Direito Constitucional Flashcards
A Constituição de 1988 prevê que a remuneração dos servidores públicos seja revisada anualmente, com base na variação inflacionária.
Correto. Art. 37, X, CF/88: a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;
Jurisprudência:
O não encaminhamento de projeto de lei de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos, previsto no inciso X do art. 37 da CF/88, não gera direito subjetivo a indenização. Deve o Poder Executivo, no entanto, se pronunciar, de forma fundamentada, acerca das razões pelas quais não propôs a revisão.
A Constituição de 1988 prevê que os servidores públicos civis e militares tenham regime jurídico único.
Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.
De acordo com as disposições da Constituição de 1988, é garantida a estabilidade aos servidores públicos após três anos de efetivo exercício do cargo, desde que tenham sido aprovados em concurso público.
Art. 41. São ESTÁVEIS após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
O Artigo 16 da Constituição Brasileira estabelece que a lei que alterar o processo eleitoral só entrará em vigor um ano após a sua promulgação.
CF/88 Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência.
Após adquirir personalidade jurídica, os partidos políticos devem registrar seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.
Art. 17, § 2º Os partidos políticos, após adquirirem personalidade jurídica, na forma da lei civil, registrarão seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.
Resoluções são espécies normativas com status de lei ordinária.
Resoluções são espécies normativas com status de lei ordinária. Elas são editados por órgãos administrativos e possuem força de lei, mas são limitadas a regular assuntos internos desses órgãos. As resoluções são uma das 7 espécies normativas previstas no artigo 59 da constituição federal, que inclui também as emendas à constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias e decretos legislativos.
A União aplicará, anualmente, nunca menos de vinte e um, e os estados, o Distrito Federal e os municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.
A Polícia Federal destina-se a exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
Art 144 § 1º - A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
É competência privativa do chefe do executivo decretar e executar a intervenção federal.
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
X - decretar e executar a intervenção federal;
Segundo a CF/88, a liberdade de associação é plena, desde que para fins lícitos, vedada a de caráter militar.
Art. 5º da CF/1988. é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar. Só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial.
Após aprovada, a emenda constitucional pode ser alterada em apenas um parágrafo, um ponto ou um tópico, por exemplo.
pós aprovada, a emenda constitucional pode ser alterada em apenas um parágrafo, um ponto ou um tópico, por exemplo.
Certo
A Constituição Federal veda a cassação dos direitos políticos, mas admite sua perda ou suspensão.
CASSAÇÃO: VEDADO EXPRESSAMENTE (Art. 15 da CF/88)
SUSPENSÃO:
Incapacidade civil absoluta
Condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos
Improbidade administrativa
PERDA:
Cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado
Recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa
O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, segundo a CF/88.
ALISTAMENTO E VOTO OBRIGATÓRIOS:
maiores de 18 anos.
ALISTAMENTO E VOTO FACULTATIVOS:
analfabetos
maiores de 70 anos
maiores de 16 e menores de 18 anos.
ALISTAMENTO E VOTO VEDADOS:
estrangeiros
durante o serviço militar obrigatório, os conscritos.
O presidente da república somente poderá delegar atribuições mencionadas na Carta Magna.
Art.84, Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
◇ Presidente poderá delegar: “Dei pro PAM” (Aí dentu)
Decreto;
Indulto;
Prover e extinguir;
PGR (Procurador-Geral da República);
AGU (Advogado-Geral da União);
Ministro de Estado.
A natureza do mandado de injunção é processual, sendo identificado a partir da instrumentalidade para garantir a tutela jurisdicional do direito inviável.
Art. 5° da Constituição Federal
LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;