Endocitose e Lisossomos Flashcards
Quais são os dois principais tipos de endocitose e quais suas diferenças?
A endocitose, de modo geral, é o transporte de macromoléculas ou de partículas, ou seja, coisas “grandes”.
- Endocitose/Pinocitose.
É o transporte de macromoléculas - proteínas grandes, polissacarídeos etc. - em vesículas com meio aquoso. - Fagocitose.
A fagocitose é o transporte de partículas (grandes), como bactérias e células mortas. A fagocitose depende da formação de pseudópodes por meio dos microfilamentos de actina.
O que é, de modo geral, endocitose seletiva?
A endocitose/pinocitose seletiva é o englobamento/transporte de macromoléculas específicas dissolvidas em água mediado por proteínas transmembranicas do tipo receptores específicos.
A macromolécula específica se liga ao seu receptor específico. Este receptor irá se conectar, por meio de uma adaptina, a uma clatrina - proteína que irá revestir a vesícula de pinocitose.
Lembrando que esse processo ocorre na membrana plasmática. As macromoléculas ligadas ao receptor veem do meio extracelular e se conectam na clatrina, que forma o pit. O pit é causado pela clatrina e é uma depressão na MP.
Como o colesterol circula pelo sangue? Explique o HDL e o LDL.
O colesterol é uma molécula lipídica, portanto, precisa ser agregado com moléculas de fosfolipídeos envolvidos por uma capa proteica. A capa proteica (hidrofílica) permite a circulação no sangue.
- HDL (lipoproteína de alta densidade).
É um tipo de agregado lipoproteico que transporte o colesterol no sangue. Como ele possui mais proteína do que colesterol e fosfolipídeos, é mais denso, o que facilita seu transporte no sangue e impede que ele se agregue nos vasos sanguíneos. - LDL (lipoproteína de baixa densidade).
É um tipo de agregado lipoproteico que transporte o colesterol no sangue. Como ele possui menos proteína do que colesterol e fosfolipídeos, é menos denso, o que dificulta seu transporte no sangue e facilita a formação de agregados nos vasos sanguíneos.
Explique o transporte de colesterol na forma de LDL por endocitose seletiva.
O LDL precisa ser absorvido pelas células para não agregar nos vasos sanguíneos e para que seus componentes sejam quebrados e reutilizados.
1 - Primeiramente, o LDL se liga ao receptor de LDL que irá se conectar por meio da adaptina à clatrina. A clatrina irá causar a depressão da membrana plasmática (PIT).
2 - A vesícula irá ser formada e transportada pelo citoesqueleto. A clatrina é liberada da vesícula e volta para a MP para ser reutilizada.
3 - A vesícula de pinocitose se funde a um endossomo precoce, o endossomo precoce se funde a um endossomo tardio que, por sua vez, amadurece em um lisossomo maduro.
4 - O lisossomo maduro degrada o LDL em colesterol, fosfolipídeos e aminoácidos úteis à célula (liberados no citosol).
O que é endocitose/pinocitose não seletiva?
A pinocitose não seletiva é não específica e não depende de proteínas receptores. É o englobamento de macromoléculas dissolvidas em água de maneira não seletiva.
A pinocitose não seletiva pode ou não depender de clatrina para fazer a invaginação.
A pinocitose não seletiva também irá formar um lisossomo maduro que irá degradar o conteúdo.
O que é macropinocitose e macropinocitose?
Ambas são tipos de endocitose não seletiva.
- Micropinocitose.
A micropinocitose forma vesículas muito pequenas de pinocitose não seletiva. As cavéolas, que utilizam das caveolinas, são exemplos de vesículas de micropinocitose. - Macropinocitose.
Na macropinocitose são criadas vesículas maiores. Ao invés de invaginacoes, a macropinocitose utiliza de projeções do citoesqueleto de actina na forma de ondas. Os glóbulos brancos, como macrófagos e as células dendríticas, utilizam desse mecanismo para testar a presença de antígenos.
Qual a importância do ciclo endocitose exocitose?
Regula e mantém o tamanho constante da membrana plasmática.
O que é fagocitose e para que ela serve em protozoários e em animais?
A fagocitose é absorção de partículas (bactérias, células mortas) pela célula. Para que a fagocitose ocorra, é necessária que haja a formação de pseudópodes pelos microfilamentos de actina. Em protozoários, serve como alimentação; em animais, serve como defesa em macrófagos e células dendríticas.
Descreva o passo a passo do transporte de partículas por fagocitose.
1 - Primeiramente haverá o reconhecimento da bactéria (por exemplo) por meio do glicocálice da célula fagocitária.
2 - O reconhecimento da bactéria irá ativar a formação dos pseudópodes (microfilamentos de actina) que irão englobar a bactéria como braços.
3 - A fusão das extremidades dos pseudópodes irá formar o fagossomo (vacúolo digestivo) que é transportado do meio intracelular pelos microtúbulos.
4 - O fagossomo irá se fundir com um endossomo precoce que irá se fundir com um endossomo secundário que, por sua vez, irá amadurecer em um fagolisossomo.
5 - O fagolisossomo irá degradar os componentes da bactéria, os quais serão reaproveitados ou exocitados.
Quais os tipos de endocitose?
Pinocitose seletiva, pinocitose não seletiva e fagocitose.
O que é um lisossomo? Explique o que são hidrolases ácidas, onde são sintetizadas e como elas agem.
É uma organela membrana responsável pela digestão intracelular. Os lisossomos são formados por uma bicamada lipídica e diversas hidrolases ácidas. As hidrolases ácidas são enzimas digestivas que hidrolisam moléculas em meio ácido. Ou seja, fazem a quebra de moléculas em meio aquoso e ácido (pH 4,0 - 5,0). Existem diversas hidrolases ácidas com substratos específicos (proteases, lipases etc.).
As hidrolases ácidas são sintetizadas no RER e no C. de Golgi.
Como ocorre a transformação do endossomo precoce em lisossomo maduro?
1 - O endossomo precoce (pH 6,5) se funde com uma vesícula com direcionamento lisossomal e pode ou se transformar em endossomo tardio ou se fundir com outros endossomos tardios pré-existentes.
2 - O endossomo tardio irá amadurecer por meio das bombas de hidrogênio presentes em sua biomembrana. Essas bombas de hidrogênio importam H+ para o interior do endossomo, com gasto energético, acidificando o meio.
3 - Como as hidrolases ácidas apenas agem em pH 4,0 - 5,0, elas ficam retidas na bicamada lipídica do endossomo tardio até que o pH esteja correto.
4 - Quando o pH é ideal, as hidrolases ácidas são soltas e o endossomo tardio se amadurece em lisossomo.
O que protege os lisossomos de se auto digerirem?
A elevada quantidade de glicoproteínas presentes na face interna da bicamada lipídica lisossomal.
O que ocorre caso haja rompimento de um lisossomo?
Apenas um lisossomo não irá causar malefícios à célula, pois o pH não irá se alterar e as hidrolases ácidas não irão atuar em meio não ácido.
O que é autofagia? Como esse processo é regulado?
É o processo natural de destruição de macromoléculas e organelas velhas. Esse processo é regulado por proteínas de autofagia. Então, o C. de Golgi produz lipídeos que formam uma membrana de autofagia na organela/macromolécula alvo. Assim, há a formação de um autofagossomo. O autossomo irá se fundir com um lisossomo que, então, irá degradar o organela/macromolécula e reutilizar seus produtos.
Processo de reciclagem.