BIOLOGIA 2 GENÉTICA Flashcards
As moléculas mestras da vida, DNA e RNA, são , os quais são compostos por unidades menores chamadas , os mesmos são compostos por uma pentose, nesse caso ou , um grupo e uma
ácidos nucleicos nucleotídeos desoxiribose ribose fosfato base nitrogenada
o DNA compõe o código genético e controla as funções vitais porque é
estável
Cromossomos são associações de com , as histonas, cada cromossomo vale pra um . A célula somática do humano possui 46 cromossomos, dispostos aos pares, sendo 23 originados da célula germinativa materna e 23 da germinativa paterna.
DNA
proteína
DNA
Gene, ATUALMENTE, é considerado um , com informação suficiente para produção de um . Antigamente o que era conhecido é que um gene produzia uma enzima, depois uma proteína, depois um peptídeo.
trecho/ segmento de DNA
RNA
As bases nitrogenadas são classificadas como ou , as primeiras possuem 2 anéis aromáticos e as segundas somente 1, representadas por e
e , e , respectivamente. O DNA possui combinações e , já o RNA e
purinas pirimidinas guanina adenina citosina timina uracila CG AT CG AU
As pentoses que compõe o DNA e o RNA são e ,respectivamente. Essa diferenciação evidencia a estabilidade do DNA por ser menos reativo já que tem um a menos
desoxiribose
ribose
oxigênio
A ligação fosfodiéster que estrutura a molécula de DNA é caracterizada pela ligação entre o OH do carbono de uma pentose com o PO4-3 do carbono de outra pentose. No centro da molécula helicoidal do DNA, as bases nitrogenadas fazem , sendo que entre citosina e guanina são e entre adenina e timina ou uracila são .
3 5 ligações de hidrogênio 3 2
O DNA tem fita e faz replicação , o RNA tem fita e não faz replicação, somente em . Um vírus de DNA pode ter fita ou e um vírus de RNA também.
dupla semiconservativa simples vírus de RNA dupla simples
O gene dominante ao sofrer mutação vira recessivo, de maneira que o recessivo impede e a proteína não se expressa.
a reação
Um gene é retirado de um do DNA, é em RNAm, depois pelo RNAr e com o auxílio do RNAt forma-se a .
lado
transcrito
traduzido
proteína
A replicação do DNA consiste na produção de dele. A enzima DNA helicase as pontes e a enzima DNA POLIMERASE novos nucleotídeos.
cópias
quebra
adiciona
A transcrição do DNA para RNA ocorre a partir da quebra das pontes pela RNA , que depois adiciona os nucleotídeos, assim a fita simples de RNA transcrito se solta do DNA, podendo seguir três caminhos: , ou . Esse processo ocorre no da célula.
polimerase
RNAm
RNAr
RNAt
Entre um gene e outro, existe o , que não é transcrito, ou seja, não se expressa, é a parte que difere um ser humano do outro, já que os genes são . Ele é , sua origem pode ser material viral incorporado por ciclo lisogênico ou DNA fóssil. Pode interferir no e controlar a produção de RNA.
DNA lixo
iguais
hipervariável
fenótipo
Durante o processo de transcrição existe um processo chamado , que tira do gene os , deixando apenas os . Há, portanto, um pré RNAm que com a ação dos realizam o processo e proporcionam o gene que será traduzido.
splincing alternativo
íntrons
éxons
spliciossomo
As vantagens da existência de íntrons, éxons e splicing é que um pode codificar mais de um .
gene
RNAm
RNAr tem função e
estrutural
enzimática
RNAt tem função de , tem forma de “folha de trevo” e possui uma estremidade livre que carrega o aa, na extremidade oposta existe a alça do , que determina qual aa é carregado
transportar aa
anticódon
RIBOVIRUS são vírus de , os quais não formam , portanto fazem replicação do com ação da RNA , exclusiva deles, um exemplo é o
RNA DNA RNA replicase h1n1
RETROVÍRUS são vírus de , os quais formam , através da ação da , depois seguem a síntese proteica normalmente. Um exemplo é o
RNA
DNA
transcriptase reversa
HIV
CÓDIGO GENÉTICO é a entre as e os nas proténas. Ele é , ou seja, em todas espécies é o mesmo, e é ,pois um pode ser codificado por mais de uma . A exceção ao código genético é que possui DNA próprio.
relação trincas de bases aa universal degenerado aa trinca de bases/ códon mitocôndria
A trinca no RNAm é o e no RNAt é o , que são trincas de bases nitrogenadas
códon
anticódon