Diagnóstico do choque Flashcards
Diferencie o choque de urgência e emergência:
O de urgência deve ser atendido assim que possível e possui risco de morte moderado e o de emergência deve ter um atendimento imediato e possui risco de morte imediato.
Como é feito o diagnóstico do choque?
Anamnese, exame clínico e estabilização do paciente (evitar a morte do paciente, sempre lembrar de tratar primeiro o que mata primeiro). Além disso, apoio laboratorial para analisar funções hepáticas e renais.
Qual a ordem de lesão que causa a morte do paciente?
1° Obstrução das vias aéreas.
2° Perda da capacidade de respirar.
3° Diminuição no volume vascular circulante.
4° compressão intracraniana.
Qual o ABCDE do trauma?
1° Airway (vias aéreas).
2° Breathing (respiração - se o paciente respira ou não, se sim, é um sinal claro que o coração está batendo).
3° Circulation (circulação)
4° Disabilities (todos as outras coisas como fratura exposta).
5° Exposure (exposição do paciente - exame clínico cuidadoso para verificar se o animal possui alguma alteração escondida
O que é feito e verificado na anamnese?
Analisar se é oriundo de traumatismo, perda de sangue (analisar com o tutor), presença de diarreia e/ou vômito, tempo decorrido da sitiação, estado desde o inicio dos sintomas, se o animal toma alguma medicação e se ele possui alguma alergia medicamentosa.
Quais as medidas de emergencia?
Reanimação e manutenção da vida.
O que deve ser verificado na função respiratória?
Patência das vias respiratórias, FR, índice inspiratório e expiratório, líquidos ou gases intratorácicos, coloração das mucosas (trocas gasosas) e gasometria
O que verificar das vias aéreas e parede torácica?
Se existe obstrução das vias aéreas (colapso de anel traqueal, falsa via e lesões pulmonares), presena de efusão e pneumotórax, hérnia diafragmática, enfisema subcutâneo, fratura e assimetria da parede costal.
O que devemos analisar sobre o sistema cardiovascular?
Devemos analisar o coração e grandes vasos - manutenção da PA, FC, intensidade das bulhas (força do coração), arritmias e taquicardia
O que deve ser analisado na pressão venosa central (PVC)?
Avalia o retorno venoso, normalmente é de 2 - 4 cmH2O: Coração com dilatação, não consegue expulsar todo o sangue então a pressão aumenta para conseguir expulsar (15 cm H2O) e em casos por choque hipovolêmico e vaculogênico (o sangue não volta p coração, pois ele está represado na periferia) pressão muito baixa.
O que deve ser analisado na pressão arterial média?
Se ela está dentro dos padrões (80-120mmHg, limite mínimo de 60mmHg (associado à palpação do pulso periférico), TPC, função cardíaca (ECG), nos casos de ausência de hemorragia externa e hipotensão fazemos centese torácica (7° 8° ou 9° EI) e abdominal
Como saber se o sangue retirado de uma centese de tórax é sangue livre ou um vaso de pulmão?
Deixar a seringa de sangue parado por em média 30min e observar se vai coagular (normalmente em 5min), caso não coagule sabemos que é sangue livre do tórax.
Como saber se o sangue retirado de uma centese de abdômen é sangue livre?
Mini laparotomia com cateter de dialise peritoneal em sentido caudal, efusão com ringer com lactato, massagear o abdômen e em seguida baixar o frasco e drenar. Em casos de pouca hemorragia, mandar para o laboratório e fazer HT mais de 2% ou mais é hemorragia, entre 1-2% observação e abaixo de 1% normal.
O que analisar dos grandes órgãos?
Fígado e rins tendem a sangrar muito, sobre o abdômen é importante analisar a sensibilidade a dor, fazer centese ou lavado peritoneal para o diagnóstico, analisar se o abdômen está distendido, presença de hérnias, ferida penetrante (fazer laparotomia exploratória) e avulsão tecidual, sobre as massas musculares analisar presença de hematoma ou áreas de necrose e esmagamento (pode ser causado por infecções ou choque séptico)
Sobre o sistema nervoso o que deve ser analisado?
Grau de depressão, possibilidades anestésicos, integridade da coluna com muito cuidado com a manutenção e transporte. O PACIENTE FICA COMO ELE QUISER.
Sobre os sinais físicos, o que sinaliza a variação na temperatura corporal?
Hipotermia (vasoconstrição periférica) e Hipertermia (choque séptico, na fase hiperdinâmica).
Como é manifestação do órgão do choque pelo cão?
No caso do cão é o ID, em casos de isquemia ele sofre uma descamação da mucosa do ID, muito fétida pela proliferação de bactérias.
Como é manifestação do órgão do choque pelo gato e cavalo?
No caso dessas espécies é o alvéolo pulmonar, se o animal estiver entubado poderemos ver sangue com bolhas pelo tubo, caso não esteja entubado vai ser pelas narinas.
Como é a manifestação do órgão do choque pelos bovinos?
No caso dos bovinos a manifestação será pelo abomaso.
Sobre o hematócrito, quais informações podem ser retiradas?
é importante salientar que o hematócrito não reflete sobre o volume circulante, além disso tende estar elevado em casos de choque séptico. Algumas influências são a fase inicial do choque (pode estar normal ou elevado - pela esplenocontração - catecolaminas) e nas fases tardias tende a estar diminuido pela diluição do líquido extravascular que migra do interstício para os vasos
Sobre as proteínas do plasma, o que elas demonstram?
Pressão hidrostática depende diretamente do DC e a pressão oncótica depende das proteínas do plasma
Para que serve a medição do Lactato sérico e causas da sua alteração?
Avaliação do grau de oxigenação dos tecidos (normalmente 0,22-1,44Mmol/l), em casos que após terapia esteja elevado ou em ascensão condiz com correção inadequada e irreversibilidade do choque
Para que serve a gasometria dm casos de choque?
Extremamente importante pois consegue medir o ph, pressão de CO2, pressão de O2 e pHCO3, podemos analisar a partir desse exame se o paciente precisa ser entubado. É feito com sangue arterial analisando a capacidade oxigenadora do pulmão e venoso para analisar a oxigenação tecidual