HIV Flashcards
- Homem de 45 anos de idade, admitido no pronto socorro com queixa de tosse seca há três semanas, associada a dispneia de piora progressiva e febre não aferida. Perdeu 10kg nos últimos seis meses (atualmente com 60kg). Há dois dias, passou a apresentar dispneia aos mínimos esforços. Teste rápido para HIV realizado no PS com resultado positivo. Realizada radiografia de tórax (figura). Devido à insuficiência respiratória, paciente é submetido à intubação orotraqueal e colocado em ventilação mecânica.
3 principais hipoteses diagnosticas?
Conduta terapeutica?
Pneumocistose OU Pneumonia por P. jiroveci;Tuberculose pulmonar, Histoplasmose CMV’
Sulfametoxazol + Trimetoprim por via intravenosa 75-100mg/kg.d
+
metilprednisolona via intravenosa60mg/dia
Cristiana, 17 anos, iniciou há 1 semana febre de 38 a 38,5°C, associado com mialgia, cefaleia e odinofagia. Ao exame: Orofaringe hiperemiada com placas acinzentadas, presença de gânglios cervicais posteriores com 1 a 2 cm de diâmetro, de consistência fibroelástica, levemente dolorosos, móveis. ACV: RCR, 2T, BNF; AR: MV presente sem ruídos. Abdome: normotenso, doloroso a palpação, fígado palpável a 4cm do RCD e doloroso, baço há 6 cm do RCE. Na pele observa-se discreto exantema maculopapular difuso De acordo com o problema abaixo responda os subitens 1.1. a 1.3.
Qual o diagnóstico síndrômico de Cristiana ? (Valor: 0,1)
Cite 3 (três) doenças que devem ser investigadas para a síndrome acima? (Valor: 0,3)
Cite 2 exames laboratoriais inespecíficos que devem ser solicitados para a paciente destacando as alterações mais significativas que podem ser encontradas nesses exames que auxiliariam na realização do diagnóstico sindrômico da paciente. (Valor: 0,2)
Sindrome linfoglandular aguda febril
Vírus Epstein Bar, Citomegalovírus, HIV, Virus da rubéola, Herpes simples, Hepatite A, leucemia, linfoma, Sindrome da mononucelose, síndrome da mononucleose like.
Hemograma completo com linfocitose e atipia
Elevação discreta das aminotransferases: TGO e TGP
PCR E VHS elevados
Geraldo, 37 anos, vem apresentando quadro de emagrecimento há 6 meses, nos últimos 30 dias, vinha queixando-se de cefaleia, deu entrada no PS com febre 38° C e rebaixamento do nível de consciência. Foi solicitado tomografia do crânio que evidenciou: múltiplas lesões anulares com captação de contraste e halo de edema. Ao exame ainda se observou candidíase oral e cicatriz de herpes zoster em hemitórax esquerdo. De acordo com o problema responda as questões
Qual a conduta diagnóstica imediata deve ser realizada para ajudar na definição do diagnóstico de Geraldo? (Valor: 0,1)
Qual o provável diagnóstico etiológico do quadro neurológico apresentado por Geraldo? (Valor: 0,1)
Qual o tratamento indicado para o quadro neurológico de Geraldo ( Cite apenas os fármacos)? (Valor: 0,3)
Cite dois diagnósticos diferenciais que ocorrem nessa condição clínica e poderiam estar causando quadro clínico semelhante no paciente. (Valor: 0,2)
Realização do Anti HIV rápido.
Neurotoxoplasmose cerebral
Pirimetamina , Sulfadiazina e Acido folínico
Linfoma , Neurocriptococose, Leucoencefalopatia multifocal progressiva
Questão: Cite os quatro mecanismos de ação utilizados pelos antirretrovirais que são utilizados no tratamento do paciente com SIDA. (Valor:0,4)
Inibidores da transcriptase reversa
Inibidores da protease
Inibidores da integrasse
Inibidores de fusão
Diante da falta de resposta a pneumonia do paciente com provavel HIV +, qual o provavel agete etiologico?
Pneumonia por P. jirovecii
paciente com pneumonia + provavel HIV. qual conduta diagnostica + qual medicamento?
Elisa antiHIV 1 e 2
SMT-TMP