Fisiologia - Neurofisiologia Flashcards

1
Q

Como é feito o transporte de informaçõees até o terminal axonal ?

A
  1. Anterógrado: em direção ao terminal axônio.
  2. Retrógrado: em direção ao corpo celular (por aonde geralmente chegam vírus que atingem o sistema nervoso).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais os tipos de sinapse e como elas acontecem ?

A

SINAPSES ELÉTRICAS: o sinal elétrico é conduzido diretamente de uma célula a outra através de junções comunicantes (gap junctions). Essas junções são canais que conduzem íons, obtendo respostas quase imediatas, isso quer dizer que o potencial de ação é gerado diretamente. Elas sincronizam neurônios

SINAPSES QUÍMICAS: são as mais comuns nos seres humanos. As vesículas contendo neurotransmissores são liberadas na fenda sináptica e reconhecidas por receptores químicos (proteínas específicas) na membrana da célula pós-sináptica.

  • Sinapse excitatória: a densidade pós-sináptica é maior. Quando o sinal químico ocasiona a despolarização do neurônio seguinte.
  • Sinapse inibitória: a densidade pós-sináptica é menor. Quando o sinal químico ocasiona a hiperpolarização da membrana do axônio seguinte.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Onde são sintetizados os neurotransmissores?

A

No neurônio pré-sinaptico. No SNC no corpo do neurônio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que são neuromoduladores?

A
  • Neuromoduladores: substâncias que mudam como a célula responde a outros processos. Mudam o estado geral do sistema nervoso.

Ex: noradrenalina, histamina, serotonina etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que são neurônios eferentes?

A

Neurônios Motores

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual a divisão do SNA?

A

Simpático e Parassimpático

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como são chamados os neurônios inteiramente dentro do SNC?

A

Interneurônios

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual o nome da estrutura que conecta os neurônios do SNA aos atores?

A

Varicosidades

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que acontece com o neurônio se o axônio é cortado?

A

Degeneração da Parte distal e perda da motriidade ou sensibilidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é a dviergência ?

A

A comunicação entre neurônios não é sempre um pra um, seus colaterais também fazem sinapses e isso é chamado de divergência. Se tem mais neurônios pré sinápticos do que pós se comunicando é chamado convergência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que é convergência?

A
  • Na convergência, a resposta é dada pela soma dos PGs das célspré-sinapticas. Portanto, PEPS sublimiares podem se somar e formar um PEPS supralimiar na zona de disparo ( somação espacial).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é o transporte axonal lento?

A
  • Transporte axonal lento: material é transportado por fluxo axoplasmático do corpo até terminal axônico, pode ser usado apenas para transportar componentes que não são consumidos rapidamente pela célula, como enzimas e proteínas citoplasmáticas.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que é fluxo axonal rápido?

A
  • - Transporte axonal rápido: transporta organelas e gasta ATP, ocorre em duas direções: do corpo celular para terminal axônico (anterógrado) e do terminal axônico para corpo celular, transporte de componentes velhos para serem reciclados (retrógrado).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é potencial graduado?

A

Potencial graduado: são sinais elétricos com forças variadas, percorrem distâncias curtas e perdem força ao longo da célula. Eles são utilizados para comunicação por distâncias curtas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual estrutura do corpo responsável pela termoregulação?

A

Hipotálamo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a função do gatorade?

A
  • As glândulas sudoríparas reabsorvem o Na+ e Cl- para manter a concentração de ions do corpo. Porém, quando há muita sudorese, o ritmo de liberação é tão rápido que os ions também são perdidos. Por isso, se beber água o meio interno é diluído, daí que vem o Gatorade. (liquido hipotônico x isotônico).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Como funciona a febre ? Onde atuam os antitermais?

A
  • A febre ocorre geralmente em resposta a substância pirogênicas, secretadas pelas células como resposta inflamatória. Essas substâncias agem sob o hipotálamo, reconfigurando-o para uma temperatura mais alta. Dessa forma hipotálamo estimula mecanismos para manutenção e geração de calor: vasoconstrição, tremores, piloereção, secreção de adrenalina. As drogas que reduzem a febre são chamadas de antipiréticos, sendo os mais comuns paracetamol (nome comercial: Tylenol) e a dipirona (nome comercial: Novalgina).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Quais as formas de perda de calor do corpo?

A
  1. Condução
  2. Irradiação
  3. Convecção
  4. Evaporação
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

O que é a termogênese sem tremor ?

A

Na termogênese sem tremor (queima de gordura marrom) ocorre o desacoplamento mitocondrial, ou seja, a energia do sistema transportador de elétrons é liberada como calor e não como ATP. Isso é promovido pelos hormônios da tireoide e pelo simpático.

20
Q

O parassimpático participa da termorregulação. Verdadeiro ou Falso?

A

Falso. Os responsáveis são o simpático e hormônios da tireoide

21
Q

Onde iniciam-se as vias simpáticas?

A
  • As vias simpáticas originam-se nas regiões torácicas e lombar da medula. Os gânglios simpáticos são duas cadeias que correm um de cada lado da coluna.
22
Q

Onde iniciam-se as vias parassimpáticas?

A
  • As vias parassimpáticas originam-se no tronco encefálico e seus axônios deixam o encéfalo em vários nn. Cranianos. Outras originam-se na região sacral e controlam os órgãos pélvicos. Os gânglios parassimpáticos ficam perto ou nos tecidos alvo.
23
Q

Qual os neurotransmissores das vias simpática e parassimpática?

A
  • Neurônios pré-ganglionares simp e para liberam ACh para receptores nicotínicos.
  • Neurônios pós simpáticos liberam noradrenalina para receptores adrenérgicos da cél alvo.
  • Neuronios pós parassimpaticos liberam ACh para receptores muscarínicos da cél alvo.
24
Q
A
25
Q

Qual o principal nervo do sistema parassimpático ?

A

Nervo Vago (75% das fibras)

26
Q
  • A medula da adrenal é um gânglio simpático modificado. Ao invés de enviar axônios nos órgãos, ela libera adrenalina na corrente sang. Evocando uma resposta do organismo à uma situação de estresse. Tem ação de glândula endócrina. Verdadeiro ou Falso?
A

Verdadeiro

27
Q

O que é a plasticidade?

A

Pode ser definida como a capacidade de adaptação dos neurônios à estímulos ambientais, hormônios ou lesões. Trata-se de uma adaptação e reorganização da dinâmica do sistema nervoso frente as experiências vividas. A plasticidade pode reforçar ou enfraquecer a transmissão sináptica.

28
Q

Quais os tipos de plasticidade?

A
  • De curta duração
  • De logna duração
29
Q

Caracterize a facilitação sinaptica de curta duração

A
  • Aumento da eficácia sinaptica
  • Ocorre quando dois ou mais PAs (potenciais de ação) invadem o terminal pré- sináptico quase ao mesmo tempo. Provavelmente ocorre devido ao aumento de Ca no neurônio pré- sináptico depois da atividade sináptica. Sabendo que Ca entra rapidamente na célula após a passagem do PA e que demora um pouco pra sair, quando dois PAs passam em tempos muito próximos, o Ca que entrou com o primeiro PA ainda não saiu e quando passa o segundo PA entra mais Ca ainda. Isso faz com que mais neurotransmissores sejam liberados.
30
Q

Caracterize a depressão sináptica

A

redução na liberação de neurotransmissores. A taxa de depressão é proporcional à quantidade de neurotransmissor liberado. A redução do Ca extracelular diminui a depressão sináptica (porque serão liberados menos neurotransmissores). Quando a taxa de liberação de neurotransmissores é muito alta, as vesículas sináptica se esgotam rápido, o que ativa a depressão. Esse esgotamento diminui à medida que a liberação é reduzida. A depressão age até que outras vesículas sejam formadas.

31
Q

O que é a sinapsina? O que sua inibição provoca?

A

A sinapsina é uma proteína que preserva o número de vesículas. Quando é inibida há menos vesículas e, portanto, maior depressão sináptica.

32
Q

O que é a potenciação e o aumento sinaptico ?

A
  • A potenciação e o aumento sináptico também são causados por atividade sináptica repetitiva. Ambos aumentam o Ca para a liberação de neurotransmissores. Porém, o aumento é estimulado e volta a normal em poucos segundos e a potenciação dura minutos. A potenciação é também chamada de potenciação pós-tetânica (PPT), pois dura mais que um tétano (sequência de PAs de alta frequência).
  • Há hipóteses de que o aumento do Ca aumenta a Munc-13, protpré- sináptica que PODE causar o aumento, enquanto a ativação de protscinases que fosforilam a sinapsina causam a potenciação.
33
Q

Quais os tipos de plasticidade de longa duração?

A
  1. Habituação
  2. Sensitização
34
Q

Caracterize a habituação

A

vem de habituar mesmo, ou seja, nos habituamos a estímulos repetitivos. Ex: quando vestimos uma roupa e causa estímulos na pele e sentimos ela, mas depois de um tempo, com a habituação, essa sensação passa.

35
Q

Caracterize a sensitização

A
  • Sensitização: generalização à uma resposta aversiva, contra um agente nocivo. A habituação ou um estimulo fraco podem gerar uma resposta fraca. Esses estímulos fracos passam a produzir uma reposta forte se precedidos por certos tipos de estimulo. Esses estímulos por serem diferentes dos habituais são chamados de estímulos extras. Ocorre um fortalecimento da resposta ao estímulo neutro (fraco). A resposta aumentada permanece por um tempo (forma simples de memória de longo prazo).
    obs. lembrar da lula cutucada
36
Q

Quais as propriedades da LTP?

A
  1. Propriedades da LTP:
  • A LTP é dependente do estado, ou seja, o grau de despolarização da célula pós-sináptica determina se vai ter LTP ou não.
  • A LTP apresenta especificidade aos sinais de entrada uma vez que se restringe às sinapses ativadas, e não ao conjunto das sinapses de uma determinada célula. Se a ativação de um conjunto de sinapses levasse à potenciação de todas as outras - mesmo as inativas -, seria difícil aumentar seletivamente determinados grupos de sinais, como se presume que seja necessário para armazenar informações específicas.
  • A estimulação fraca de uma via não desencadeará a LTP por si só. Entretanto, se uma via é ativada de modo fraco ao mesmo tempo em que uma via vizinha sobre a mesma célula é ativada com força, ambas as vias sinápticas desenvolverão LTP.
37
Q

Quais os mecanismos da LTP (potencialização de longa duaração) ?

A
  • O receptor NMDA é aquele permeável ao Ca, mas bloqueado por Mg2+. Assim, durante a transmissão sináptica de baixa freq., o GLU é liberado e liga-se aos receptores NMDA e AMPA. Se o Potencial de repouso da membrana do neurônios pós sináptico tiver em seu valor normal os canais NMDA NÃO se abre e não haverá fluxo de corrente. Se houver uma estimulação de alta freq., haverá o somatório dos PEPS, levando à uma despolarização prolongada. Assim, os NMDA se abrem e o Ca entra no neurônio pós sináptico, fator fundamental para o disparo da LTP. Isso só ocorre quando o GLU está ligado ao receptor NMDA e a célula pós está despolarizada. Essa entrada de Ca causa a “criação” de novos receptores AMPA na membrana, por isso, mesmo depois de um tempo que foi dado o estimulo, a célula responde porque possui mais receptores pro Ca.
38
Q

Caracterize a Depressão sináptica de longa duração

A
  • A LTD é estimulada por freq. Baixa por longo tempo, ao contrário da LTP. Serve para inibir a LTP. Deprime os PEPS por horas e, como a LTP, é especifica para sinapses ativadas.
  • LTP e LTD estão ligados ao Ca da célula pós. Aumentos pequenos e lentos no Ca2 + levam à depressão, enquanto aumentos grandes e rápidos disparam a potenciação.
  • A entrada de Ca é bem lenta e são retirados receptores AMPA da membrana
39
Q

O que é o postulado de Hebbs?

A

Postulado de Hebbs: quando uma célula A está perto de excitar uma célula B e repetidamente o faz, algum processo metabólico ou de crescimento ocorre em uma ou as duas células que provoca um aumento da eficiência da resposta da célula B. (1949)

40
Q

Como o calor é gerado no corpo?

A

Termogênese com Tremor e Sem tremor

41
Q

Como funciona a termogênese com tremor?

A

Na termogênese com tremor, o corpo usa o calafrio (tremor rítmico causado pela contração do músculo esquelético) para gerar calor. Sinais do centro termorregulador hipotalâmico iniciam esses tremores do músculo esquelético. O tremor do músculo gera cinco ou seis vezes mais calor do que o músculo em repouso.

42
Q

O que é a intermação?

A

intermação é a forma mais grave de hipertermia, com temperatura central do corpo mais alta. A pele geralmente se torna ruborizada e seca.

43
Q

O que é a hipertermia maligna?

A

A hipertermia maligna, na qual a temperatura do corpo se torna elevada de forma anormal, é uma condição determinada geneticamente.

44
Q

Como a hipertemia maligna age?

A

Um defeito nos canais de Ca2􏵁 de músculos es- queléticos libera demasiada quantidade de Ca2􏵁 para o citoplas- ma da célula. Enquanto os transportadores celulares trabalham para mover o Ca2􏵁 de volta para as mitocôndrias e o retículo sarcoplasmático, o calor liberado da hidrólise do ATP aumenta substancialmente a temperatura do corpo.

45
Q

O que significa dizer que os seres humanos são homeotérmicos?

A

osso corpo regula a temperatura interna dentro de uma faixa relativamente estreita.