Herpesviridae Flashcards
Qual o padrão de infecção comumente observado nas infecções pela família herpesviridae:
O padrão é o de infecções que tornam-se latentes e podem sofrer reativações tornando-se infecções ativas em indivíduos mais suceptíveis.
Qual a diferença entre latência viral e latência clínica:
A latência viral ocorre quando o vírus apresenta nenhuma ou baixíssimas taxas de replicação no organismo. Já a latência clínica depende exclusivamente da falta da manifestação de sintomas pelo hospedeiro.
V ou F. Dentre as características gerais dos herpesviridares estão: vírus de DNA de fita dupla, não envelopados e pequenos que estabelecem infecções persistentes com padrão de latência e reativação.
Falso. Esses vírus são sim de fita dupla e estabelecem o padrão descrito, porém são também envelopados e grandes.
Quais são as características gerais da família das alfahespevirinae e cite alguns representantes:
Apresentam o ciclo viral curto, causam tipicamente doenças de pele e são latentes em neurônios sensoriais. Alguns representantes são o HSV-1 e HSV-2, respectivamente herpesvirus 1 e 2, e o HZV/ HHV3, causador da varicela-zoster.
Os integrantes dessa família apresentam ciclo reprodutivo longo e são latentes em leucócitos. Qual é a família e cite alguns exemplos:
Família Betaviridae. Tem como representantes o CMV/ HHV5 citomegalovírus, HHV-6 e HHV-7, causadores do exantema súbito.
Características e representantes da família gamahespevirinae:
São latentes em linfócitos e estão associados com o desenvolvimento de neoplasias. Como representantes tem-se o EBV/HHV4 -Epstein Barr e o HHV-8
Tanto o HHV-1, quanto o HHV-2 são da família alfahespevirinae e se apresentam como feridas, no entanto, a manifestação característica deles os diferencia. Qual é ela?
O HHV-1 se manifesta normalmente com feridas na região de lábios, enquanto que o HHV-2 costuma se manifestar com feridas nas regiões genitais.
Cite alguns fatores que contribuem para o processo de reativação viral:
Estresse;
O tecido ser submetido à traumas contínuos (ex.: exposição continuada e exacerbada ao sol);
aumento do AMPc
O vírus HZV pertence à família alfahespevirinae e pode provocar a varicela, bem como a hespes-zoster. Cite algumas diferenças na manifestação das duas condições:
- A varicela manifesta-se principalmente em crianças (na forma de lesões cutâneas), enquanto que a zoster é mais comum em idosos, adultos e pessoas com comprometimento do sistema imune;
- A varicela representa a manifestação da infecção primária;
- A herpes-zoster representa a reativação do vírus que antes estava em estado de latência nos neurônios;
- A manifestação da herpes-zoster segue o trajeto dos nervos (segue os dermátomos);
V ou F. A varicela é transmissível exclusivamente através do contato direto com as pápulas do doente:
Falso. A transmissão da doença é por via respiratória inicialmente. 4-5 dias após a infecção, as pápulas surgem e a contaminação pela pele é possível. Há também a possibilidade de transmissão vertical pois o vírus chega ao fígado, baço e outros tecidos linfoides.
Sr. 68 anos apresenta queixas de pápulas há 5 dias, refere uso de corticoesteroides. Relata que o aparecimento das lesões foi precedido por sensação de parestesia, cefaleias e prurido intenso. Qual a suspeita diagnóstica e qual você espera que seja a apresentação da lesão ao exame físico:
A suspeita é de Herpes-Zoster. As lesões nessa condição apresentam-se como vesículas sobre área eritematosa, unilateral e seguindo a área do dermátomo que acomete.
Cite 3 formas de transmissão do CMV:
Transmissão vertical, transmissão por via sexual, transmissão por saliva e por troca sanguínea.
V ou F. As infecções por CMV são, normalmente, assintomáticas.
Verdadeiro.
O HHV6 e 7 provocam uma doença em comum? qual é ela e em que grupo de indivíduos ela costuma se manifestar:
Exantema súbito/roséola infantum. Costumam se manifestar como exantema máculopapular súbito por 24-72horas mediante à imunocomprometimento.
Cite os principais sintomas do EBV ou HHV4:
Febre, dor de garganta, astenia, linfonodomegalia