endocrinologia da menstruação Flashcards
O que é o ciclo menstrual e quanto tempo dura?
Ciclo menstrual é o período que começa no primeiro dia de menstruação e vai até o dia que antecede a próxima menstruação. Dura de 24 a 38 dias.
Como saber o dia da ovulação e a semana fértil?
O dia em que acontece a ovulação é a quantidade de dias do ciclo subtraindo 14. Ou seja, por exemplo, se o ciclo durar 28 dias, o dia da ovulação será no dia 14. A semana fértil gira em torno dia da ovulação, ou seja, se for no dia 14, será três dias antes e depois. Então será dia 10,11,12,14(ovulação), 15, 16 e 17.
Quais são as fases do ciclo menstrual?
Antes da ovulação:
A primeira fase é a folicular (no que se refere ao ovário) OU Proliferativa (no que se refere ao endométrio).
Após a ovulação:
A segunda fase dura de 12 a 14 dias e é lútea (para o ovário) OU secretora (para o endométrio).
Quando o hipotálamo produz o GnRH e estimula a hipófise anterior através do sistema porta-hipofisário, quais hormônios são liberados? E como se chama o sistema de circulação desses hormônios no sentido SNC-hipófise e o que significa? Existe alguma exceção?
A hipófise produz pelo GnRH: FSH, LH. E o nome do sistema é retrocontrole, que quer dizer que o hipotálomo está liberando neuro-hormônios que fazem a hipófise liberar outros hormônios. A exceção é a dopamina, que ao ser liberada pelo hipotálamo vai fazer a hipófise parar de produzir prolactina.
O que um análogo do GnRH (gonadotrofina) pode fazer?
O análogo goserelina pode ajudar mulheres com mioma, que sangram excessivamente. Outros análogos podem ser usados para impedir a menarca precoce e promover um crescimento normal.
Qual a função da hipófise no ciclo menstrual?
Produzir, armazenar as gonadotrofinas que são o FSH e o LH.
O que faz as gonadotrofinas (FSH e LH)?
regulam a concentração de estradiol e progesterona, que são importantes no ciclo menstrual.
O que FSH e LH tem em comum e de diferente?
Em comum, eles são produzidos juntos e constantemente durante o ciclo menstrual, além de ambos terem subunidades alfa, o que os diferencia é a beta.
Qual a relação do TRH (hormônio tireoidiano) e da dopamina em relação à prolactina (liberada constantemente pela hipófise) e porque devemos dosar a prolactina pela manhã?
O TRH faz a hipófise produzir mais prolactina enquanto a dopamina inibe a prolactina, que deve ser dosada pela manhã porque é quando a dopamina está mais baixa.
Se a mulher estiver com amenorreia (ausência do sangramento mensal), quais hormônios são obrigatoriamente dosados?
TSH (produzido através do TRH) e prolactina (sempre pela manhã).
O que são folículos primordiais e eles precisam dos hormônios gonadotróficos (FSH e LH) para crescerem? e quando crescem, o que se tornam?
São a primeira fase folicular dos óvulos, ou seja, são folículos imaturos que possuem apenas uma camada de células da granulosa, que existem na menina desde o período intraútero e não precisam do FSH e do LH para crescerem. Quando crescem se tornam folículos primários.
Os folículos primários precisam do estímulo hormonal da hipófise para que haja o crescimento, que é o aumento do número das células da granulosa. Explique a evolução dos folículos e como isso implica na perda de folículos.
Cada ciclo estimula cerca de 20-30 folículos, mas apenas um se torna o dominante/rei, o que significa que os demais são degradados e perdidos.
A evolução dos folículos se dá da seguinte maneira:
Primordial->primário->secundário->pré-antral-> antral -> dominante (onde os demais folículos são dispensados) -> pré ovulatório.
O hormônio produzido durante o crescimento dos folículos (formação de mais camadas granulosas) é o estrogênio. Em que fase da evolução dos folículos há mais alta produção desse hormônio e o que ele produz e com qual função?
A fase em que o estrogênio mais é produzido é na antral inicial e sua função é produzir o antro que é um líquido que envolve o óvulo com sua carga genética.
Antes de haver um folículo dominante, todos os 20-30 folículos antrais podem ser vistos pelo ultrassom transvaginal. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Explique a Teoria das duas células.
Essa teoria diz que há duas camadas de células no folículo:camada das células da Teca e camada das células da granulosa.
Explique o que é células da Teca e sua função.
As células da teca são mais externas (superficiais) e produzem colesterol que é transformado em hormônios androgênios (androstenediona e testosrona) ao entrarem em contato com o LH. Esses androgênios passam pela difusão e chegam na camada das Células da Granulosa.
Dica: as células da TEca são estimuladas pelo LH e produzem Androênios (TELHA).
explique o que é células da granulosa e sua função.
células da granulosa é uma camada mais interna que ao ser estimulada pelo FSH, transforma os androgênios da camada teca em estrogênio através de um processo de aromatização (ação da enzima aromatase). Esse estrogênio faz o antro (o líquido intercelular) que torna os folículos maiores até que um deles rompa e libere o óvulo
Dica: células GRAnulosa estimuladas pelo Fsh fazem os EStrogênios (GRÃo de FESTa)
Quais os três estrogênios produzidos pela camada das células da granulosa?
Lembre que existe estrogênio produzido pelo feto que fica no sangue da mãe até pouco após do parto. Que estrogênio é esse e em que parte do feto é produzido?
Estrona (E1), estradiol (E2-> o mais potente) e estriol (E3).
O E4 é o estetrol e é produzido no fígado do feto.
O que é o corpo lúteo, como é produzido e qual sua função?
Após a liberação do óvulo, o folículo rompido se torna o corpo lúteo através do LH e sua função é produzir hormônios que favoreçam a gravidez (especialmente progesterona que é pró-gestação), caso haja. Se não houver fecundação, ele se degrada.
Lembre-se que o FSH e o LH são produzidos juntos e constantemente, mas em quantidades diferentes.
Considerando as fases da evolução do folículo e do ciclo menstrual, explique como o FSH se comporta.
O FSH está alto no primeiro dia de menstruação porque um novo folículo tem que crescer (ele que produz o antro, lembra?) -> é um relacionamento abusivo, ele queria que acontecesse a fecundação, mas como não aconteceu, ele tem esperança e tenta de novo e assim se repete o ciclo. Quando chega o período pré-ovulatório (o folículo dominante está para romper e liberar o óvulo), ele aumenta, porque se empolga com a possibilidade da fecundação acontecer.
Lembre-se que o FSH e o LH são produzidos juntos e constantemente, mas em quantidades diferentes.
Considerando as fases da evolução do folículo e do ciclo menstrual, explique como o LH se comporta.
O LH é menos esperançoso que o FSH. No primeiro dia de menstruação, ele está mais baixo, pois sabe que não houve fecundação. No entanto, durante a pré-ovulação, ele volta a ter esperança quando vê o esforço do seu companheiro FSH e faz um pico para formar o corpo lúteo que produzirá progesterona logo após o FSH não desistir e fazer o rompimento do folículo dominante que libera o óvulo (período de ovulação). Depois, ele sofre uma queda pois acredita já ter feito seu trabalho.
Enquanto o FSH e o LH lidam com suas expectativas e frustrações, como se comporta o estradiol? e a progesterona?
O estradiol é baixo no inicio, pois o LH tá sem esperança ainda e não fez os androgênios para se tornarem estradiol. Mas quando o LH recupera sua esperança ao ver o FSH não desistir, no período pré-ovulatório, os androgênios são transformados em estrogênios e o estradiol sobe e começa a fazer mais antro para romper o folículo e liberar o óvulo (para a mulher ovular). Quando ela wstá prestes a ovular, o estradiol desce, satisfeito pelo seu trabalho.
Enquanto o FSH e o LH lidam com suas expectativas e frustrações, como se comporta a progesterona?
A progesterona (pró-gestação) é baixa no inicio (fase folicular), pois ainda não sabe se houve fecundação e os folículos ainda estão se preparando para gerar a ovulação. Quando ocorre a ovulação, o corpo lúteo se forma pelo LH e passa a produzir a progesterona, que, feliz, acredita ter acontecido a fecundação, então passa a preparar o útero para a fixação do embrião no útero. No entanto, se a fecundação não acontece, a progesterona baixa tanto que se vinga, gerando a descamação do endométrio (menstruação).
Quais são os outros hormônios produzidos pelo ovário na fase folicular?
inibinas, que tem a função de inibir o FSH.
Inibina A: produzido na fase lútea, pelo corpo lúteo (quando a progesterona tá em alta pela ação do LH), pois o FSH já fez seu trabalho de fazer estrogênio que faz o antro).
Inibina B: age antes da ovulação e é produzida na camada das células da granulosa na fase folicular, pois quer um “chega pra lá” no FSH para que o LH possa fazer seu pico.