Etiopatogenia Flashcards
O que é a síndrome choque?
A definição é a insuficiência microcirculatória isquêmica que impede o correto metabolismo celular.
O que consiste o revezamento sanguíneo?
O corpo não consegue suprir todo o corpo ao mesmo tempo com sangue oxigenado, logo é feito o revezamento que consiste que enquanto algumas células ficam isquêmicas outras recebem sangue em questão dos esfincteres capilares que são sensíveis a ph (ácido pelo CO2 faz ocorrer a troca) mesma coisa a alcalinidade que fecha o esfincter e permite que apenas o leito ácido (sem O2) sejam oxigenadas.
Quais são os órgãos prioritários para a oxigenação?
Cérebro, coração e pulmão, não existe seletividade.
Quem me ama mto?
o Bruno
O ocorre com os leitos capilares em casos que a circulação está com a pressão baixa e com oxigênio diminuído?
Vasoconstrição da vênula coletora (fechando a saída do leito capilar), vai se encher de sangue e no momento que não tiver mais espaço (pressão do leito capilar maior que do sangue) vai ocorrer a vasoconstrição da arteríola eferente. O sangue parado no leito começa a se degenerar, coagulando (o as aspectos anticoagulantes liberados pela parede já não são mais suficientes), chegando a fase de fibrinólise secundária (aonde o próprio coagulo já degenerou e a células também vão estar degeneradas, pois ocorreu necrose).
Quais as classificações do choque?
Hipovolêmico (volume de sangue), vasculogênico (resistência e capacitância vascular), cardiogênico (função da bomba ou por obstáculo circulatório.
Explique o choque hipovolêmico:
Ocorre pela queda aguda do volume sanguíneo circulante, ou seja, hemorragia, podendo ser externa (traumas e intervenções cirúrgicas prolongadas) e interna (ruptura de víscera parenquimatosa ou ruptura de grandes vasos).
Quantos % cada espécie precisa perder de sangue para entrar em choque hemorrágico?
cães: 30%, gatos 40% e 50% incompatível com a vida.
Complete:
Sem retorno venoso ao coração não há _________.
Débito cardíaco
O que é a hemoconcentração?
é a diminuição do plasma circulante, uma situação que causa esse quadro são casos de queimadura com muita exsudação (principalmente em queimaduras com mais de 20% da superfície corporal afetada) vai aumentar a viscosidade sanguínea, o Ht aumenta (muita concentração = dificuldade de circulação).
Outras situações que diminuem o plasma circulante é a peritonite e a pleurite, Além disso perda de líquido extracelular como em casos de vômito e diarréia, obstruções intestinais (grande quantidade de líquido migra a luz do intestino).
O que é o choque vasculogênico (distributivo)?
Alteração nos vasos e não no volume circulante, aumentando a capacitância vascular (vasodilata) e diminui a resistência periférica ocasionando uma hipovolemia relativa e queda da pressão sanguínea
Conceitue a relação vasodilatação e vasoconstrição:
Vasodilatação: aumenta o volume e cai a pressão (mangueira sem o dedo) e vasoconstrição volume diminui e pressão aumenta (mangueira com o dedo).
Sobre as variedades de choque vasculogênico, quais situações pode ocorrer a paralisia vasomotora?
Paralisia vasomotora (choque neurogênico), pode ocorrer pelos sentidos quadros: Paralisia SNS, traumatismo medla oblonga e tóraco-lombar, depressão por anestesia geral profunda (barbitúricos) e intoxicação por fármacos hipotensores ou produtos químicos.
O coração é oxigenado em qual fase?
Diastólica, pois na sístole os vasos coronárianos se contraem e o sangue não penetra ali.
sobre a dinâmica de irrigação, quanto o coração e cérebro exigem?
Coração exige cerca de 80% do sangue ejetado, 15% cérebro e o restante 5% é para o resto do corpo.