Direitos e Garantias Flashcards
Perante quem o PGR pede o incidente de deslocamento para a JF por violação a DH?
STJ
A federalização de crimes contra DH é admitida em que fase?
Em qualquer fase do processo ou do inquérito.
O direito de petição pode abranger interesse coletivo ? E interesse geral?
Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
O que embasa o MI?
A falta de norma regulamentadora que torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à soberania, cidadania e à nacionalidade.
Há alguma proteção para a pequena propriedade rural?
Pequena Propriedade Rural: Impenhorabilidade – a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, são será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento.
Como é reconhecida a gratuidade na CF para registro civil?
Gratuidade Constitucional – CF reconhece como gratuitos para os reconhecidamente pobres o registro civil de nascimento e a certidão de óbito.
Qual a função do MP na APOP?
Acompanhamento - deve acompanhá-la e apressar-lhe a produção de prova;
Responsabilidade - promover a responsabilidade, civil ou criminal, dos que nela incidirem – hipótese em que atuará como autor;
Requisições - providenciar para que as requisições de documentos e informações sejam atendidas dentro dos prazos fixados pelo juiz;
Execução - promover a execução da sentença condenatória, quando o autor não o fizer.
o Vedação: Defesa do Ato – sendo-lhe vedado, em qualquer hipótese, assumir a defesa do ato impugnado.
É possível distinguir sexo para provimento de cargos?
STF: Distinção por Sexo – isonomia. PM. Distinção em razão do sexo. Promoção de oficial do sexo feminino em vaga do quadro masculino da corporação. Impossibilidade. A jurisprudência do STF tem admitido discriminações no provimento de cargos, desde que se legitimem como imposição da natureza e das atribuições da função (RE 225.721).
Há reserva legal qualificada em relação à liberdade de profissão?
STF: Reserva Qualificada – a CF/88, ao assegurar a liberdade profissional, segue um modelo de reserva legal qualificada presente nas CF anteriores, as quais prescreviam à lei a definição das condições de capacidade como condicionantes para o exercício profissional. A reserva legal estabelecida pelo CF 5 XIII não confere ao legislador o poder de restringir o exercício da liberdade profissional a ponto de atingir o seu próprio núcleo essencial (RE 511961).
O MP pode ajuizar ACP para que o Estado forneça medicamento a uma única pessoa?
STF: MP e Pessoa Individualizada – o MP é parte legítima para ingressar em juízo com ACP visando compelir o Estado a fornecer medicamento indispensável à saúde de pessoa individualizada.
Liberdade de reunião demanda autorização prévia de autoridade?
Não, necessita apenas de aviso à autoridade.
Qual a teoria de direito adquirido adotada pelo ordenamento brasileiro?
Teoria Subjetiva de Gabba: Adotada pela CF – a noção de direito adquirido adotada pelo ordenamento chama-se Teoria de Gabba, segundo a qual “é adquirido todo direito que seja consequência de um fato idôneo a produzi-lo, em virtude da lei do tempo em que esse fato foi realizado, embora a ocasião de o fazer valer não se tenha apresentado antes do surgimento de uma lei nova sobre o mesmo (Teoria dela retroatività delle leggi).
O que é a teoria objetiva de Roubier?
Não Adotada: Teoria Objetiva de Roubier – segundo Moreira Alves (ADI 493), as CF a partir de 1934 adotaram a teoria subjetiva dos direitos adquiridos e não a teoria objetiva da situação jurídica, de Roubier. Para Roubier, seria possível que a lei se aplicasse sobre efeitos futuros de atos pretéritos, ao que chamava de efeito imediato da lei, e não retroatividade. Gabba, porém, rejeitava tal solução com fundamento no direito adquirido.
Roubier: Ordem Pública x Interesses Privados – para Roubier, porém, distinguiam-se os contratos, cujas prestações pendentes não eram regidas pela lei nova, mas sim pela antiga.
A publicidade do processo se estende aos autos?
• STF: Publicidade e Autos do Processo – a publicidade assegurada constitucionalmente alcança os autos do processo, e não somente as sessões e audiências, razão pela qual padece de inconstitucionalidade disposição normativa que determine abstratamente segredo de justiça em todos os processos em curso perante Vara Criminal (ADI 4414).
Cabe HC contra pena de prestação pecuniária?
o STF: Prestação Pecuniária – HC. Cabimento quanto à condenação à pena de prestação pecuniária, dado que esta, diversamente da pena de multa, se descumprida injustificadamente, converte-se em PPL (HC 86619).
Cabe HC contra pena de multa?
STF 693: Multa – não cabe HC contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso no qual a pena pecuniária é a única cominada.
Quando é possível a suspensão de liminar em MS?
Suspensão de Liminar – quando, a requerimento de PJDPB interessada ou do MP e para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas, o presidente do tribunal ao qual couber o conhecimento do respectivo suspender, em decisão fundamentada, a execução da liminar e da sentença, dessa decisão caberá agravo, sem efeito suspensivo, no prazo de 5 dias, que será levado a julgamento na sessão seguinte à sua interposição.
Indeferida a suspensão de liminar ou provido o agravo contra a decisão que suspende, é possível novo pedido de suspensão?
Novo Pedido de Suspensão – indeferido o pedido de suspensão ou provido o agravo a que se refere este artigo caberá novo pedido de suspensão ao presidente do tribunal competente para conhecer de eventual RESP ou RE.
Quem tem legitimidade para impetrar MI? O MP tem legitimidade?
Legitimidade – qualquer PF ou PJ é parte legítima para impetrá-lo, desde que esteja impossibilitada de exercer um direito constitucional. Doutrina também entende que o MP tem legitimidade para impetrar MI.
Para ajuizar MS coletivo, entidade de classe precisa comprovar funcionamento há mais de 1 ano?
Não, somente associações. Entidades de classe não.
Cabe MS contra decisão interlocutória de JEC?
STF: Interlocutória de JEC – não cabe MS contra decisão interlocutória de JEC, conforme prevê a Lei 9.099 (RE 576847).
A partir de quando se conta o prazo de decadência para MS?
Prazo – 120 dias, contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado.
Quem julga HD contra ato de Ministro?
STJ
Quem julga HD impetrado contra o TCU?
STF;