As disponibilidades hídricas- águas subterrâneas Flashcards
Significado de aquíferos
Os aquíferos são as águas subterrâneas que constituem importantes reservas hídricas, formadas pelas águas que circulam ou se acumulam no subsolo, a diferentes profundidades, em formações geológicas permeáveis, alimentadas, fundamentalmente, pela infiltração da água da precipitação.
Tipos de aquíferos
Poroso
Cársico
Fissurado
Aquífero poroso
- > a água circula através de poros;
- > as formações geológicas podem ser detríticas (exemplos, areias limpas), por vezes consolidadas por um cimento (exemplos, arenitos, conglomerados, etc.);
Aquífero Fissurado
- > a água circula através de fraturas ou pequenas fissuras;
- > as fissuras podem ser formadas por granitos, gabros, filões de quarto, entre outro;
Aquífero Cársico
- > a água circula em condutas que resultaram do alargamento de fraturas das rochas, por dissolução;
- > as formações são constituídas por diversos tipos de calcários;
Fatores que influenciam a produtividade aquífera
A importância dos recursos hídricos subterrâneos, assim como a produtividade aquífera, depende da precipitação e das características das formações geológicas, especialmente no que diz respeito à sua permeabilidade, propriedade que condiciona a infiltração das águas.
Significado de Produtividade aquífera
quantidade de água que é possível extrair continuamente de um aquífero, sem afetar as reservas de água existentes ou a sua qualidade.
Significado de Permeabilidade
Capacidade de uma rocha ser atravessada pela água.
A distribuição dos recursos hídricos subterrâneos, em Portugal continental, está intimamente associada às características geológicas do território (permeabilidade e porosidade das rochas), condicionando a produtividade aquífera. As unidades geomorfológicas que compõem o território nacional correspondem às unidades hidrogeológicas com algumas características
- o Maciço Antigo, constituído essencialmente por rochas magmáticas (granitos e xistos), pouco permeáveis, tem poucos aquíferos e pouco produtivos;
- as orlas Sedimentares Ocidental e Meridional, apresentando na sua constituição rochas sedimentares detríticas e calcárias, dispõem de aquíferos porosos e cársicos e de uma produtividade que, sendo variável, é, contudo, maior na Orla Ocidental do que na orla Meridional;
- a Bacia Sedimentar do Tejo e do Sado, constituída por rochas sedimentares detríticas, muito permeáveis, forma a unidade hidrogeológica mais importante do país, pela superfície que ocupa e pela produtividade aquífera;
Vantagens dos aquíferos
Os aquíferos apresentam, regra geral, vantagens relativamente às águas de superfície. O escoamento subterrâneo é pouco afetado pela evaporação, o que se traduz numa menor variabilidade ao longo do ano. Por outro lado, a qualidade das águas é maior, uma vez que, ao infiltrar-se, a água vai sendo filtrada naturalmente.
Quais os condicionalismos dos recursos hídricos disponíveis nos arquipélagos
Nas regiões autónomas, os recursos hídricos disponíveis são fortemente condicionados pela origem vulcânica das formações rochosas.
Porque é que os Açores têm uma grande dependência de recursos hídricos subterrâneos
As ilhas dos Açores são um exemplo da dependência de recurso hídricos subterrâneos, uma vez que o escoamento superficial se realiza, com frequência, sob a forma torrencial e os lagos, embora representando reservas estratégicas da água, inserem-se em pequenas bacias endorreicas, cujo escoamento superficial, carregado de fertilizantes, contribui para a eutrofização das águas. Como consequência da elevada precipitação anual registada, os aquíferos, apesar de serem numerosos e de apresentarem elevados valores de recarga, constituem reservas relativamente baixas, pois são de pequenas dimensões.
O que são águas minerais
As águas minerais são, de regra geral, águas de circulação profunda e/ou de circuito hidrogeológico longo, de que resultaram mineralizações totais ou determinadas características (pH, sulfuração, CO2…) diferentes dos valores correntes ou temperaturas claramente mais altas do que a temperatura média do ar.
Como se considera uma água como sendo termal
Se numa nascente, a água brotar a uma temperatura superior à do ambiente da região, conservando essa temperatura constante ao longo do ano, pode ser considerada como água termal. Este tipo de água é, normalmente, rico em sais minerais ou gases dissolvidos, que lhe conferem propriedades medicinais.
Onde se localizam as principais ocorrências de águas termais
As principais ocorrências de águas termais localizam se predominantemente no Norte e Centro do país, devido às suas características geológicas e estruturais que a distinguem das restantes zonas, como a existência de várias falhas ativas. Logo, o principal motivo relaciona se com as falhas tectónicas, como a falha de Penacova-Régua-Verin.