Diferenciação Celular Flashcards
O que é diferenciação celular? Em que períodos da vida a diferenciação celular ocorre?
É o processo de especialização das células que passam a exercer funções cada vez mais específicas.
A diferenciação celular se inicia no zigoto, que gera os primeiros blastômeros. Entretanto, a diferenciação celular continua a ocorrer no pós natal e em adultos, nas células tronco adultas.
O que explica a existência de tantas células diferentes (220) com o mesmo DNA?
A expressão gênica é diferente em tipos celulares distintos. Cada tipo celular possui um conjunto e uma quantidade de genes expressados diferentes. Os neurônios, por exemplo, possuem um conjunto específico de genes expressos.
Essa expressão ou não expressão se dá pelo enovelamento ou não de certas partes do DNA (heterocromatina/eucromatina).
Qual a consequência da diferenciação celular?
Formação de células cada vez mais especializadas e eficientes na execução de poucas funções. Dessa forma, essas células se tornam dependentes de outros tipos celulares para realizarem outras funções como nutrição.
Qual a relação entre diferenciação e potencialidade? Cite os dois extremos.
Quanto maior a diferenciação, maior a especialidade e menor a potencialidade. A potencialidade é a capacidade de gerar outros tipos celulares.
Os neurônios são exemplo de células com 0% de potencialidade, pois praticamente não possuem capacidade de se dividir, de tão especializadas que são.
O zigoto e os primeiros blastômeros são exemplos de células com 100% de potencialidade, pois são extremamente não indiferenciadas e possuem capacidade de se diferenciar em qualquer tipo celular humano.
O que são células tronco? Explique totipotente, pluripotente e multipotente.
Células tronco são células que possuem capacidade de se autor renovar e de se diferenciar em novos tipos celulares.
- Totipotentes (zigoto e primeiros blastômeros).
São capazes de se diferenciar em qualquer tipo celular humano e também nos anexos embrionários. - Pluripotentes (células tronco embrionárias).
São capazes de se diferenciar em qualquer tipo celular humano, mas não são capazes de formar os anexos embrionários. - Multipotentes (células tronco adultas ou células tronco da camada germinativa embrionária)
São células capazes de gerar uma camada germinativa restrita (endoderma, mesoderma ou ectoderma) ou de gerar uma linhagem específica, como as células tronco hematopoiéticas.
Onde encontramos células tronco multipotentes?
Nas células tronco adultas.
Quais as diferenças entre as células tronco adultas e as células tronco embrionárias?
As células tronco adultas são multipotentes, enquanto as células tronco embrionárias são pluripotentes. As células tronco adultas possuem a função de repor e regenerar tecidos, por isso se dividem lentamente (quiescentes); já as células tronco embrionárias se dividem mais rapidamente.
As células tronco adultas são raras e encontradas em nichos.
Quais são os nichos das células tronco adultas?
As células tronco adultas são multipotentes e ficam em locais específicos, repondo e regenerando tecidos.
- Medula Óssea.
É o nicho das células tronco hematopoiéticas. - Túbulos Seminíferos.
É o nicho das células tronco germinativas masculinas (espermatogonias). - Camada Basal da Epiderme.
É o nicho das células tronco da pele. As células tronco da epiderme estão localizadas logo acima da lamina basal. - Folículo Piloso.
Células do cabelo e do folículo da pele, tanto na derme quanto na epiderme, são consideradas células-tronco, pois podem sofrer diferenciação para gerar linhagens de células múltiplas. - Cripta Intestinal.
O epitélio intestinal é um tecido que se renova constantemente, por isso há a presença de células tronco nas criptas intestinais. - Sistema Nervoso.
Novos neurônios são produzidos no hipocampo (memórias e aprendizado) e na região subventricular (aprendizado olfativo).
O que são células tronco de pluripotência induzida (CPTI)? Qual a vantagem de utilizar CPTI ao invés de células tronco embrionárias em estudos e tratamentos?
São células somáticas normais do indivíduo que são induzidas a retornar para o estágio de pluripotência por meio de certos fatores. As vantagens são principalmente éticas, pois não há necessidade de interromper o curso de um embrião.
Em que áreas as células tronco podem ser utilizadas?
- Medicina Regenerativa.
Células tronco são amplamente utilizadas na regeneração de tecidos e órgãos danificados. - Estudo do Desenvolvimento.
Células tronco podem ser utilizadas para estudar como ocorre o processo de divisão e de diferenciação celular. - Estudo de Doenças.
Células tronco podem ser utilizadas para estudar doenças, tratamentos etc. - Estudo de Drogas.
Células tronco podem ser utilizadas para estudar o efeito de drogas. - Estuo de Modelos de “Mini Órgãos”.