hipertensão Flashcards
com base nos slides
Qual a ação da ativação simpática nas veias?
vasodilatação ou vasoconstrição
Vasodilatação de veias e arteríolas (diminui a resistência periférica)
Em resposta a um aumento da pressão arterial, na tentativa de a trazer a valores normais. O cérbero ativa
a) o sistema parasimpático
b) o sistema simpático
Em resposta a um aumento da pressão arterial, o cérebro ativa:
a) o sistema parasimpático
A ativação do sistema nervoso parassimpático ajuda a reduzir a frequência cardíaca e, assim, diminui o débito cardíaco, o que contribui para a redução da pressão arterial. Além disso, o sistema simpático é inibido, reduzindo a resistência vascular periférica e ajudando a normalizar a pressão arterial.
Qual o efeito da ativação simpática no coração?
a) alteração da frequencia cardíaca (aumenta ou diminui)
b) alteração da contratilidade cardíaca (aumenta ou diminui)
c) alteração do débito cardíaco (aumenta ou diminui)
A ativação do sistema nervoso simpático no coração tem os seguintes efeitos:
a) Frequência cardíaca: aumenta
b) Contratilidade cardíaca: aumenta
c) Débito cardíaco: aumenta
Explicação: A ativação simpática libera noradrenalina, que se liga a receptores beta-adrenérgicos no coração, aumentando tanto a frequência cardíaca (positivo cronotrópico) quanto a força de contração (positivo inotrópico). Como resultado, o débito cardíaco, que é o volume de sangue bombeado pelo coração por minuto, também aumenta.
Como compara a velocidade de excreção da água e do sódio?
A água é rapidamente excretada pelos rins.
O sal não é facilmente excretado pelos rins e aumenta o volume de fluido extracelular (sede e secreção ADH).
aumento do sódio vai causar
a) secreção de ADH
b) inibição de ADH
c) sede
d) fome
e) edema
O aumento do sódio (hipernatremia) no organismo vai causar:
a) secreção de ADH
c) sede
Explicação: O aumento da concentração de sódio no sangue aumenta a osmolaridade, o que estimula a liberação de hormônio antidiurético (ADH) pela hipófise. O ADH age nos rins para reter água, diluindo a concentração de sódio no sangue. Além disso, a hipernatremia estimula o centro da sede no cérebro, levando o indivíduo a sentir sede para ingerir água e ajudar a corrigir o desequilíbrio.
Com o aumento do volume extracelular como varia o volume sanguíneo?
aumento do volume sanguíneo
Com aumento do volume sanguíneo como varia o retorno venoso para o coração?
aumenta o retorno venoso para o coração
Com o aumento do retorno venoso como varia o cardiac output?
aumenta o cardiac output
Com o aumento do cardiac output como varia a pressão arterial?
aumenta diretamente ou
provoca autorregulação => aumenta a resistencia periférica total => aumenta a resistencia arterial
Como funciona a autorregulação renal para grandes variações de pressão arterial?
A taxa de filtração glomerular (TFG) e o fluxo sanguíneo renal variam pouco.
Com a diminuição da pressão arterial como varia a pressão hidrotática glomerular?
diminui
Com a diminuição da pressão hidrostática glomerular como varia a taxa de filtração glomerular (GFR) ?
diminui também
Com a diminuição do GFR como varia o NaCL na macula densa?
diminui
Com a diminuição da taxa de filtração glomerular (GFR), há uma menor quantidade de sódio e cloreto (NaCl) que atinge a mácula densa, pois a velocidade do fluxo tubular no néfron também é reduzida.
Esse fenômeno é detectado pela mácula densa como uma redução na concentração de NaCl no fluido tubular.
Com a diminuição de NaCL na macula densa dá-se a (secreção/inibição) da renina.
Essa queda na concentração de NaCl ativa o mecanismo de feedback tubuloglomerular, estimulando a liberação de renina pelas células justaglomerulares. A renina, por sua vez, desencadeia a ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), que promove uma série de respostas para aumentar a pressão arterial e, com isso, tentar restaurar a GFR.
De que forma a renina altera a resistencia arteriolar eferente?
A renina, ao ser liberada em resposta à baixa concentração de NaCl na mácula densa, inicia a cascata do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA). A renina converte o angiotensinogênio em angiotensina I, que é posteriormente convertida em angiotensina II pelos pulmões e outros tecidos.
A angiotensina II tem um potente efeito vasoconstritor, especialmente nas arteríolas eferentes do glomérulo. Essa vasoconstrição na arteríola eferente aumenta a resistência arteriolar eferente, o que eleva a pressão hidrostática dentro do glomérulo. Esse aumento de pressão é uma tentativa do organismo de manter ou aumentar a taxa de filtração glomerular (GFR), compensando a redução inicial do GFR e favorecendo a filtração mesmo em condições de baixo fluxo ou pressão arterial.
Portanto, o aumento da resistência na arteríola eferente é uma resposta adaptativa mediada pela angiotensina II para sustentar a função de filtração glomerular.
As células justaglomerulares funcionam como recetores
a) mecânicos
b) químicos
a)
As células da mácula densa funcionam como recetores
a) mecânicos
b) químicos
b)
As células justaglomerulares contêm que enzima?
renina
Como resultado do aumento da osmolaridade do filtrado, as células da mácula densa irão causar (vasoconstrição/vasodilação) das arteríolas aferentes?
vasoconstrição
Com o aumento da osmolaridade do filtrado, as células da mácula densa detectam a alta concentração de NaCl e sinalizam para que ocorra vasoconstrição da arteríola aferente. Essa vasoconstrição reduz o fluxo sanguíneo para o glomérulo, diminuindo a taxa de filtração glomerular (GFR) para ajustar a reabsorção e manter o equilíbrio de solutos e água.
está a chegar demasiado sal, demasiado soluto, há que parar este fluxo, temos de contrair as veias para que passe menos fluido de cada vez e a nossa taxa de filtração glomerular se mantenha ok
Quais os 2 principais determinantes da pressão arterial ao longo do tempo
O sal e a água. A sua ingestão e a sua excreção
Valores de tensão sistólica normal estao perto de … mm Hg?
menos de 120
Valores de tensão diatólica normal estao perto de … mm Hg?
menos de 80
Valores de pressão arterial maiores que 140/90 representam a condição de
hipertensão
Quais os efeitos da hipertensão nos vasos ao longo do tempo?
aumento da espessura das paredes
diminuição do diametro