DOENÇAS EXANTEMÁTICAS - SARAMPO Flashcards
Tempo de detecção dos anticorpos IgM, após o surgimento do exantema
eles são detectáveis por, pelo menos, 1 mês
A vitamina A mostrou efeito protetor, por reduzir as taxas de morbidade e mortalidade pelo sarampo em países em desenvolvimento. Dessa forma, a vitamina A deve ser administrada em quantas doses no momento do diagnóstico.
Duas doses
A inclusão da vitamina A no tratamento reduz a morbidade e a mortalidade. Sendo assim, a Organização Mundial da Saúde recomenda utilizar essa vitamina, via oral, no momento do diagnóstico e no dia seguinte com as seguintes doses:
para menores de 6 meses - 50.000 UI
para lactentes de 6 a 11 meses de idade 100.000 UI
para crianças com 12 meses ou mais - 200.000 UI.
Diante de um caso de sarampo, a norma de precaução recomendada é:
Respiratória para aerossol.
Levando em consideração que o sarampo pode ser transmitido através de gotículas e micropartículas, a precaução recomendada para os pacientes com essa doença é a de aerossóis, que incluem uso de máscaras N95 e filtros HEPA e pressão negativa nos quartos, além do uso de mascaras e capotes.
Importante! Independente da idade da criança e da situação vacinal, no caso em que há febre e exantema maculopapular acompanhados de pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse e/ou conjuntivite e/ou coriza, deve-se considerar como caso suspeito de sarampo e notificar.
Uma criança que apresenta febre e exantema maculopapular, acompanhados de tosse e coriza, além de fotofobia é considerada como um caso suspeito de
sarampo independente da idade e da situação vacinal.
Considerando o Sarampo, são considerados adequadamente vacinados os indivíduos que comprovarem por meio de registro no cartão ou caderneta de vacinação:
entre 12 meses e 29 anos de idade, duas doses de vacina com componente sarampo (não considerar a dose zero em menores de 1 ano)
entre 30 e 49 anos de idade, uma dose comprovada de vacina com componente de sarampo.