Hipertensão Pulmonar Flashcards
Hipertensão Pulmonar
Definição
Pressão pulmonar média > 20-25 mmHg.
Pressão nas câmaras cardíacas
Diferença de pressão, funcionalidade e o que as mantém.
O lado esquerdo do coração trabalha sob presões maiores que o direito. A pressão ventrículo esquerdo pode chegar até 120x8 mmHg, o átrio esquerdo trabalha com pressão bem menor, de 8 mmHg, que é transmitida de maneira retrógrada para a circulação pulmonar, que também trabalha com essa pressão. É importante que seja assim pois o ventrículo direito não é tão forte do lado direito como do esquerdo, de forma que se a pressão pulmonar for muito alta, é gerada uma sobrecarga de pressão sob o VD, por isso a resistência da vasculatura pulmonar é um pouco mais baixa.
Hipertensão Pulmonar
Fisiopatologia
Na vigência de alguma condição que aumente as pressões do átrio esquerdo (ex.: estenose mitral -> dificuldade de saúde de sangue de VE e acúmulo retrógrado), a pressão será transmitida retrogradamente para a circulação pulmonar -> engurgitamento dos vasos pulmonares que evolui com reação fibrótica, hipertrofia e consequente estreitamento luminal e aumento da resistência. Além disso, algumas condições podem gerar sobrecarga de VD por condição primária do pulmão, como DPOC (hipoxemia crônica -> vasoconstrição do leito pulmonar para desviar o sangue para regiões que ventilam melhor) e TEP.
Hipertensão Pulmonar
Classificação
- Hipertensão arterial pulmonar primária: idiopática, colagenoses, HIV, anorexígenos, hipertensão portal (desvio do fluxo sanguíneo do fígado para outras regiões, inclusive para o pulmão, sendo que algumas regiões do pulmão recebe, moléculas vasoativas, que justifica, a hipertensão pulmonar nesses pacientes), esquistossomose (ovos podem se depositar na vasculatura pulmonar).
- Doença cardíaca esquerda: doença ventricular, atrial ou valvar esquerda.
- Doença pulmonar ou hipoxemia: DPOC, PID, doenças do sono, hipoventilação alveolar crônica.
- Doença trombótica ou embolia crônica: obstrução das artérias proximais/distais, trombótica ou não.
- Miscelânea: sarcoidose, hemólise crônica, compressão extrínseca de vasos.
Hipertensão Pulmonar
Clínica
• Dispnéia aos esforços / edema em casos avançados
• Desdobramento (ainda mais intenso com Riviero carvalho) + hiperfonese de B2 / Insuficiência tricúspide
Movimento paraesternal esquerdo (culpa do VD) + B4 de VD
Hipertensão Pulmonar
Exames complementares
Radiografia de tórax, ECG, ECO, espirometria (DPOC), cintilo pulmonar (embolia), anti-HIV, FR, colagenoses e cateterismo.
Hipertensão Pulmonar
Achados na radiografia de tórax
Tronco pulmonar proeminente (seta branca) + dilatação da artéria pulmonar direita (seta preta) + “coração em bota”, evidenciando aumento de VD (círculo preto).
Hipertensão Pulmonar
Achados no ECG
Sinais de sobrecarga de VD -> onda R em V1 proeminente + onda S proeminente em V6 + QRS para a direita (D1 e aVF negativos) + onda P apiculada/ onda P pulmonale (em DII e V2).
Hipertensão Pulmonar
Achados no ECO
PSAP elevada + afastar causas secundárias
Hipertensão Pulmonar
Exames para investigar causas
ECO, Espirometria (DPOC), cintilo pulmonar (embolia), anti-HIV, FR, colagenoses.
Hipertensão Pulmonar
Exame que fecha o diagnóstico
Cateterismo.
Hipertensão Pulmonar
Cateterismo: como é realizado, o que é avaliado e achados
É realizada punção tradicional de veia jugular interna direita, atingir o coração direito e colocar um cateter “atochado” no ramo da artéria pulmonar, insufla um balonete, permitindo a aferição das pressões do lado direito e esquerdo do coração, uma vez que ele recebe o que vem retrogradamente do coração esquerdo. Se pressão pulmonar média > 20-25 mmHg = HAP.
Se o ECO + clinica for muito sugestiva o cateterismo pode não ser feito, mas, no geral ele é o exame que confirma.
Além de confirmar o diagnóstico, é importante avaliar a pressão de oclusão da artéria pulmonar (PCAP). Se PCAP normal = HAP primária. Se PCAP alta = HAP secundária.
Pelo cateterismo também deve ser realizado o teste de reatividade: injeta-se um medicamento vasodilatador e observa-se se a pressão pulmonar irá cair. Se cair > 10 mmHg, significa que ele responde bem a vasodilatador -> usar vasodilatadores (Verapamil/diltiazem). Se a pressão não cair, usar antagonista de endotelial (ambrisentan), inibidor de fosfodiesterase (sildenafil), análogo de prostaciclina (epoprostenol).
Hipertensão Pulmonar
Tratamento
• Teste da reatividade positivo: vasodilatador (Verapamil/diltiazem).
• Teste da festividade negativo ou refratário: antagonista de endotelial (ambrisentan), inibidor de fosfodiesterase (sildenafil), análogo de prostaciclina (epoprostenol).