Citoesqueleto (P1) Flashcards
Quais são os grandes grupos de proteínas que formam o citoesqueleto em ordem crescente?
Filamentos de Actina, Filamentos Intermediários e Microtúbulos.
O que é o citoesqueleto e suas funções básicas?
Rede de filamentos e túbulos que se estende do núcleo para a membrana plasmática, responsável pela sustentação, deslocamento de vesículas e organelas e movimento celular.
Como é a estrutura de um microtúbulo?
Um microtúbulo é um polímero de alfa e beta tubulina (uma proteína). Os microtúbulos são ocos. Além disso, eles possuem instabilidade dinâmica (polimerizam e despolimerizam caso não haja algo para estabilizá-los).
Quais são as funções dos microtúbulos?
Formação do fuso mitótico; transporte intracelular de vesículas; determinação da posição de organelas; formação de cílios, flagelos e centríolos.
Porque microtúbulos são polares?
Microtúbulos possuem uma região + e uma região -. A região - fica dentro do centrossomo e estável. A região + é instável e sofre constantes processos de polimerização e despolimerização.
Porque os microtúbulos apresentam instabilidade dinâmica?
A adição de dímeros de alfa e beta tubulina ocorre na região + dos microtúbulos, onde o microtúbulo é constantemente polimerizado, pela adição e despolimerizado, pela retirada destes dímeros. Para que os dímeros sejam adicionados é necessário que estejam ligados a uma molécula energética chamada de GTP. A hidrólise da GTP, por outro lado, leva a despolimerização.
O que controla o crescimento do microtúbulo?
A hidrólise do GTP.
O que é centrossomo?
É uma nuvem proteica próxima ao núcleo onde estão guardados os centríolos. É essa região que controla o número, localização e orientação dos microtúbulos. Centrossomos são centros organizadores de microtúbulos.
Qual o outro tipo de tubulina encontrada no centrossomo?
A gama tubulina, que é a tubulina que dá início à polimerização do microtúbulo.
O que pode estabilizar a instabilidade dinâmica de MT?
Algumas drogas, como o taxol (estabilizadora); e também algumas proteínas, como as proteínas de associação a microtúbulos (MAPs).
Quais estruturas de microtúbulos dependem que o MT esteja estabilizado?
Os trilhos de transporte intracelular, por exemplo, precisam estar estáveis e estabilizados.
Quais são as proteínas motoras associadas a microtúbulos e o que elas fazem?
Cinesina e dineína. A cinesina transporta vesículas da extremidade menos para a extremidade mais. Já a dineína transporta vesículas da extremidade mais para a extremidade menos. Elas utilizam os microtúbulos como trilhos. A dineína também realiza o movimento flagelar e ciliar.
Qual o papel de microtúbulos na divisão celular?
Formam o fuso mitótico.
Quais são os tipos de microtúbulos envolvidos no fuso mitótico?
Microtúbulos astrais (instáveis); microtúbulos do cinetócoro (instáveis); microtúbulos interpolares (estabilizados por proteínas).
O que é cinetócoro?
Cinetócoro é uma espécie de “disco de proteínas”, localizado no centrômero. É um complexo proteico do centrómero que medeia a ligação dos cromossomos ao microtúblo cinetocoro, promovendo a captura e o transporte dos cromossomos.
Qual o mecanismo da taxol sobre os MT?
A taxol é uma droga estabilizadora de microtúbulos. Logo, pode ser utilizada como quimioterápica, pois impede a divisão celular (antimitótica). A divisão celular depende de microtúbulos instáveis, como os microtúbulos do cinetócoro. O problema é que essa droga também prejudica células saudáveis.
Quais são as estruturas formadas por microtúbulos?
Centríolos, corpúsculos basais, flagelos e cílios.
Qual a estrutura de um centríolo? Onde ficam os centríolos e qual sua função?
Os centríolos são formados por 9 trincas de MT. Eles ficam localizados em pares paralelos dentro do centrossomo. Os centríolos têm como principal função a separação do material genético na divisão celular.
Qual a diferença entre centríolos e corpúsculos basais?
Corpúsculos basais possuem a mesma estrutura de centríolos (9 trincas de MT). Porém, se localizam sob a membrana plasmática, formando cílios e flagelos.
O que é um axonema?
É a unidade contrátil de flagelos e cílios. É formada por 9 pares de MT e um par central. Além de proteínas motoras como a dineína.
Qual a proteína assessora que dá o movimento a cílios e flagelos?
Dineína.
Qual a diferença entre cílios e flagelos?
Eles possuem a mesma estrutura, porém cílios são mais numerosos e menores, enquanto o flagelo é único e alongado.
Qual a estrutura de cílios e flagelos?
9 pares de microtúbulos externos unidos pela proteína nexina e um par de microtúbulos central. A dineína dá o movimento.
Quais são as proteínas que apresentam instabilidade dinâmica no citoesqueleto?
Microfilamentos de actina e microtúbulos.
Do que os microfilamentos de actina são formados?
Os monômeros de actina G (globular) se associam para formar fibras de actina F (fibrilar). As ligações das actinas g dependem de moléculas de ATP.
Como é a polaridade dos microfilamentos de actina?
A actina possui um polo mais e um polo menos. Em ambos os locais ocorre a despolimerização e a polimerização (instabilidade dinâmica).
Quais as funções dos microfilamentos de actina?
Contração muscular; manutenção da forma celular; reforço da membrana plasmática; manutenção da forma de microvilos e estereocílios; manutenção de junções celulares; formação de pontos focais; deslocamento celular (movimento ameboide e fibroblastoide); formação do anel contrátil na divisão celular.
Como é a fase de nucleação de microfilamentos de actina?
A formação de um trímero de actina forma um grupo estável. Esse trímero irá funcionar como um núcleo para a polimerização (adição subsequente de novos monômeros de actina - fase de crescimento - fase de equilíbrio).
Quais funções necessitam da actina instável?
Funções locomotoras, como o movimento ameboide etc.
Quais funções necessitam da actina estável?
Microvilosidades, estereocílios, junções aderentes, adesões focais, fibras musculares (contração muscular).
O que estabiliza os microfilamentos de actina?
Proteínas assessoras.
Qual a consequência ao usar drogas que estabilizam os microfilamentos de actina?
Perda das funções de movimento celular - apoptose.
Quais são as estruturas mantidas por microfilamentos de actina?
Microvilosidades, estereocílios, junções aderentes e adesões focais.
O que é uma microvilosidade?
É uma especialização de membrana mantida por feixes de actina que visa aumentar a superfície de contato. Actina estável por meio de proteínas assessoras.
O que são estereocílios? Onde estão presentes e quais papéis desempenham?
Os estereocílios são prolongamentos imóveis e longos de células que aumentam a superfície de contato da célula. Sua principal função é absorção e secreção, mas podem assumir função sensorial quando associados a cílios sensoriais no ouvido interno. No epidídimo, auxiliam na condução dos espermatozoides, secretando substancias necessárias para essa condução; nas células do ouvido interno, auxiliam na transdução sensorial.
O que são junções aderentes?
São junções célula - célula que ligam os microfilamentos de actina de uma célula com os microfilamentos de actina de outra célula. A proteína transmembrânica envolvida é a caderina. A família das cateninas são as proteínas assessoras.
O que é adesão focal?
É um tipo de junção célula - matriz que liga os microfilamentos de actina do citoesqueleto de uma célula com as proteínas da matriz extracelular. A proteína transmembrânica envolvida é a integrina.
Como se dá o movimento ameboide?
???
Como se dá o movimento fibroblastoide?
???
Ciclose?
???
Qual o papel dos microfilamentos de actina na divisão celular?
Formação do anel contrátil de actina que realiza a citocinese.
Qual a característica especial dos filamentos intermediários?
Eles não possuem instabilidade dinâmica, ou seja, são mais resistentes e mais duráveis dentro os três tipos de proteínas do citoesqueleto.
Qual a principal função dos filamentos intermediários?
Resistencia à tração mecânica quando as células sofrem estiramento.
Como é a formação de um filamento intermediário?
O filamento intermediário tem o aspecto de corda proteica. Oito tetrâmeros de proteínas de fil. intermediário formam o filamento intermediário.
Quais são os tipos de filamentos intermediários?
Citoplasmáticos (queratina, vimentina e neurofilamentos) e nucleares (lâminas nucleares).
O que é queratina e onde a queratina está presente em humanos?
A queratina é um tipo de fil. intermediário citoplasmático. Principalmente na pele (formando uma camada de células mortas de proteção e impermeabilização), nos cabelos e nas unhas.
O que é vimentina e onde pode-se encontrá-la?
Vimentina é um tipo de fil. intermediário citoplasmático. Tecido conjuntivo, células da glia e células musculares.
O que são neurofilamentos e onde podemos encontrá-los?
Os neurofilamentos são um tipo de fil. intermediário citoplasmático. São encontrados no tecido nervoso. Podem ser utilizado como marcadores de neurônios.
O que é a lamina nuclear e qual sua função?
A lâmina nuclear é uma rede de filamentos intermediários de 8 a 10 nm de espessura, compostos por laminas A, B e C, situadas na periferia do nucleoplasma. Suas funções são: ancorar o DNA; e manter a forma do núcleo e dar resistência à membrana nuclear.
O que são laminopatias? Cite um exemplo.
Laminopatias são deficiências na formação de lâminas nucleares. A síndrome de Huntchinson-Gilford é um exemplo de laminopatia.
Quais junções conectam os filamentos intermediários?
Desmossomos: conectam os filamentos intermediários de uma célula com os de outra célula, tendo a caderina como proteína transmembrânica. Hemidesmossomos: conectam os filamentos intermediários de uma célula com as proteínas de matriz extracelular.
Como funciona a epidermólise bulhosa simples?
Mutações no gene de umas das queratinas impedem a fixação correta da epiderme com a lâmina basal. Assim, os hemidesmossomos e desmossomos da pele são defeituosos e não conferem resistência, o que leve a formação de bolhas e feridas.
Como se dá a contração muscular?