ENDOCRINO: TIREOIDE Flashcards
Hipotireoidismo está associado a hipercolesterolemia por aumento de LDL e hipertrigliceridemia.
.
A produção de prolactina pode estar aumentada no hipotireoidismo PRIMARIO por estímulo do TSH, justificando a ocorrência de amenorreia em pacientes com hipotireoidismo.
.
São sintomas do hipotireoidismo: ganho de peso, pele infiltrada, parestesia, letargia, rouquidão e constipação intestinal
.
São sintomas do hipertireoidismo: sudorese aumentada, pele quente, edema periorbital e ginecomastia (por alteração no balanço de estrogênio e testosterona)
.
amiodarona pode provocar tanto hipotiroidismo quanto tirotoxicose por mecanismos distintos
.
O hipotireoidismo induzido por amiodarona é mais comum e o paciente pode manter a medicação associando levotiroxina.
.
Anti-TPO é um marcadorde autoimunidade.
.
O anti-TPO (antitireoperoxidase) está presente em 80% dos casos de doença de Graves e 95% nos casos de doença de Hashimoto.
.
A dosagem do TSH em amostra de papel de filtro (teste do pezinho) deve ser realizada entre o 3º e 5º dia de vida pela alta taxa de falso-positivos se coletado nas primeiras 48 horas.
.
O hipotireoidismo congênito (HC) O tratamento com levotiroxina deve ser iniciado o mais precocemente possível, idealmente antes de 14 dias de vida, de modo a prevenir sequelas neurológicas.
.
Medicamentos que causam hipotireoidismo central
dopamina / dobutamina
corticoide
octreotide
Uma criança de 6 anos de idade, portadora de Síndrome de Down, apresenta na avaliação laboratorial tireoidiana de rotina os seguintes resultados: anticorpo anti-peroxidase positivo, anticorpo anti-tireoglobulina positivo, T4 livre = 1,2 µg/dL (normal de 0,7 a 1,9), TSH ultrassensível = 4,8 mUI/L (normal de 0,2 a 4,5). Em relação ao diagnóstico e à conduta, assinale a alternativa CORRETA:
Tireoidite autoimune com hipotireoidismo sub-clínico – repetir T4 livre e TSH ultrassensível em 3 a 6 meses.
Paciente com diagnóstico de hipotireoidismo subclínico deve necessariamente ter as seguintes alterações nos exames de função da tireóide:
T4 livre normal e TSH elevado.