Amenorreia Flashcards
O que é amenorreia e como pode ser classificada?
É a ausência de menstruação em mulher no período menacme (período reprodutivo). Pode ser primário (sem menarca, nunca menstruou) ou secundário (já menstruou mas está há 3 ciclos sem menstruar).
Também pode ser classifcada em permanente, transitório ou intermitente.
Entender o eixo hormonal da amenorreia nos faz identificar a etiologia dessa condição. Para facilitar esse entendimento, há quatro compartimentos. Quais são eles e com qual parte do corpo feminino se relaciona?
Compartimento 4: hipotálomo.
Compartimento 3: hipófise
Compartimento 2: Ovários
Compartimento 1:Útero e vagina.
Quando a etiologia está relacionada ao hipotálomo (compartimento 4), quais consequências a paciente pode ter?
- Hipogonadismo hipogonadotrófico. (hipergonadismo não existe)
Isso gera:
-Atraso da puberdade (menarca tardia).
-Deficiência de GnRH (gera a síndrome de kallmann)
-amenorreia hipotalâmica funcional: o GnRH não estimula a hipófise
Quando a etiologia está relacionada à hipófise (compartimento 3), quais consequências a paciente pode ter?
-adenomas hipofisários
-hipopituitarismo: hipófise não se desenvolve
-síndrome de sheehan
Quando a etiologia está relacionado aos ovários (compartimento 2), quais consequências a paciente pode ter?
-Disgenesia gonodal (ovário nasce deficiente ou possui dificuldade de gerar folículos).
-SOP
-Insuficiência ovariana primária.
Quando a etiologia está relacionada ao útero e vagina (compartimento 1), quais consequências a paciente pode ter?
-Criptomenorreia-> quando o fluxo menstrual não desce.
-Agenesia útero-vaginal-> paciente nasce sem útero e vagina.
-aderência-> paredes do útero ficam aderidas.
Para entender o compartimento 4 (hipotálamo), é preciso entender o compartimento 3 (hipófise). Por que?
Porque o hipotálomo produz GnRH que é o precursor do FSH e do LH que são sintetizados na hipófise.
Uma das consequências da amenorreia por etiologia do compartimento 4 é o atraso constitucional de desenvolvimento e crescimento. Que tipo de amenorreia é nesse caso (primária ou secundária), porque acontece e quais as repercussões fisiológicas?
É primária, ou seja, a menina nunca menstruou. isso acontece pelo baxo estímulo hipotalâmico na hipófise. As repercussões são hipogonadismo hipogonadotrófico que leva à hipofunção ovariana.
Existe um diagnóstico diferencial para o atraso constitucional de desenvolvimento e crescimento. Qual seu nome e como se difere?
É a síndrome de kallmann que ocorre pela deficiência congênita de GnRH (precursor do FSH e LH) e sua principal característica é a anosmia (ausência de olfato).
A síndrome de kallmann é uma deficiência congênita do GnRH, causada pelo gene KAL1. Essa condição gera a ausência total ou parcial do nervo olfatório. De que maneira essa situação acaba se tornando uma causa de amenorreia?
Quando o embrião sofre uma alteração anômala no desenvolvimento neurológico do nervo olfatório, ele também atinge os neurônios responsáveis pelo GnRH, gerando uma deficiência de GnRH que é o precursor do FSH e do LH, que são responsáveis por estimular o ovário.-> hipogonadismo hipogonadotófico, ou seja, as gônadas não recebem estímulo e também não produzem hormônios.
Na síndrome de kallmann, ocorre que tipo de amenorreia?
Primária, ou seja, sem menarca com FSH e LH baixos de maneira permanente.
A amenorreia hipotalâmica funcional (AHF) é um diagnóestico de exclusão e é a forma mais comum de amenorreia primária e secundária em ADOLESCENTES. Ocorre por uma supressão do eixo-hipotálamo-hipófise. Quais causas levam à essa condição?
défict de energia devido à estresse, perda de peso (desnutrição), exercícios excessivos ou alimetação desordenada (anorexia).
O comparitmento 3 está relacionado à hipófise (produtarora de FSH e LH). Cite a patologia mais comum em amenorreia que são originadas por ela e que podem causar amenorreia e que tipo de amenorreia?
Adenoma hipofiário (prolactinoma): esse turmor gera prolactina em excesso e constantemente, tornando a dopamina necessária pois ela inibe toda essa quantidade de prolactina. Além da amenorreia, o excesso de prolactina gera galactorréia (saída de leite bilateralmente).
O que é PANHIPOPITUITARISMO (síndrome de sheehan) e o que causa essa condição?
HIPOPITUITARISMO é quando a hipófise sofre uma necrose pela perda excessiva de sangue (choque hemorrágico), o que causa perda toral ou parcial da pituitária (hipófise). Como consequência a mulher faz amenorreia secundária. Tem o PAN no nome devido aos demais distúrbios que ocorrem pela perda da hipófise: atinge tireoide, suprarrenal e etc.
Diferença de hipogonadismo hipogonadotrófico e hipogonadismo hipergonadotrófico?
hipogonadismo hipogonadotrófico é a atrofia de das gônadas, pois nem elas são estimuladas, nem estimulam. Enquanto o hipogonadismo hipergonadotrófico é quando há o estímulo, ou seja, FSH e LH aumentam porém o ovário não responde (sem feedback negativo).
O compartimento 2 (ovários) sofrem influência da síndrome de TURNER. De que maneira?
A sd. de Turner é uma ausência total ou parcial do cromossomo X, que leva à amenorreia primária pois o ovário não responde ao estimulo hipofisário, levando à hipogonadismo hipergonadotrófico.
quais são os sinais e sintomas da sd. de Turner?
Baixa estatura, pescoço alado (muitas dobras) palato em ogiva, hipertelorismo mamário (mamilos separados), implantação baixa de cabelos.
A insuficiência ovariana primária (IOP) é consequência da sd. de Turner, que por sua vez, afeta os ovários (compartimento 2). Qual o tipo de amenorreia e quais os sintomas:
amenorréia secundária com hipogonadismo hipergonadotrófico (FSH e LH) -> sintomas de cilmatério (fogachos, secura vaginal), risco cardiovascular e osteoporose.
Como a síndrome dos ovários policísticos afeta a menstruação e quais os critérios para o diagnóstico( Rotterdam) ?
É diagnóstico de exclusão ou seja, pesquisar outras causas de irregularidade menstrual primeiro. É produzido em excesso os hormônios androgênos: a androstenediona e a testosterona. Os critérios de (presença de 2 em 3) são: irregularidade menstrual, hiperandroginismo (clínico ou/e bioquímico) e ovários policísticos.
O compartimento 1 (útero e vagina) é causa de amenorreia por mal formações. O que é criptomenorreia e quais suas causas?
É conhecida como menstruação escondida, pois o sangue não sai pelo canal vaginal, o que pode acontecer pelo hímen imperfurado ou pela existência de um septo transverso na vagina. O sangue não sai e há dor.
O compartimento 1 (útero e vagina) é causa de amenorreia por mal formações. Dito isso, o que é a síndrome MAYER-ROKITANSKY-KUSTER-HAUSER (agenesia útero-vaginal/agenesia muelleriana)?
É quando a porção muelleriana da vagina não se desenvolve corretamente durante o período embrionário. Isso faz com que não haja útero, trompas e terço superior da vagina.
O que diferencia o septo vaginal transverso da síndrome MAYER-ROKITANSKY-KUSTER-HAUSER?
diferencia-se do septo porque no caso do septo, tem a parte superior da vagina, ela só está “bloqueada” pelo septo enquanto na síndrome MAYER-ROKITANSKY-KUSTER-HAUSER, essa parte da vagina não existe, tornando o canal vaginal mais curto (o normal é 8 cm , nesse caso, tem 3)
Como ocorre a síndrome de Morris? E como se diferencia da agenesia muelleriana?
agenesia útero-vaginal ocorre em indivíduos XX, enquanto a síndrome Morris Acontece porque o embrião XY não responde ao estímulo da testosterona. Nos testículos do feto XY é produzido o AMH (hormônio anti-muelleriano), que inibe os hormonios femininos e produz os masculinos.
Quais as consequências da síndrome de Morris?
A mulher nasce com a vagina curta com fundo cego, ausência de útero e tubas uterinas, pilificação escassa ou ausente. Os testículos ainda existem e ficam na região inguinal ou labial, mas não fazem espermatozóides. Essas mulheres tem tanta testosterona quanto um homem.