História de Goiás e Geografia de Goiás Flashcards
O principal produto agrícola do estado de Goiás é a soja.
Goiás passou a ser o terceiro maior produtor de grãos do país com participação de 10,1% de toda produção nacional, segundo estudo publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A posição foi alcançada após o estado ultrapassar o Rio Grande do Sul no ranking.
Tipos de grãos que contribuíram para a estimativa:
soja: 15,90 milhões de toneladas, valor 5,6% superior à safra 2022;
Cerca de metade das terras produtivas que respondem pela estrutura fundiária do estado de Goiás são ocupadas pelos imóveis rurais chamados de minifúndios.
GAB: E
Latifúndio: corresponde a uma extensa propriedade agrícola privada, geralmente não exploradas economicamente, portanto improdutivas. Quando exploradas são destinadas ao cultivo de um único produto agrícola (monocultura), com finalidade de abastecer, comumente, o mercado externo, devido à produção em larga escala.
Minifúndio: é, habitualmente, caracterizado por ser uma propriedade rural com pequenas dimensões. Normalmente, pertencem a uma família que por meio da agricultura e pecuária de subsistência tira dela seu sustento. Geralmente é praticada a policultura com finalidades de suprir as necessidades básicas dos produtores, bem como abastecer o mercado interno. O minifúndio, portanto, é o imóvel rural que apresenta pequena extensão, não possibilitando a manutenção de uma propriedade familiar, sendo ineficiente para o desenvolvimento socioeconômico do proprietário
Há destaque para a cultura de criação de suínos e de galináceos na produção da pecuária goiana, todavia a cultura que apresenta a maior quantidade de cabeças é a de bovinos.
Segundo dados da Empresa Brasileira de Agropecuária o estado de Goiás possui pouca expressividade na suinocultura ocupando apenas a oitava posição no ranking nacional abatendo pouco mais de 3% do total no país.
A soja, o milho, o girassol, o sorgo e o trigo são destaques goianos na produção agrícola conjunta de sementes, de cereais e de grãos.
No estado de Goiás a agricultura de exportação é altamente especializada em termos técnicos, econômicos e produtivos. A produção destes grãos está relacionada as demandas do mercado externo onde as cotações dos preços internacionais contribuem decisivamente para a escolha dos produtores sobre qual será o cultivo a ser produzido.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
O complexo portuário de São Simão, no rio Paranaíba, é responsável por boa parte dos produtos que passam pela pauta goiana de exportação.
Este importante complexo localizado no sul do estado na porção norte da hidrovia Tietê-Paraná, possui importante função na logística de exportações integrando a economia goiana com a região Sudeste do Brasil.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
Apesar de não produzir commodities minerais, o estado de Goiás é uma referência na produção de commodities agrícolas.
A mineração em Goiás possui relevante papel econômico sendo o estado um grande produtor de diferentes tipos de minérios como: cobre, ouro, cobalto, níquel, fosfato e vermiculita. A arrecadação baseada na atividade mineral contribui para o caixa tanto do estado como dos municípios sede das operações.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
As águas termais de Caldas Novas são uma atração que tornou a cidade uma referência no turismo goiano, situação essa que fortalece o produto interno bruto (PIB) do município e, assim, torna-o uma das maiores economias do estado de Goiáis.
Águas termais atraem turistas em todo o mundo. São consideradas relaxantes e benéficas para a saúde e sua ocorrência em Caldas Novas vem acompanhada de boa infraestrutura de hospedagem e serviços para atender o grande fluxo de visitantes que contribui decisivamente para a economia do estado.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
Atualmente, a segunda maior cidade de Goiás, considerada o berço da industrialização do estado, é o centro logístico do Centro-Oeste brasileiro. Com base na informação acima, assinale a alternativa que apresenta o nome da cidade descrita.
Anápolis é a principal cidade industrial e centro logístico do Centro-Oeste brasileiro. Possui diversificada indústria farmacêutica, forte presença de empresas de logística e atacadistas de secos e molhados, economia forte e bem representada através de 31 agências bancárias.
O município é o terceiro do Estado em população e o primeiro no ranking de competitividade e desenvolvimento recém divulgado pela Secretaria Estadual de Planejamento (www.seplan.go.gov.br), além de estar no centro da região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro, conhecida como o eixo “Goiânia-Anápolis-Brasília”. Possui um PIB estimado para 2008 em R$ 6,2 bilhões de reais e um Pib Per Capita de R$ 18.450,00.
Sua economia está voltada para a indústria de transformação, medicamentos, comércio atacadista, indústria automobilística e também a educação.
O predomínio de monoculturas no setor produtivo leva o estado de Goiás a
No estado de Goiás a economia tradicionalmente possui forte conteúdo agrícola. A especialização produtiva em grãos para a exportação não extinguiu a produção de alimentos para o abastecimento doméstico realizado pela agricultura familiar. Esta atividade segue existindo e tendo papel de grande relevância na segurança alimentar da população goiana.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
Na estrutura fundiária do estado para o contexto produtivo, os latifúndi
Na estrutura fundiária do estado os latifúndios possuem menor percentual pois são contabilizados individualmente enquanto que quando se considera a área, por serem grandes propriedades , necessariamente serão responsáveis por uma extensa ocupação.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
A ferrovia Norte-Sul, que teve o início de sua construção na década de 1
A gigantesca ferrovia que tem como objetivo conectar cinco regiões brasileiras com grandes portos tanto ao norte quanto ao sul cruza o estado de Goiás com terminais em Rio Verde e São Simão. O trecho de Rio Verde já está concluído.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
No meio de serranias e colinas, Vila Boa se instala em muitas ladeiras,
O exto remete a passagem do tempo e a forma como os costumes não se alteram o que configura a ideia de tradição.
A cidade de Morrinhos está localizada na mesorregião do Sul Goiano. Muitas vezes, para o morrinhense se deslocar, de ônibus, de sua cidade para um município da mesorregião do Noroeste Goiano, ele precisa passar pela capital do Estado, uma vez que muitas das rotas rodoviárias, no Estado, foram estruturadas tendo como origem/destino a cidade de Goiânia. O tipo de rede de transporte em que há a confluência do tráfego para um ponto específico é a
Significa que os principais caminhos e rotas saem de um ponto central, a capital nesse caso, e seguem para os extremos do estado. Neste sistema é comum que os viajantes sejam obrigados a passar por pontos que não são de seu interesse devido a ausência de caminhos sem escalas por conta do projeto radial do sistema viário.
Qual característica da cidade de Morrinhos demonstra a importância que a
A cidade conta com dois ginásios esportivos municipais, um estádio, grande quantidade de quadras esportivas pelos bairros e o segundo clube de futebol mais antigo de Goiás além de outro mais recente com ambos disputando diferentes séries do campeonato estadual.
Os parques nacionais do Brasil foram criados para proteger a nossa biodi
Criado na década de 90 este parque para além da proteção a flora e fauna o parque também protege o reservatório João Leite que abastece a região metropolitana de Goiânia.