perda da acuidade visual por nevrite ótica retrobulbar, o que obriga à suspensão do tratamento sob pena de se tornar irreversível, hiperuricemia, dores articulares, prurido anal. Contra-indicado em crianças muito pequenas pela dificuldade em avaliar a acuidade visual. Mutação de resistência embB
Isoniazida
Primeira linha tuberculose. Uso exclusivo na tuberculose. Inibe a síntese dos ácidos micólicos. Entra na célula por difusão passiva, é um pró-fármaco, sendo ativada pela KatG. Deve ser sempre administrada em associação com outros anti-tuberculosos. Boa distribuição para o tecido de caseificação. Hepatotoxicidade sobretudo em acetiladores lentos, nevrite periférica, neuropatia periférica prevenida pelo uso concomitante de piridoxima, convulsões, vertigens. Mutações de resistência no KatG, InhA, KasA, ahpC.
Pirazinamida
Primeira linha tuberculose. Bactericida, capaz de atua em “bacilos persistentes” responsáveis pelo aparecimento de recidivas após o tratamento, atua pela disfunção das membranas. Mutação de resistência pncA. Pode causar reações alérgicas, dores articulares, hiperuricemia, hepatotoxicidade com icterícia e risco de necrose fetal.
Rifampicina
Primeira linha tuberculose. Deve ser sempre administrada em associação com outros anti-tuberculosos. Boa distribuição para o tecido de caseificação, ação na RNA polimerase. Murações de resistência no rpoB. 1ª linha para a profilaxia da meningite por Neisseria meningitidis e Haemophilus influenza. É excretada por via biliar. É um potente indutor enzimático, sofrendo interação com os antituberculosos de 2ª linha metalizados pela CYP3A4, sulfonilureias, corticosteróides, metadona e anti-coagulantes anovulatórios.
Ciprofloxacina
Complementares de primeira linha da tuberculose, fluoroquinolona.
Estreptomicina
Complementares de primeira linha da tuberculose, aminoglicosídeo. Só atua nos bacilos que estão no meio extracelular. IM ou subcutânea. Risco de hepatotoxicidade e hiperuricemia.
Levofloxacina
Complementares de primeira linha da tuberculose, fluoroquinolona. Ação teratogénica, contra-indicada na gravidez.
Linezolida
Complementares de primeira linha da tuberculose. Via oral, vários efeitos secundários como ácidos lática, trombocitopenia, polineuropatia, nevrite).
Moxifloxacina
Complementares de primeira linha da tuberculose, fluoroquinolona.
Ofloxacina
Complementares de primeira linha da tuberculose, fluoroquinolona.
Rifabutina
Complementares de primeira linha da tuberculose. É. única rifamicina que é substrato da CYP3A4. Risco de hepatotoxicidade, eritema e descoloração dos fluidos corporais. Não deve ser administrado a grávidas.
Bedaquilina
Novo antituberculoso. Inibe a síntese do ATP. Cardio e hepatotoxicidade, interação com a rifampicina. Prolongamento do QT.
Delamanid
Novo antituberculoso. Inibe a síntese de ácidos micólicos. Prolongamento do QT. Requer ativação metabólica.
Ácido p-aminossalicílico (PAS)
Segunda linha tuberculose.
Amicacina
Segunda linha tuberculose.