Espaço rural- formas de utiização do solo e fatores condicionantes Flashcards
O peso da agricultura no setor económico
À semelhança do que tem acontecido noutros países da União Europeia, o peso da agricultura na economia nacional tem vindo a diminuir, sendo, no entanto, esse valor ainda elevado quando comparado com a média da comunidade. Atualmente, o setor primário representa cerca de 10% do PIB.
O espaço rural e as paisagens agrárias- Espaço agrícola
ocupado apenas pelos campos de cultivo de produção agrícola vegetal e animal.
O espaço rural e as paisagens agrárias- Espaço agrário
para além de englobar o espaço agrícola, engloba também a produção agropecuária e a superfície florestal, terrenos incultos, assim como as habitações e as infraestruturas de apoio às atividades aí desenvolvidas como as estufas, celeiros, moinhos, canais de rega, etc.
O espaço rural e as paisagens agrárias- Espaço rural
conjunto de espaços agrários cuja área envolvente é ocupada por elementos que não se relacionam diretamente com atividade agrícola (indústrias, oficinas, serviços).
Fatores físicos e humanos que condicionam a agricultura: clima
• clima é um dos fatores que mais condiciona a produção agrícola, pela temperatura, mas sobretudo pela irregularidade da precipitação. Existem espécies, como o trigo, cuja produção pode ficar danificada com o excesso de água, e outras, como os produtos hortícolas, que se estragam com a coincidência das temperaturas altas e a ausência de precipitação;
Fatores físicos e humanos que condicionam a agricultura: Relevo
• O relevo é outro fator que condiciona a agricultura.
o Por um lado, quando é muito acentuado, chega mesmo a impossibilitar a prática da atividade, pela difícil acessibilidade e consequente introdução de práticas mecanizadoras;
o Se o relevo é mais acidentado, a fertilidade dos solos torna‐se menor por não haver acumulação de detritos;
o Quando o relevo apresenta declives acentuados facilita o deslizar dos solos implicando a construção de socalcos para travar este processo;
o A altitude interfere na medida que devido às condições de temperatura e humidade obriga a um escalonamento das culturas;
o As regiões planas de menor altitude são as mais propícias para a prática agrícola;
Fatores físicos e humanos que condicionam a agricultura: recursos hídricos
• A existência de recursos hídricos é fundamental para a produção agrícola, pelo que esta se torna mais fácil e abundante em áreas onde a precipitação é maior e mais regular. Em áreas de menor precipitação é necessário recorrer‐se a sistema de rega artificiais.
Fatores físicos e humanos que condicionam a agricultura: fertelidade do solo natural
• A fertilidade do solo natural (depende das características geológicas, do relevo e do clima) e criada pelo Homem (fertilização e correção dos solos), influencia diretamente a produção, tanto em quantidade como em qualidade. Os solos de origem vulcânica e os de aluviões são os mais férteis. Dada a riqueza mineral que os constituem, são pouco frequentes no espaço agrário português. Os primeiros predominam nas regiões insulares e os segundos nas bacias hidrográficas do Sado e do Tejo.
o Os solos resultantes de rocha granítica são, normalmente, muito férteis;
o Os solos xistosos são bastante mais pobres em termos de fertilidade;
o Os solos de composição argilosa são, também, de fraca fertilidade;
o Os solos de origem calcária apresentam fertilidade variável;
o Os solos arenosos são muito pouco férteis;
o Os solos basálticos apresentam elevada fertilidade;
o Nas margens dos rios, particularmente na secção próxima à foz, a acumulação das aluviões origina solos de grande fertilidade;
Fatores físicos e humanos que condicionam a agricultura: objetivo de produção
Quando a produção se destina ao autoconsumo, as explorações são geralmente de menor dimensão e, muitas vezes, continuam a utilizar técnicas mais artesanais. Se a produção se destina ao mercado, as explorações tendem a ser de maior dimensão e mais especializadas em determinados produtos, utilizando tecnologia moderna, o que contribui para uma maior produtividade do trabalho e do solo.
Fatores físicos e humanos que condicionam a agricultura: políticas agrícolas
Orientações e medidas legislativas –, quer nacionais quer comunitárias (U.E), são atualmente fatores de grande importância, uma vez que influenciam as opções dos agricultores relativamente aos produtos cultivados, regulamentam práticas, como a utilização de produtos químicos, incentivos financeiros, apoiam a modernização das explorações, etc.
Fatores físicos e humanos que condicionam a agricultura: Passado histórico
É um dos fatores que permite compreender a atual ocupação e organização do solo. Aspetos como a maior ou menor densidade populacional e acontecimentos ou processos históricos refletem‐se, ainda hoje, nas estruturas fundiárias.
Os problemas estruturais da agricultura portuguesa
→ Solos pouco férteis
→ Irregularidade na distribuição da precipitação
→ Predomínio das técnicas e tecnologias tradicionais
→ As características da população agrícola