HISTÓRIA DO BRASIL Flashcards
Assinado em 1494, o , dividiu o território das “índias” nos domínios espanhol e português, passando de 100 p 370 léguas das ilhas do cabo verde
Tratado de Tordesilhas
De 1500 a 1530 ficou compreendido o período PRE colonial, no qual foram montadas visando a extração de , primeiro recurso extraído do brasil pra exportação, através do negociavam com os índios. Enquanto isso havia desvalorização de na outra rota comercial.
feitorias
escambo
pau-brasil
especiarias
1530 foi a primeira missão colonizadora, em 1534, Portugal dividiu o território brasileiro em , entregues aos que recebiam como garantia o , a missão deles era explorar, proteger e povoar a capitania mas com e submetidos ao pagamento de impostos, tinham direito de , fundar vilas e doar .
capitanias hereditárias donatários foral recursos próprios escravizar índios sesmarias
As capitanias fracassaram por vários motivos, principalmente pela mediocridade de Portugual, levando a criação de um cargo em 1548, o cargo de . Que tinha papel de servir como elo entre Portugal e a colônia além de proteger o litoral
( ), as leis ficavam a cargo das , composta pela elite luso-brasileira. Estabelecendo a sequência COROA>GOVERNO GERAL>CAPITANIA>CÂMARA
governador geral
salvador
câmaras municipais
O primeiro governador geral foi Tomé de Souza 1549-1553, responsável pela fundação de , a capital, foi nesse período que chegou a e foram fundados colégios jesuítas
salvador
Companhia de Jesus
A economia colonial nesse período era sustentada pelas lavouras , localizadas, principalmente no , foram introduzidas pelo alto preço, eram beneficiadas nos , complexos de grande estrutura e divisão social, os senhores vendiam pra portugal que eram parceiros de holandeses, MÃO DE OBRA ESCRAVA.
açucareiras
nordeste
engenhos
Duarte da Costa 1553-1558, foi o segundo governador, fundou a cidade de ,colégio jesuíta e começou o processo de , portanto entrou em conflito com alguns povos indígenas e com os jesuítas, ja que os mesmos se opunham à , já que o objetivo era a conversão dos autóctones
São Paulo
exploração territorial
escravização dos indígenas
Mem de Sá foi o terceiro governador geral 1558-1572, foi importante na proteção contra as invasões francesas, destruiu o forte de coligny, onde os franceses eram aliados dos , seu sobrinho, , fundou , com estratégia de expulsar os franceses, assinou a paz de iperoig que simbolizou a pacificação entre portugueses e , por meio dos jesuítas, aproveitando para proibir a .
índios tamoios estácio de sá rio de janeiro tamoios escravização dos indígenas
A França teve duas experiências no Brasil, contextou o tratado de Tordesilhas e primeiramente foi para o Brasil em 1555, chegando no fundando a França da Antártica, no mesmo tempo ocorria a revolta protestante, porém foram expulsos pelo Mem de Sá
Rio de Janeiro que ainda nao era Rio
A união ibérica foi o período de 1580 a 1640 que a península ibérica ficou sob domínio da , porque D. sumiu na África, subindo no trono Felipe II, da espanha. Houve o juramento de , no qual assegurava que não anexaria o território, só governava
Sebastião
espanha
Com o quadro de instabilidade em devido à união ibérica, a colônia naturalmente se tornou desprotegida abrindo margem para a segunda invasão francesa que formou em 1612 a , no , mas durou só 3 anos, porque o filho do rei luis casou com uma menina da espanha e teve que sair do Brasil denovo.
portugal
frança equinocial
maranhão
Espanha tinha uma treta com Holanda e tirou holanda do comércio da cana colonial, no início do séc xvii a holanda invade o brasil e as , vão para o e nomeiam como administrador em 1937, um déspota esclarecido com ingfluências iluministas, cria no brasil a ,companhia holandesa das índias ocidentais, fornece aos engenhos, é “tolerante” e tem apoio de calabar.
praças de escravos na áfrica
Pernambuco
Maurício de Nassau
empréstimos
Em 1640, com o fim da união ibérica e ascensão dos no trono português há uma tentativa de resgaste dos investimentos holandeses e isso resulta na ou batalha dos guararapes, que foi a expulsão dos holandeses pelos nordestinos em 1654 que foi apoiada pelos portugueses que estavam precisando de escravos.
bragança
insurreição pernambucana
O tratado de Methuem 1703 ou tratado e , foi um acordo entre Inglaterra e Portugalno qual ficou estabelecido que portugal venderia os vinhos e compraria os panos, já que na colônia estava havendo , devido a produção holandesa nas antilhas. O resultado foi dívida lusitana com os ingleses, e necessitavam buscar novas atividades.
panos
vinhos
crise da economia açucareira
A atividade , terceiro pilar da economia colonial, atraiu grande fluxo migratório, bem como estimulou o bandeirantismo para exploração dos metais. Levou à criação da e dos impostos como o , a capitação, finta e derrama. Sustentado pelo trabalho , mas era uma sociedade com pouca mas existente , marcada também pela formação de núcleos . Foi próspera até 1770
mineradora Intendência das Minas quinto escravo mobilidade urbanos
Em 1755 o ministro passou a administrar a colônia, transferindo a capital de salvador para o , com influências iluministas queria modernizar a economia da colônia, diminuindo a dependência da colônia, expulsou os jesuítas, assinou o Tratado de em 1750 que concedia a hegemonia portuguesa no território.
Marquês de Pombal
rio de janeiro
madrid
N o fim ddo século xvii e decorrer do século xviii o Brasil Colônia foi marcado por uma série de rebeliões e , que desestabilizaram de certa forma mas que não tiveram influência direta no processo de independência.
nativistas
separatistas
A revolta nativista ocorrida no EM 1648, Revolta de , foi motivada pela falta de escravos ocasionada pela holanda, além da criação da COMPANHIA DO COMÉRCIO que não resolveu nada. perdeu
maranhão
Beckman
A guerra dos , de caráter nativista ocorrida em 1708-1709 em , foi motivada pela reivindicação colonos para escravizar exclusivamente, sem que os estrangeiros ( ) pudessem escravizar também. venceram
emboabas
minas gerais
emboabas
A guerra dos , de caráter nativista ocorrida 1710 no , motivada pela separação de olinda e recife, intenção de portugal era ganhar imposto, só resolveu em 1714 depois de conceder a autonomia.
mascates
pernambuco
A revolta ou , ocorrida em 1720 em , ocorreu devido à rigidez tributária aplicada pela coroa no comércio do douro, pela proibição da circulação do ouro em pó. foram massacrados.
filipe dos santos
vila rica
minas gerais
Ocorrida em 1789, a primeira revolta de cunho emancipatório, foi a , com líderes majoritariamente da elite burguesa , atuando no âmbito e (não no social), tiveram influência iluminista e da Revolução , não obtiveram sucesso porque rolou uma delação e a corda rebentou para o mais fraco, no caso, tiradentes, depois de muito tempo que criou a imagem de tiradentes com influências .
Inconfidência mineira mineira político econômico americana cristãs
A conjuração ou revolta dos alfaiates de 1798, teve caráter emancipatório, com líderes , diferente da inconfidência mineira, essa teve cunho social, principalmente por defender a abolição da escarvidão, teve influências da Revolução , não deu certo porque ficaram sabendo e os líderes foram presos.
baiana
populares
francesa
A revolução , ocorrida em 1817 em , foi motivada pelo aumento dos impostos ja no joanino, aliado à decadência da economia açucareira queriam autonomia. massacrada por joãozin.
pernambucana
pernambuco
O período Joanino teve início em 1807, quando devido ao imposto por Napoleão, a família real teve que mudar-se para a colônia. Em 1808, D. João decidiu abrir os portos para as nações amigas, estabelecendo assim, livre comércio com a , beneficiada nesse rolê, ja que os impostos de exportações eram baixos, isso significou o fim do comercial entre e . Foi um período de inovações já que era necessário criar um ambiente propício para a corte, sendo assim fundada a primeira , a faculdade de na , o banco do brasil e restauração urbana da capital.
O período durou até 1821, porque em 1820 ocorreu em Portugal a , a qual reivindicava a volta de dom joão para estabelecer a e o reestabelecimento do Brasil como .
Um acontecimento importante em 1810 foi que Dom João assinou o Tratado de Conderação e Amizade que prometia gradualmente.
Bloquei Continental Inglaterra monopólio colônia metrópole biblioteca medicina bahia Revolução do Porto monarquia colônia ´ acabar com a escravidão
Ao partir do Brasil, Dom João deixou Dom Pedro I como
, a população estava dividida em Partido e Partido , os primeiros almejavam a independência do Brasil. O dia 09/01/1822 ficou conhecido como dia do , já que a população clamava , Dom Pedro com conselhos de , foi aderindo à situação. Em 07/09/1822, em uma de suas viagens para , recebeu uma carta de maria antonieta sua esposa, dizendo que portugual o ameaçava para voltar, então às margens do ipiranga onde recebeu a carta proclamou independência. Foi um processo de independência com mais do que . Não teve participação .
regente Brasileiro Português fico José Bonifácio são paulo continuidades rupturas popular
Os pilares de uma monarquia são , unidade e integridade .
escravidão
nacional
territorial
Portugal, ao reconhecer independência do Brasil, cobrou , fazendo o Brasil pedir para Inglaterra, mas o dinheiro nem saiu de lá pelas dívidas de . Em 1824 os reconheceram e em 1827 a .
indenização
Portugal
eua
Inglaterra
O processo de independência foi apoiado pelas elites devido ao interesse em manter a estratificação e apoiar o .
social
liberalismo político
A necessidade de criar símbolos de identidade, fez com que em 1823 D.P I convocou uma , que escreveu uma constituição, a , que não foi promulgada devido à insatisfação de D.P I devido ao fortalecimento do legislativo, levando ao , marcado pela noite da .
assembleia constituinte
constituição da mandioca
fechamento da assembleia constituinte
agonia
A falta de uma constituição, fez com que D.P I uma constituição, a primeira do Brasil, nela ele estabeleceu de forma , o poder , estando acima dos outros três poderes, sendo esse caracterizado por garantir a supremacia do imperador, estabelecendo como religião o ,mas tolerante a outras, além disso contava com o estabelecimento do voto , que favorecia a . O caráter da constituição geraria, automaticamente, .
outorgasse absolta moderador catolicismo censitário elite centralizador oposição
Um importante fato do primeiro reinado foi a em 1824, que foi um movimento separatista, e , já que os estados do nordeste declarou independência. Levou á extrema repressão, para isso D.PI contratou tropas . Um importante nome dessa revolta foi , que não foi morto como mandou o imperador, mas isso foi camuflado para que não revelasse sua instabilidade
confederação do equador liberal republicano inglesas frei caneca
Entre 1825 e 1528, ocorreu a Guerra da , na qual os habitantes da região se revoltaram por não se sentirem brasileiros, isso levou ao conflito muito , para auxiliar, mais uma vez, D.PI contratou tropas mercenárias, foi , só teve fim quando a interviu e houve a criação do . Tiveram tantos gastos que levou à do bb.
Cisplatina sangrento caro inglaterra uruguai falência
Devido à impopularidade, DPI resolve ir até às províncias para fazer acordos, vai para e é recebido com hostilidade, quando volta para o é recebido pelos com festas, o que levou a um conflito entre e , conhecido como noite das em 13/03/2031. Para tentar amenizar, criou o dos brasileiros, que foi dissolvido e trocado pelo ministério dos marqueses, piorando a situação. Além disso, em portugal, a filha de DPI teve que assumir porque morreu, só que o irmão de DPI tentou enganar a mini imperatriz, então DPI teve que em 07/04/1831 e voltar para portugal.
mg rj portugueses brasileiros portugueses garrafadas ministério d. joão abdicar
No período entre o primeiro e o segundo reinado, o período , o Brasil era governado por uma elite , escolhida indiretamente pelos membros do congresso escolhidos por voto . Existiam o grupo politico dos moderados, que defendia a constitucional; os exaltados, que defendiam o federalismo, a maioria era ; os restauradores que queriam reformular o reinado, só que dp1 morreu rapidamente depois de voltar pra Portugal; só que as pessoas podiam ser definidas simplesmente como ou .
No período entre o primeiro e o segundo reinado, o período REGNECIAL, o Brasil era governado por uma elite PARLAMENTAR, escolhida indiretamente pelos membros do congresso escolhidos por voto CENSITÁRIO. Existiam o grupo politico dos moderados, que defendia a MONARQUIA constitucional; os exaltados, que defendiam o federalismo, a maioria era REPUBLICANO; os restauradores que queriam reformular o PRIMEIRO reinado, só que dp1 morreu rapidamente depois de voltar pra Portugal; só que as pessoas podiam ser definidas simplesmente como LIBERAIS ou CONSERVADORES.
A primeira regência, a trina provisória, que durou de abril à julho de 1831, readmitiram o ministério dos , afastando os , anistiaram os presos e fizeram a assembleia geral ficar apta para escolher os próximos.
A primeira regência, a trina provisória, que durou de abril à julho de 1831, readmitiram o ministério dos BRAILEIROS, afastando os PORTUGUESES, anistiaram os POLÍTICOS presos e fizeram a assembleia geral ficar apta para escolher os próximos.
A segunda regência, a trina permanente de 1831-1835, crio a nacional para reestabelecer a , já que tratavam de províncias muito distintas ( isso representou o início do , pois os grandes proprietários compravam a patente da guarda). Foi criado o Ato Adicional na constituição de 1824, extinguindo o poder ; garantiu certa das províncias (início do projeto de federalismo), que passaram a formar suas próprias assembleias; definiu o fim das regências trinas, passando pra una.
A segunda regência, a trina permanente de 1831-1835, crio a GUARDA nacional para reestabelecer a ORDEM, já que tratavam de províncias muito distintas ( isso representou o início do CORONELISMO, pois os grandes proprietários compravam a patente da guarda). Foi criado o Ato Adicional na constituição de 1824, extinguindo o poder MODERADOR; garantiu certa AUTONOMIA das províncias (início do projeto de federalismo), que passaram a formar suas próprias assembleias; definiu o fim das regências trinas, passando pra una.