Citoesqueleto (P1) Flashcards
Quais são os grandes grupos de proteínas que formam o citoesqueleto em ordem crescente?
Filamentos de Actina, Filamentos Intermediários e Microtúbulos.
O que é o citoesqueleto e suas funções básicas?
Rede de filamentos e túbulos que se estende do núcleo para a membrana plasmática, responsável pela sustentação, deslocamento de vesículas e organelas e movimento celular.
Como é a estrutura de um microtúbulo?
Um microtúbulo é um polímero de alfa e beta tubulina (uma proteína). Os microtúbulos são ocos. Além disso, eles possuem instabilidade dinâmica (polimerizam e despolimerizam caso não haja algo para estabilizá-los).
Quais são as funções dos microtúbulos?
Formação do fuso mitótico; transporte intracelular de vesículas; determinação da posição de organelas; formação de cílios, flagelos e centríolos.
Porque microtúbulos são polares?
Microtúbulos possuem uma região + e uma região -. A região - fica dentro do centrossomo e estável. A região + é instável e sofre constantes processos de polimerização e despolimerização.
Porque os microtúbulos apresentam instabilidade dinâmica?
A adição de dímeros de alfa e beta tubulina ocorre na região + dos microtúbulos, onde o microtúbulo é constantemente polimerizado, pela adição e despolimerizado, pela retirada destes dímeros. Para que os dímeros sejam adicionados é necessário que estejam ligados a uma molécula energética chamada de GTP. A hidrólise da GTP, por outro lado, leva a despolimerização.
O que controla o crescimento do microtúbulo?
A hidrólise do GTP.
O que é centrossomo?
É uma nuvem proteica próxima ao núcleo onde estão guardados os centríolos. É essa região que controla o número, localização e orientação dos microtúbulos. Centrossomos são centros organizadores de microtúbulos.
Qual o outro tipo de tubulina encontrada no centrossomo?
A gama tubulina, que é a tubulina que dá início à polimerização do microtúbulo.
O que pode estabilizar a instabilidade dinâmica de MT?
Algumas drogas, como o taxol (estabilizadora); e também algumas proteínas, como as proteínas de associação a microtúbulos (MAPs).
Quais estruturas de microtúbulos dependem que o MT esteja estabilizado?
Os trilhos de transporte intracelular, por exemplo, precisam estar estáveis e estabilizados.
Quais são as proteínas motoras associadas a microtúbulos e o que elas fazem?
Cinesina e dineína. A cinesina transporta vesículas da extremidade menos para a extremidade mais. Já a dineína transporta vesículas da extremidade mais para a extremidade menos. Elas utilizam os microtúbulos como trilhos. A dineína também realiza o movimento flagelar e ciliar.
Qual o papel de microtúbulos na divisão celular?
Formam o fuso mitótico.
Quais são os tipos de microtúbulos envolvidos no fuso mitótico?
Microtúbulos astrais (instáveis); microtúbulos do cinetócoro (instáveis); microtúbulos interpolares (estabilizados por proteínas).
O que é cinetócoro?
Cinetócoro é uma espécie de “disco de proteínas”, localizado no centrômero. É um complexo proteico do centrómero que medeia a ligação dos cromossomos ao microtúblo cinetocoro, promovendo a captura e o transporte dos cromossomos.
Qual o mecanismo da taxol sobre os MT?
A taxol é uma droga estabilizadora de microtúbulos. Logo, pode ser utilizada como quimioterápica, pois impede a divisão celular (antimitótica). A divisão celular depende de microtúbulos instáveis, como os microtúbulos do cinetócoro. O problema é que essa droga também prejudica células saudáveis.
Quais são as estruturas formadas por microtúbulos?
Centríolos, corpúsculos basais, flagelos e cílios.
Qual a estrutura de um centríolo? Onde ficam os centríolos e qual sua função?
Os centríolos são formados por 9 trincas de MT. Eles ficam localizados em pares paralelos dentro do centrossomo. Os centríolos têm como principal função a separação do material genético na divisão celular.
Qual a diferença entre centríolos e corpúsculos basais?
Corpúsculos basais possuem a mesma estrutura de centríolos (9 trincas de MT). Porém, se localizam sob a membrana plasmática, formando cílios e flagelos.
O que é um axonema?
É a unidade contrátil de flagelos e cílios. É formada por 9 pares de MT e um par central. Além de proteínas motoras como a dineína.
Qual a proteína assessora que dá o movimento a cílios e flagelos?
Dineína.