Aleitamento Materno Flashcards
Aleitamento Materno
posicionamento. Avaliado pela “regra dos 4 As”
- Alinhada. Cabeça e tronco alinhados.
- Apoiada. Corpo voltado para a mãe – barriga com barriga.
- Aproximada. Face e tronco o mais próximo possível da mãe.
- Altura. Boca voltada para a mama e o nariz na altura dos mamilos.
pega adequada.
Mão materna apoiando a mama em formato de C, a boca da criança com o lábio inferior evertido (voltado para fora), a aréola é mais visível acima da boca da criança que abaixo, as bochechas permanecem arredondadas (não encovadas) e o queixo deve tocar a mama.
atenção. Pega inadequada pode ocorrer por formato de mamilo (invertido, plano ou pouco retrátil), freio lingual curto, uso de mamadeiras/chupetas/bicos e/ou ingurgitamento das mamas.
atenção. Posicionamento e pega incorretos podem levar a complicações como fissuras, mastite, abscesso e, por consequência, desmame precoce.
LEITE MATERNO VS LEITE DE VACA NÃO MODIFICADO (INTEGRAL)
Proteínas
leite materno. Maior concentração de proteínas do soro, que são de fácil digestão. Predomínio da alfalactoalbumina, lactoferrina, lisozima e imunoglobulinas (A, M e G).
leite de vaca integral. Deficiente em prebióticos e oligossacarídeos, porém com praticamente a mesma quantidade de calorias que o leite materno.
LEITE MATERNO VS LEITE DE VACA NÃO MODIFICADO (INTEGRAL)
Carboidratos
leite materno. Rico em lactose, os oligossacarídeos do leite materno (como fator bífido) alteram o pH intestinal e formam uma microbiota de supressão (impede o crescimento de patógenos). Os prebióticos (carboidratos não digeríveis) em quantidade suficiente
leite de vaca integral. Deficiente em prebióticos e oligossacarídeos, porém com praticamente a mesma quantidade de calorias que o leite materno
LEITE MATERNO VS LEITE DE VACA NÃO MODIFICADO (INTEGRAL)
Gorduras
leite materno. Os lipídios são cerca de metade das calorias (predomínio de triglicerídeos) e estão cobertos de lipase - ativada no trato digestório. Há ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa (ARA eDHA) e essenciais (linolênico e linoleico), primordiais para o neurodesenvolvimento nos primeiros anos devida. O teor de gordura é maior no leite maduro, no final da mamada e no final do dia
leite de vaca integral. Teores baixos de ácidos graxos essenciais e não tem lipase
LEITE MATERNO VS LEITE DE VACA NÃO MODIFICADO (INTEGRAL)
Zinco e Ferro
leite materno. Quantidade pequena, mas a biodisponibilidade é melhor.
leite de vaca integral. Absorção deficitária e há excesso de minerais como sódio, cloro, potássio, cálcio e fósforo.
Contraindicações ao Aleitamento Materno
ABSOLUTAS E PERMANENTES
pelo recém-nascido. Galactosemia, doença hereditária decorrente da ausência ou diminuição da atividade da enzima galactose-1-fosfato uridiltransferase.
pela mãe. Infeção pelo HIV, HTLV-1 e/ou HTLV-2.
Contraindicações ao Aleitamento Materno
Relativas ou Temporárias
pelo recém-nascido. Fenilcetonúria, doença hereditária decorrente da ausência ou diminuição da atividade da enzima fenilalanina hidroxilase.
Pela Mãe: psicose puerperal. Contraindica até que a mãe consiga cuidar do filho. doença de Chagas. Na fase aguda ou se for identificado sangramento mamilar. fármacos. Antineoplásicos, androgênios, radiofármacos como o iodo radioativo, bromocriptina, ganciclovir, sais de ouro e amiodarona. abscesso mamário. até que se realize drenagem e se inicie antibioticoterapia
Aleitamento Materno em caso de Hepatite
Hepatites B e C são contraindicações falsas. Na hepatite B deve ser administrada imunoglobulina e vacina no RN, em grupos musculares diferentes. Na hepatite C suspender a amamentação se houver sangramento,devendo ser conversado com a mãe sobre riscos e benefícios
Aleitamento Materno na Tuberculose
Em casos de tuberculose bacilífera com menos de 2 semanas de tratamento, a mãe deve usar máscara ou oferecer leite ordenhado. Se já estiver em tratamento há mais de 2 semanas não há necessidade de usar máscara
Aleitamento Materno em casos de COVID 19
Mãe com infecção confirmada ou suspeita de COVID-19 pode começar a amamentar quando se sentir bem o suficiente para fazê-lo, desde que implemente medidas de higiene adequadas.
extração e coleta de Leite Materno
Pode ser feito em casa ou no trabalho, em um frasco de vidro com tampa de plástico(fervido por 15 minutos).
utilização e armazenamento.
a utilização segue a “regra DDD”.
até Duas horas. em ar ambiente.
até Doze horas. na geladeira (1ª prateleira)
até Duas semanas. no congelador ou freezer.
No aleitamento materno exclusivo, é ofertado leite materno; no complementado, associam-se alimentos _________.
Sólidos ou Semi sólidos
Aleitamento pode ser dividido em: exclusivo (apenas leite materno e medicamentos, se necessário), predominante (LM + água + chás + sucos de frutas), parcial ou misto (LM + outros tipos de leite) e complementado (LM + alimento sólido ou semissólido).
Recomendação de suplementação de crianças com ferro
Público Crianças de 6 a 24 meses
Conduta: 1 mg de ferro elementar/Kg de peso
Periodicidade: diariamente até completar 24 meses
Insumo: Sulfato Ferroso Gotas (25 mg/ml)