Dermatoses infecciosas Flashcards
[Dermatoses Infecciosas] [micoses superficiais] O que são as Tinhas?
São micoses superficiais (infecções causados por fungos e limitadas às camadas queratinizadas ou semi-queratinizadas da pele), e também classificadas como dermatoses inflamatórias infecciosas eritemato-descamativas. Os fungos causadores das tinhas utilizam a queratina como substrato.
São os chamados dermatófitos (Microsporum; Tricophyton e Epidermophyton).
[Dermatoses Infecciosas] [micoses superficiais] Em relação ao gênero dos fungos causadores da Tinha: Microsporum; Tricophyton e Epidermophyton; qual região cada um deles afeta?
Microsporum: pele e pelos
Tricophyton: pele, pelo e unhas
Epidermophyton: pele e unhas
[Dermatoses Infecciosas] [micoses superficiais] Quais regiões do corpo podem ser afetadas pelas Tinhas?
São as tinhas do couro cabeludo (apresentam cotos pilosos e descamação do couro cabeludo, podendo ser únicas ou múltiplas e com evolução crônica), tinha da barba (lesões com contornos cíclicos, eritemato-vesiculosas e descamativas) , tinha crural tem manifestação clínica como a descrita para as lesões do corpo), tinha dos pés e das mãos (apresenta-se nos interdígitos com prurido, descamação e maceração, podendo evoluir para fissuras ou vesículas) e tinha das unhas (onicomicose).
Há também a tinha corporal.
[Dermatoses Infecciosas] [micoses superficiais] Quais as características da Tinha corporal/ pele glabra? Quais são os principais agentes causadores?
As lesões são eritemato-descamativas com bordas circinadas (papulosas circulares) de crescimento centrífugo e cura central.
Os principais agentes são: tricophyton rubrum, microsporum canis e tricophyton mentagrophytes.
[Dermatoses Infecciosas] [micoses superficiais] Quais os aspectos histológicos das tinhas?
A epiderme sofre acantose psoriasiforme e o extrato córneo esta espessado (hiperortoceratótico compacto ou paraceratótico - e sem a camada granulosa (agranulose).
Os fungos podem ser vistos , por vezes, como estrutras na forma de hifas refractáveis, formando espaços claros no estrato córneo.
[Dermatoses Infecciosas] [micoses superficiais] O que é a candidíase, e o que a caracteriza?
A candidíase é causada por leveduras do gênero Candida sp - cujo substrato é o lipídio.
Geram lesões muito eritematosas e pruriginosas com um pouco de descamação em regiões como inframamária, interdigital, onicomicose (unha) e paroníquia (pele periungueal)
[Dermatoses Infecciosas] [micoses superficiais]O que é a ptiríase/tinea versicolor e o que a caracteriza?
É uma dermatose infecciosa causada por fungos do gênero Malassezia spp - cujo substrato é lipídios.
Formam lesões eritematosas, hipocrômicas ou hipercrômicas. O nome versicolor surgiu pois, quando há uma distensão da pele afetada, aparecem escamas finas violáceas e de diferentes tonalidades.
É chamada de micose de praia ou piscina pois quando tomamos sol na água a nossa pele produz mais sebo, aumentando o substrato para os fungos já presentes na pele.
[Dermatoses Infecciosas] [dermatoses verrucosas]
- O que são as verrugas?
- A maioria das dermatoses infecciosas verrucosas são causadas pelas PLECT. Qual o significado dessa sigla?
- As verrugas são pápulas hiperqueratóticas, com superfície dura e áspera graças ao aumenta da cama córnea.
- Paracoccidioidomicose, Leishmaniose tegumentar, esporotricose, cromoblastomicose e tuberculose.
[Dermatoses Infecciosas] [dermatoses verrucosas] O que é a Paracoccidioidomicose?
Micose profunda causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis ou lutzii, e é uma infecção de evolução subaguda ou crônica.
A via de penetração é respiratória e é mais comum em homens da área rural. As lesões cutâneas podem ser papulosas/nodulares, gromosas, vegetantes/verrucosas ou sarcóides.
[Dermatoses Infecciosas] [dermatoses verrucosas] Qual a classificação da Paracoccidioidomicose? Quais as características clínicas em cada subtipo?
A Paracoccidioidomicose pode se apresentar na forma doença (na qual ela pode ser aguda, subaguda e crônica), na forma infecção (onde não manifesta)e na forma residual (onde apresenta sequelas).
Forma doença:
-Aguda/subaguda: em geral compromete crianças e jovens. Costuma ter um curso mais rápido, com uma maior resposta humoral e granulomas incompetentes.
-Crônica: normalmente ocorre em adultos, e o curso tende a ser mais lento com manifestação de sintomas associados aos órgão comprometidos (pulmões>pele>gânglios).
[Dermatoses Infecciosas] [dermatoses verrucosas] 1.O que é a Esporotricose? 2. Qual seu agente infeccioso? 3. Qual é a forma de contaminação?
4. Quais as características clínicas?
- A Esporotricose é um tipo de micose profunda de manifestação subaguda ou crônica que geralmente não compromete outros órgão além da pele em imunocompetentes.
- O agente causador é o fungo S. Schenkii, S. Globosa e S. mexicana.
- A inoculação do fungo é por lesões na pele, causadas principalmente por espinhos de flores e arranhadura de gato.
- A forma clínica linfangítica é a mais comum, com lesão pápulo-nodular, às vezes ulcerada no local da inoculação (cancro esporotricótico) e cordão de linfangite a partir deste ponto (acompanha o trajeto dos linfáticos), ao longo qual encontram-se nódulos ou gomas, com aspecto comparável a um rosário.
As lesões podem ser também muito verrucosas, com placas esbranquiçadas que acompanham o linfático.
[Dermatoses Infecciosas] [dermatoses verrucosas] Sobre a esporotricose, qual a sua histopatologia?
O mais característico é a formação de infiltrado inflamatório granulomatoso em três zonas, que incluem:
1. Área central “supurativa” (abcessos) composta por neutrófilos. Esta é envolta por:
2. Zona granulomatosa, composta por células histiocíticas-macrofágicas epitelióides e gigantes multinucleadas.
3. Zona periférica (mais externa), contituida por elementos inflamatórios monucleados, principalmente linfócitos e plasmócitos (linfoplasmocitária).
Na maioria dos casos não é possível reconhecer o fungo S. schenckii nos cortes histológicos.
Há também a formação de corpos asteróides (reação de antígeno-anticorpo +debris), que são normalmente onde os fungos se encontram caso seja visíveis na microscopia.
[Dermatoses Infecciosas] O que é a cromoblastomicose? Quais suas características e maneira de transmissão?
A cromoblastomicose é um tipo de micose profunda cujo principal agente causador é o Fonsecaea pedrosoi.
A transmissão é por inalação.
Caracteriza-se por lesões vegetantes, papilomatosas e hiperceratóticas de caráter verrucoso, que comprometem as regiões expostas, sobretudo os pés e pernas, através de soluções de continuidade, limitando-se à pele e tecido subcutâneo.
São unilaterais e muito resistentes a medicamentos em geral.
Histologicamente, caracteriza-se por acantose do tipo carcinomatosa e hiperqueratose. Os fungos são arredondados e pardacentos.
[Dermatoses Infecciosas]
Doença infecciosa crônica, não contagiosa, causada pelo protozoário Leishmania brasiliensis, cuja transmissão é feita pela picada de mosquitos do gênero Phlebotomus (mosquito palha, birigui). Qual doença é essa?
Como é caracterizada macro e microscopicamente?
Leishmaniose Tegumentar.
As lesões se localizam nas áreas descobertas do corpo (MMII e face), bem onde tem a picada e caracterizam-se por erupções eritêmato-papulosas que evoluem para úlceras de contornos circulares, bordas altas e infiltradas, conhecidas como “em moldura de quadro”.
A propagação ocorre através da via hematogênica, sendo acometida preferencialmente a mucosa nasal.
Histologicamente, há comprometimento da derme com presença de granulomas e infiltrado linfoplasmocítico. Nos granulomas, há uma “clareira macrofágica”, região onde fica mais claro. Alí é possivel observar as diminutas leishmanias.
[Dermatoses Infecciosas] [Verrugas Virais] Como são caracterizadas as verrugas virais (hpv) de acordo com a localização e o subtipo do vírus?
a) Verrugas vulgares (HPV 2,4,7):, que incluem verrugas filiformes e planas: há acantose e cordocitose, mas não há muita hiperqueratose.
b) Verruga genital/condiloma acuminado (HPV 6, 11): padrão vegetante (couve-flor), acantose exuberante e queratinização discreta. Há papilomatose e cordocitose (halo claro e perinuclear).
c) Papulose Bowenóide (hpv 16 e 18): sã pouco queratóticas. Há papilomatose, acantose, cordocitose (com a presença da camada granulosa).