DIREITO CONSTITUCIONAL Flashcards
A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, estado de necessidade ou estado de sítio.
FALSO.A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.
A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.
falso. altera o sentido e não o texto.
A emenda à Constituição será promulgada pelo Presidente da República, não se admitindo veto.
falso. não se admite veto, mas elas são promulgadas pelas Mesas da Câmara e do Senado, em sessão solene do Congresso.
Segundo o STF é INCONSTITUCIONAL lei estadual que imponha medidas de segurança em estabelecimento.
certo
É´inconstitucional lei estadual que disponha sobre a exposição de produtos orgânicos em estabelecimentos comerciais.
falso. é constitucional.
É constitucional legislação federal que estabeleça novas eleições para os cargos majoritários simples, isto é, prefeitos de municípios com menos de duzentos mil eleitores e senadores da República, em casos de vacância por causas eleitorais.
certo
Aprovado projeto de lei de conversão alterando texto original, tem-se por revogada a medida provisória, independentemente de veto ou sanção.
falso. Aprovado projeto de lei de conversão alterando o texto original da medida provisória, esta manter-se-á integralmente em vigor até que seja sancionado ou vetado o projeto.
O veto será tácito se o Presidente da República silenciar decorrido o prazo de quinze dias úteis contados do recebimento do projeto de lei.
falso. O VETO SEMPRE É EXPRESSO.
Enquanto o veto é expresso, a sanção pode ser tácita .
A adoção de medida provisória pelo Presidente da República produz o efeito imediato de revogar diploma legal anterior.
FALSO. Medida provisória não revoga lei anterior, mas apenas suspende seus efeitos no ordenamento jurídico, em face do seu caráter transitório e precário.
Não será admitido aumento da despesa prevista nos projetos sobre organização dos serviços administrativos da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, dos Tribunais Federais e do Ministério Público.
CERTO
É admitida iniciativa popular no processo legislativo das leis ordinárias, não sendo cabível no processo legislativo das leis complementares
FALSO.
Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, admite-se a interposição de recursos por amicus curiae nos processos objetivos de controle de constitucionalidade.
FALSO.
Aos Tribunais de Justiça dos Estados é dado exercerem controle concentrado de constitucionalidade de normas municipais em face da Constituição Federal quando se tratar de normas de reprodução obrigatória pelos Estadosmembros.
CERTO
O Supremo Tribunal Federal não admite a utilização da ação civil pública como instrumento idôneo de fiscalização incidental de constitucionalidade, pela via difusa, em nenhuma circunstância.
FALSO. é possível., quando for questão prejudicial indispensável p resolução do litigio.
O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.
CERTO