Esquistossomose: Flashcards
Faz parte do ciclo de vida do S. Mansoni o caramujo do gênero Biomphalaria. Cite qual a importância desse animal na contaminação por esquistossomose e as regiões do Brasil com maior prevalência:
É no caramujo que ocorre a reprodução assexuada do parasita e que as cercárias são liberadas na água para então infectarem por via cutânea o ser humano. As regiões com maior prevalência de infecções por S. mansoni são: Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Os esquistossômulos percorrem a corrente sanguínea e alcançam o fígado. O que ocorre com o parasita nos vasos mesentéricos:
No fígado eles evoluem para as formas adultas e ocorre a sobreposição da fêmea no canal do macho, então podendo ocorrer cópula e deposição dos ovos.
Até quanto tempo após o banho de rio em um local infectado, sr. João deve ficar preocupado por um possível diagnóstico de esquistossomose?
O período de incubação da cercária desde o contato costuma ser de 1-2 meses desde a penetração cutânea à instalação dos vermes adultos.
A partir de quanto tempo após a infecção deve-se preocupar com a liberação de ovos de s. Mansoni:
A liberação ocorre a partir de 5 semanas desde a infecção, podendo durar 5-10 anos e até 20 anos.
De acordo com a manifestação clínica, podemos classificar a esquistossomose em 2 fases, quais são elas?
Fase inicial: marcada pela penetração das cercárias na pele.
Fase tardia: ocorre cerca de 6 meses após a infecção e a progressão da doença pode durar anos, levando a quadros extremos.
Duas pacientes chegam ao consultório e são diagnosticadas com esquistossomose na fase aguda, no entando, uma delas não apresenta manifestações. O que aconteceu e como foi feito o diagnóstico da paciente sem sintomas?
Na fase inicial a esquistossomose ser sintomática, no caso, as manifestações relacionam-se com reações alérgicas provocadas pela penetração da cercária na pele. Já os indivíduos assintomáticos, não apresentam sintomas nessa fase e o diagnóstico pode ocorrer pela identificação de eosinofilia ou presença de ovos nas fezes.
Quais as manifestações da fase inicial sintomática:
Manifestações pruriginosas na pele semelhantes à picadas de insetos.
- Febre Katayama (3-7 dias após infecção): febre, linfadenopatia, dor abdominal, náuseas, diarreia, anorexia e tosse.
Paciente pescador, sexo masculino, 35 anos, apresenta queixa de diarreia frequente. Ao exame físico ficou evidente o fígado palpável com presença de nódulos de aspecto rígido. Qual seria a provável forma esquistossomose nesse caso:
Fase crônica, forma hepatointestinal. Ocorre epigastralgia também e os nódulos surgem por áreas de fibrose decorrentes de granulomatose periportal.
Sr. João foi diagnósticado com esquistossomose na fase hepatoesplênica compensada, qual é o principal sintoma que caracteriza essa fase:
A presença hipertensão portal, que pode ser identificada pelo aparecimento de varizes esofágicas e esplenomegalia.
Quando podemos dizer que uma esquistossomose hepatoesplênica compensada tornou-se descompensada?
Quando é identificada a presença de