Direito Processual Penal Flashcards
Promotor que tenha participado da fase investigatória criminal, estará impedido de oferecer denúncia?
- NÃO!
- Súmula 237 STJ: A participação de membro do Ministério Público na fase investigatória criminal não acarreta o seu impedimento ou suspeição para o oferecimento da denúncia.
Quais as atribuições do MP de acordo com o artigo 257 do CPP?
- Promover privativamente a ação penal pública
- Fiscalizar a execução da lei
A regra de que a ação penal será sempre pública, independentemente da natureza do crime, aplica-se a:
- Qualquer crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município.
Art. 24. Nos crimes de ação pública, esta será promovida por denúncia do Ministério Público, mas dependerá, quando a lei o exigir, de requisição do Ministro da Justiça, ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.
§ 2º Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.
Qual prazo para oferecimento da denúncia por parte do MP quando o réu está preso? e quando solto?
Réu preso
5 dias
Réu solto ou afiançado
15 dias
Art. 46. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado. No último caso, se houver devolução do inquérito à autoridade policial (art. 16), contar-se-á o prazo da data em que o órgão do Ministério Público receber novamente os autos.
O prazo para oferecimento de denúncia é contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial ou, caso o inquérito policial seja dispensado, da data em que tiver recebido as peças de informação ou a representação?
Sim!
Art. 46. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado. No último caso, se houver devolução do inquérito à autoridade policial (art. 16), contar-se-á o prazo da data em que o órgão do Ministério Público receber novamente os autos.
§ 1º Quando o Ministério Público dispensar o inquérito policial, o prazo para o oferecimento da denúncia contar-se-á da data em que tiver recebido as peças de informações ou a representação.
Declarado judicialmente ausente o ofendido, terão qualidade para representá-lo APENAS:
CADI
Conjuge, Ascendente, Descendente e Irmão
NESTA ORDEM!
Art. 24 CPP - § 1º No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de representação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.
O MP estará impedido de exercer jurisdição:
- Ele próprio ou seu cônjuge ou parente, consangüíneo ou afim em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito.
O requerimento de instauração de inquérito policial interrompe o prazo de oferecimento da queixa?
NÃO!
O pedido de instauração de inquérito policial ou mesmo a popular “queixa” apresentada na polícia não tem o condão de interromper o curso do prazo decadencial. A cessação da decadência ocorre somente com a interposição (leia-se: protocolo) da queixa-crime, dentro do prazo legal, em Juízo (mesmo que incompetente – cf. Norberto AVENA, p. 177 e STJ, RHC 25.611/RJ, Rel. Jorge Mussi, DJe 25.08.2011).
Pode o MP concorrentemente apresentar ação penal condicionada a representação, por crime contra a honra de servidor público em razão de suas funções?
Sim!
Súmula 714
É concorrente a legitimidade do ofendido, mediante queixa, e do ministério público, condicionada à representação do ofendido, para a ação penal por crime contra a honra de servidor público em razão do exercício de suas funções.
Nas ações penais em que a lei exige a representação do ofendido, a retratação pode ocorrer enquanto NÃO:
- OFERECIDA a denúncia
Art. 25. A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.
Ao Ministério Público cabe promover, concorrentemente, a ação penal pública, na forma estabelecida neste Código.
ERRADO!
Art. 257. Ao Ministério Público cabe:
I - promover, PRIVATIVAMENTE, a ação penal pública, na forma estabelecida neste Código; e
II - fiscalizar a execução da lei.
(FCC Defensor 2015) O direito de representação somente poderá ser exercido por procurador, mediante declaração, escrita ou oral, em casos de impossibilidade de execução do ato pelo próprio ofendido.
Errado!
Art. 39 do CPP - O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.
(MPE PROMOTOR - 2014) De acordo com Súmula do Superior Tribunal de Justiça, a participação de membro do Ministério Público na fase investigatória criminal não acarreta o seu impedimento ou suspeição para o oferecimento da denúncia.
CERTO!
SÚMULA 234 do STJ: A participação de membro do Ministério Público na fase investigatória criminal não acarreta seu impedimento ou suspeição para o oferecimento da denúncia.
Em caso de morte do ofendido ou quando ausente por decisão judicial, quem poderá assumir o direito de representação?
CADI
Conjuge, ascendente, descendente e irmão
NESTA ORDEM
Em qual (s) caso (s) deverá obrigatoriamente a ação penal ser pública?
§ 2º Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.