GESTÃO DE PROCESSOS Flashcards
A diferença entre Gestão de Projetos e Processos no quesito duração é a seguinte:
Processo é algo que está sempre recomeçando. Já um projeto tem um prazo determinado, após concluído ele não se repete.
VERDADE
A hierarquia dos processos é a seguinte:
1° - Macroprocessos ——-> Aqui temos um conjunto de processos.
2° - Processos —————> Aqui temos um conjunto de atividades.
3° - Subprocessos————>é um processo que está inserido em outro processo, corresponde a uma parte especifica do seu processo maior.
4° - Atividades—————>são trabalhos executados nos processos.
5° - Tarefas ou operações ——-> Aqui temos a parte mais detalhada de um processo. Menores elementos componentes do trabalho.
C / E ?
CERTÍSSIMO!
Os processos podem ser classificados em:
- gerenciais
- operacionais
- de apoio.
C/E
CERTOO
Como se chama o sistema para gestão empresarial em que sua principal finalidade é a organização das informações para melhor gerenciamento da empresa e diminuição de tempo e custos gastos nos processos.
Enterprise Resources Planning- ERP
ou
Planejamento dos Recursos da Empresa
Empresas com a Adm por processos = empresas horizontais
Características:
- redução de níveis hierárquicos;
- a promoção de equipes de trabalho e
- o incentivo à multifuncionalidade.
TXOP, FECHOW
CORRETO
O que são atividades primárias e secundárias, segundo M. Porter ?
PRIMÁRIAS= VISTAS PELOS CLIENTES (vendas, pós-vendas, logística interna e externa, etc)
SECUNDÁRIAS= DE APOIO ÀS PRIMÁRIAS / NÃO PERCEBIDAS PELOS CLIENTES ((sistema de TI, gestão de RH, politica de remuneração do pessoal, controle de estoques e etc)
A frase abaixo representa qual ferramenta ?
'’é um documento que estabelece de forma minuciosa os detalhes de um processo, elencando aspectos como sequência de procedimentos, materiais utilizados, cuidados a serem observados, responsáveis por cada etapa.’’
Além disso, devem ser adicionadas quaisquer outras informações relevantes para que a tarefa seja realizada dentro do padrão de qualidade esperado.
POP - Procedimento Operacional Padrão:
visa a padronização dos processos de forma a minimizar erros, desvios e variações.
Os processos finalísticos ou primários são aqueles que caracterizam a atuação da organização e recebem apoio de outros processos internos, gerando o produto/serviço para o cliente interno ou usuário.
C/E
CERTO
Processos primários: geram o produto ou serviço para o cliente. (finalístico).
C/E
CERTO
Maturidade de Processos (Visão do CBOK)
Cada um de seus estágios representa a maneira como a organização é transformada na medida em que seus processos e capacidades são aperfeiçoados.
Nível 1 – INICIAL:Os processos são executados de maneira ad-hoc. Gerenciamento não é consistenteDifícil prever os resultados.
Nível 2 – GERENCIADO:Equilíbrio nos esforços nas unidades de trabalho, para que possa ser repetido o procedimento.
Nível 3 – PADRONIZADO: Processos padrões são consolidados com base nas melhores práticas identificadas pelos grupos de trabalho, propiciando uma economia de escala e base para o aprendizado através de meios comuns e experiências.
Nível 4 – PREVISÍVEL: Desempenho dos processos é gerenciado estatisticamente durante a execução de todo o workflow, entendendo e controlando a variação, de forma que os resultados dos processos sejam previstos ainda em estados intermediários.
Nível 5 – OTIMIZADO: Ações de melhorias pró-ativas e oportunistas buscam inovações que possam fechar os gaps entre a capacidade atual e a requerida para alcançar os objetivos do negócio.
Maturidade de Processos (Visão SDPS)
Nível 1 - Processos Modelados: Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos / motivações / características, de seus papéis, das sincronias envolvidas (critérios, condições / ações, atividades) e de seus efeitos colaterais.
Nível 2 - Processos Simulados: Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados, que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e
induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos.
Nível 3 - Processos Emulados: Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejáveis.
Nível 4 - Processos Encenados: Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanentes adequações dos requisitos de processo.
Nível 5 - Processos Interoperados: Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.
Quais as 4 fases do CONTROLE?
- estabelecimento dos padrões ou critérios
- observação do desempenho
- comparação do desempenho com o padrão estabelecido
- ação corretiva