Etiopatogenia Flashcards
O que é a síndrome choque?
A definição é a insuficiência microcirculatória isquêmica que impede o correto metabolismo celular.
O que consiste o revezamento sanguíneo?
O corpo não consegue suprir todo o corpo ao mesmo tempo com sangue oxigenado, logo é feito o revezamento que consiste que enquanto algumas células ficam isquêmicas outras recebem sangue em questão dos esfincteres capilares que são sensíveis a ph (ácido pelo CO2 faz ocorrer a troca) mesma coisa a alcalinidade que fecha o esfincter e permite que apenas o leito ácido (sem O2) sejam oxigenadas.
Quais são os órgãos prioritários para a oxigenação?
Cérebro, coração e pulmão, não existe seletividade.
Quem me ama mto?
o Bruno
O ocorre com os leitos capilares em casos que a circulação está com a pressão baixa e com oxigênio diminuído?
Vasoconstrição da vênula coletora (fechando a saída do leito capilar), vai se encher de sangue e no momento que não tiver mais espaço (pressão do leito capilar maior que do sangue) vai ocorrer a vasoconstrição da arteríola eferente. O sangue parado no leito começa a se degenerar, coagulando (o as aspectos anticoagulantes liberados pela parede já não são mais suficientes), chegando a fase de fibrinólise secundária (aonde o próprio coagulo já degenerou e a células também vão estar degeneradas, pois ocorreu necrose).
Quais as classificações do choque?
Hipovolêmico (volume de sangue), vasculogênico (resistência e capacitância vascular), cardiogênico (função da bomba ou por obstáculo circulatório.
Explique o choque hipovolêmico:
Ocorre pela queda aguda do volume sanguíneo circulante, ou seja, hemorragia, podendo ser externa (traumas e intervenções cirúrgicas prolongadas) e interna (ruptura de víscera parenquimatosa ou ruptura de grandes vasos).
Quantos % cada espécie precisa perder de sangue para entrar em choque hemorrágico?
cães: 30%, gatos 40% e 50% incompatível com a vida.
Complete:
Sem retorno venoso ao coração não há _________.
Débito cardíaco
O que é a hemoconcentração?
é a diminuição do plasma circulante, uma situação que causa esse quadro são casos de queimadura com muita exsudação (principalmente em queimaduras com mais de 20% da superfície corporal afetada) vai aumentar a viscosidade sanguínea, o Ht aumenta (muita concentração = dificuldade de circulação).
Outras situações que diminuem o plasma circulante é a peritonite e a pleurite, Além disso perda de líquido extracelular como em casos de vômito e diarréia, obstruções intestinais (grande quantidade de líquido migra a luz do intestino).
O que é o choque vasculogênico (distributivo)?
Alteração nos vasos e não no volume circulante, aumentando a capacitância vascular (vasodilata) e diminui a resistência periférica ocasionando uma hipovolemia relativa e queda da pressão sanguínea
Conceitue a relação vasodilatação e vasoconstrição:
Vasodilatação: aumenta o volume e cai a pressão (mangueira sem o dedo) e vasoconstrição volume diminui e pressão aumenta (mangueira com o dedo).
Sobre as variedades de choque vasculogênico, quais situações pode ocorrer a paralisia vasomotora?
Paralisia vasomotora (choque neurogênico), pode ocorrer pelos sentidos quadros: Paralisia SNS, traumatismo medla oblonga e tóraco-lombar, depressão por anestesia geral profunda (barbitúricos) e intoxicação por fármacos hipotensores ou produtos químicos.
O coração é oxigenado em qual fase?
Diastólica, pois na sístole os vasos coronárianos se contraem e o sangue não penetra ali.
sobre a dinâmica de irrigação, quanto o coração e cérebro exigem?
Coração exige cerca de 80% do sangue ejetado, 15% cérebro e o restante 5% é para o resto do corpo.
Sobre as variedades de choque vasculogênico, quais situações pode ocorrer choque anafilático:
Normalmente causa uma falência circulatória periférica pela grande liberação de histamina, serotonina e bradicinina (reação antígeno-anticorpo-complemento)
Caracterize o choque séptico ou endotóxico causado por toxinas bacterianas:
Ocorrem em duas fases pela liberação de catecolaminas a 1° aumenta o DC e o aumento do tono periférico - Hiperdinâmica , na 2° fase (piora do quadro) o débito cardíaco cai (sequestro capilar) e o retorno venoso cai - Hipodinâmica.
Quais as causas do choque cardiogênico?
Deficiência de bomba, ou seja, o coração apresenta alguma alteração que não permite seu funcionamento fisiológico, normalmente é uma interferência na depleção e esvaziamento atrial e ventricular, pode ser intrínseco ou extrínseco
Quais as causas de origem intrínseca do choque cardiogênico?
Podem ser estruturais como: ruptura de cinta tendinosa, ruptura de cordoalha tendínea, além disso, distúrbios de condução, arritmia e fibrilação .
Quais as causas de origem extrínseca do choque cardiogênico?
Depressão do miocárdio por distúrbios eletrolíticos e ácido-base (hipocalcemia associada a hiponatremia), fármacos depressores, peptídeos tóxicos do pâncreas isquêmico (fator depressor do miocárdio).
Sobre o choque obstrutivo, o que é?
Impedimento ou restrição do retorno venoso na grande circulação.
Quais as possíveis causas para o choque obstrutivo?
Pneumotórax (simples e de tensão), efusão pleural, hérnia diafragmática, tamponamento cardíaco, hiperinsuflação pulmonar, compressão nas veias cavas, síndrome volvo dilatação gástrica (ocorre pela compressão venosa e pelo diafragma).
Explique a fisiopatologia do choque: MECANISMOS COMPENSATÓRIOS
No inicio do choque o DC vai cair e a pressão arterial também, isso vai ser notado pelos barorreceptores (normalmente modulam a pressão diminuindo-a) aórticos e carotídeos diminuindo os estímulos aferentes ao SNC isso causa a atividade simpatomimética reflexa > primeiramente vai causar vasoconstrição nos tecidos menos nobres como pele, músculo, rins e TGI, vai aumentar a contratilidade miocárdica, FC e tônus venoso > TUDO isso para dar preferencia sanguínea para os órgãos vitais, além disso vai ser ativado sistema renina angiostensina aldosterona (sistema de economia de água no organismo - manutenção da volemia) e também liberação de ADH e aldosterona, toda essa situação vai diminuir o fluxo sanguíneo renal, aumentar a retenção de Na e água e diminuir o débito urinário e perda de líquido.
Associado a tudo isso corre a grande liberação de cortisol e catecolaminas - fazendo a mobilização de reservas energéticas hepáticas.
Explique a fisiopatologia do choque: MECANISMOS DESCOMPENSATÓRIOS
Essa perda sanguinea vai acabar ocorrendo uma queda de perfusão cerebral, consequentemente depressão dos centros vasomotores e respiratórios > a perfusão inadequada dos tecidos ocasiona a queda do tonus vascular (por ser mediada por energia) com isso queda do retorno venoso e queda do DC > com a queda da perfusão capilar vai diminuir sua integridade, diminuir sua resistência, aumentar a resistência pós capilar, vai ter liquido IV perdido p espaço extravascular > conseguinte temos estase sanguinea ocasionando coagulação e isquemia > queda do DC, queda do fluxo coronariano e queda do oxigênio miocárdico > associado a causa principal ocorre o Feerdback agravando o ciclo (retroalimentação do ciclo) > Fator cardiodepressor (Tec. hipóxicos) PÂNCREAS