Histologia da Pele Flashcards
[Histologia da Pele] Quais são as 3 camadas da pele? Do que são compostas essas camadas?
Epiderme: é a camada mais superficial, composta por 5 subcamadas. Tem um epitélio plano estratificado corneificado.
Derme: é a camada intermediária, é formada por colágeno, tecido conjuntivo, vasos, nervos e anexos cutâneos (glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, folículos pilosos, corpúsculos de paccini e ruffini- mecano e termorreceptores).
Hipoderme: É a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, conforme a constituição física de cada pessoa.
A composição da pele também depende da região anatômica em questão.
[Histologia da Pele] Quais são as camadas da epiderme?
(De mais superficial ao mais profundo)
1- Camada Córnea: As células mortas constituem o estrato córneo. As células são pavimentosas, anucleadas e queratinizadas. Esse estrato confere proteção contra o atrito, a invasão de micro-organismos e a perda de água. Sua espessura
varia, sendo maior na pele grossa, submetida a mais
fricção do que a pele fina. As células superficiais do estrato córneo não apresentam desmossomos e são descamadas com a abrasão.
2- Camada Granulosa: nessa camada podemos encontrar os grânulos de querato-hialina, que são basófilos e não envoltos por membrana. As células onde eles são reconhecidos compõem o estrato granuloso. Em virtude da pressão maior na superfície apical, essas células são pavimentosas. Nesses queratinócitos, ocorre ainda a síntese de colesterol, de ácidos graxos livres, dos esfingolipídios e glicolipideos, que são exocitados para o espaço intercelular, cimentando as células e formando uma barreira impermeável à água, que impede a dessecação.
3- Camada espinhosa: É onde estão os queratinócitos. Células cuboides ou ligeiramente achatadas, com núcleo central e pequenas expansões no citoplasma que dá o aspecto espinhoso. Entre os queratinócitos da camada espinhosa/escamosa, podem ser encontradas as células de Langerhans ( células histiocitárias dendríticas que apresentam antígenos endógenos ou exógenos aos linfócitos T).
4) Camada Basal: O estrato basal contém as células-tronco da epiderme. Pela sua atividade mitótica, esse estrato foi também denominado germinativo. No estrato basal, há também os melanócitos (células arredondadas com longos prolongamentos produtoras de melanina) ,e as células de Merkel (possuem processos curtos, os quais podem se ligar aos queratinócitos por desmossomos, e são responsáveis por funções sensoriais).
[Histologia da Pele] Quais são os tipos de queratinização?
Ortoceratose e paraceratose.
[Histologia da Pele] O que é a ortoceratose?
É o padrão natural de formação da camada córnea (queratina) - maturação das células pelas camadas até a camada córnea.
[Histologia da Pele] O que é a paraceratose?
É o aumento rápido da espessura da camada córnea. A corneificação não passa pela camada granulosa, sendo uma progressão mais rápida, logo a camada granulosa não pode ser observada.
[Histologia da Pele] O que é a acantose? Quais são seus tipos?
A acantose é uma hipertrofia da camada espinhosa da pele. Pode ser:
a) psoriasiforme: há aumento dos cones epiteliais entremeados pela derme de maneira regular (altura semelhante). Pode haver paraceratose.
Ex: Psoríase
b) Irregular: cones epiteliais de alturas e padrões diferentes, e indica cronicidade.
Ex.: Fase crônica do eczema, dermatite de contato.
c) Papilomatosa: Proliferação epitelial endofítica e exofítica. Aspecto histológico em “dedos de luva”.
Ex: Verruga viral.
d) Pseudocarcinomatosa: proliferação profunda e irregular que lembra um carcinoma invadindo a derme.
Ex: verrugas fúngicas.