Definitivo 2 Flashcards

1
Q

As ações de política econômica tomadas pelo governo do presidente Nixon, em 1971, para pôr fim à conversibilidade do dólar em ouro e implementar controles de salários e preços objetivaram enfrentear o dilema provocado pela manutenção do sistema monetário de Bretton Woods em um contexto de inflação crescente.

A

Exatamente, o emissionismo exacerbado na guerra do vietnã levou à falta de confiança dos demais países na capacidade dos EUA de manterem a paridade do dólar com o ouro. De fato, no contexto de inflação crecente, essa capacidade era minada, levando ao governo Nixon pôr fim na conversibilidade do dólar em ouro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Malgrado tenha escolhido como uma de suas prioridades o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, a presidência brasileira do G20 tem enfrentado dificuldades para avançar a agenda de tributação progressiva como ferramenta para reduzir as desigualdades internas, dada a resistência de alguns membros desenvolvidos do grupo à abordagem dessa questão no âmbito das reuniões de ministros da Fazenda do G20.

A

Não tem enfrentado dificuldades, uma vez que essa proposta de tema tem sido debatido e tem avançado, embora não esteja finalizado. Ps. em especial a tributação progressiva de grandes fortunas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Na rodada Tóquio do GATT, houve o primeiro esforço significativo para enfrentar as barreiras não tarifárias no sistema multilateral de comércio. Como resultado, foram adotados códigos multilaterais, de natureza jurídica obrigatória para todas as partes contratantes do GATT, sobre subsídios, barreiras técnicas, valoração aduaneira e antidumping.

A

GATT à la carte. A questão de temas multilaterais de comércio, obrigatórios a todos, só é introduzido no âmbito da OMC, em especial na rodada Doha, que é posteriormente flexibilizada.
Sempre discutia tarifas. Na rodada kennedy foi introduzida a discussão acerca de medidas antidumping. A rodada tóquio introduz códigos plurilaterais, medidas não-tarifárias e a cláusula de habilitação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Embora não tenha sido formalmente concluída, a Rodada Doha não avançou significativamente em todas as áreas inicialmente previstas no Programa de Trabalho aprovado na 4ª Conferência Ministerial da OMC, em 2001. Apesar dos impasses negociadores, o Acordo sobre Facilitação do Comércio, a decisão ministerial sobre a proibição de subsídios às exportações Agrícolas e o Acordo sobre subsídios à Pesca representaram resultados bem-sucedidos de matérias que constaram do Programa de Trabalho de Doha.

A

Certo! Facilitação de comércio (junto com investimentos, compras governamentais e políticas de concorrência) faz parte dos “novos” temas introduzidos na primeira ministerial da rodada Doha. Pacote de Bali, assinado em 2013 é o primeiro acordo multilateral da OMC e contou com o tema de facilitação de comércio. Em 2015 foi acordada a proibição de subsídios à exportação agrícola e em 2022 o acordo sobre subsídios à pesca foi aprovado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Diferentemente do dumping, que configura uma prática desleal de comércio, o subsídio é permitido sobre as regras da OMC caso esteja vinculado ao uso de conteúdo nacional e não provoque nem ameace causar dano à indústria nacional e não provoque nem ameace causar dano à indústria nacional de outro país.

A

Errado. O subsídio de conteúdo nacional, junto ao subsídio à exportação, são proibidos pelas regras da OMC. O dumping é feito por uma empresa e o subsídio por um governo. Os demais subsídios não são proibidos na origem, podendo ser acionados no SSC, caso tenha nexo causal com prejuízo a outro país.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

No caso aberto pelo Brasil contra o Canadá nos anos 1990 a respeito do apoio financeiro à indústria doméstica canadense de aeronaves civis, o Órgão de Apelação confirmou as conclusões do painel de que o programa canadense conferia um benefício correspondente a um subsídio proibido.

A

Correto. O Canadá acionou o Brasil e o Brasil em seguida acusou o Canadá. Ambos os países foram considerados culpados. A questão foi resolvida mediante acordo bilateral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Os participantes da Conferência Internacional sobre o Financimento para o Desenvolvimento, realizada em 2002, reconheceram o papel essencial desempenhado pela assistência oficial ao desenvolvimento (AOD) ea necessidade de incrementá-la substancialmente para permitir o alcance de metas e objetivos como aqueles previstos na Declaração do Milênio. Por essa razão, o Consenso de Monterrey, aprovado nessa conferência, conclamou os países desenvolvidos a destinarem uma parcela de seu produto bruto como AOD para países em desenvolvimento e para países de menor desenvolvimento relativo.

A

Os participantes da Conferência Internacional sobre a Financiação para o Desenvolvimento de 2002, realizada em Monterrey, reconheceram a corresponsabilidade de países desenvolvidos e PEDs para alcançar os ODM. Foi recomendado o financiamento pelos desenvolvidos de 0,7% do produto bruto como ODA aos PEDs (não foi cumprido).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Na Declaração da Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe, aprovada em fevereiro de 2010, os chefes de Estado e de Governo participantes decidiram constituir a CELAC como espaço regional próprio dedicado a prioridades como impulsionar a integração regional e o desenvolvimento sustentável, promover a concertação política e implementar mecanismos próprios de solução pacífica de controvérsias.

A

Tudo certo, incluída a parte de SPC. A CELAC é resultado da fusão da CALC e do Grupo do Rio em 2010.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O Tratado de Brasília, firmado em 2008, constituiu a UNASUL como uma organização dotada de personalidade jurídica internacional que teria como órgão máximo o Conselho de Ministras e Ministros das Relações Exteriores, competente para estabelecer as diretrizes políticas, os planos de ação, os programas e os projetos do processo de integração sul-americana e decidir as prioridades para sua implementação.

A

Errado. o item descreve o Conselho de Chefas e Chefes de Estado e de Governo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O Tratado de Bruxelas de 1965 reuniu as três Comunidades Europeias sob uma personalidade jurídica comum e criou o Parlamento Europeu como órgão representativo, formado por integrantes eleitos em votação direta, com competência para aprovar as futuras adesões de novos membros às Comunidades.

A

O Tratado de Bruxelas reuniu apenas as comissões e conselhos das organizações, que continuaram tendo personalidade jurídica próprias. Tratado de Paris de 1951 cria a CECA e a Assembleia Parlamentar Europeia. Em 1957 com os Tratados de Roma e a criação da CEE e da Euratom, a assembleia passa a valer pras 3 comunidades europeias e a partir de 1960 passa a se chamar de parlamento Europeu. A partir de 1979 teve eleição direta, antes os membros eram indicados pelos parlamentos nacionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A Convenção Europeia sobre Direitos Humanos, adotada no âmbito do Conselho da Europa em 1950, garantiu a proteção abrangente dos direitos civis, políticos, econômicos e sociais, sob um sistema que prevê, desde sua fundação, a possibilidade de que vítimas apresentem petições diretamente ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos para o exercício de sua competência contenciosa.

A

A CEDH trata apenas de direitos de 1ª geração, sendo posteriormente complementada pela Carta Social Europeia, adotada em 1961. Ademais, o SEDH era mais parecido com o interamericano, pois o acesso de indivíduos à corte devia ser feito através da comissão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O governo russo alega ter agido a pedido do governo sírio na intervenção militar na Síria iniciada em setembro de 2015, que fortaleceu o regime de Bashar al Assad e ajudou a conter o avanço da oposição armada.

A

Item certo!

Se não fosse o apoio russo, talvez o governo Assad já teria caído. É exatamente essa a alegação de Moscou para justificar a ação do exército russo na região.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O Brasil fez parte do grupo de países que defendeu a criação da Organização para a Proibição de Armas Químicas, agência especializada da ONU diretamente subordinada ao secretário-geral desse organismo internacional.

A

Item errado!

A OPAQ não é uma agência especializada da ONU. Trata-se de uma organização internacional independente, que mantém cooperação com a Organização das Nações Unidas.
WMD - armas de destruição em massa: Biológicas, Químicas e Nucleares

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Durante o período de Carlos Menem na presidência argentina (1989-1999), sua política externa alinhou-se com as posições dos Estados Unidos da América no contexto internacional, enquanto surgiram críticas, de fontes oficiais e privadas, sobre uma “Brasil dependência” por parte da Argentina.

A

certo. O presidente Carlos Menem adotou uma política externa baseada no alinhamento da Argentina com os Estados Unidos. A aproximação foi expressiva, resultando em maior engajamento econômico e na eliminação de conflitos. Contudo, houve vários pontos aquém das expectativas, devido a contradições comerciais e políticas entre os dois países. No governo de Carlos Menem (1989-1999), a Argentina implementou a doutrina de política externa do realismo periférico. Formulada por intelectuais próximos ao presidente, ela se baseava numa crítica liberal da diplomacia do país após a Segunda Guerra Mundial, contestando o modelo de desenvolvimento da industrialização por substituição de importações e as relações conflituosas com os Estados Unidos e o Brasil. Preconizava que, no pós-Guerra Fria, a Argentina deveria adotar o alinhamento com Washington como pré-condição para a retomada do crescimento econômico e usar a integração com o Brasil como modo de contrabalancear essa influência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

As relações entre Brasil e Argentina, entre 1955 e 1964, caracterizaram-se pela crescente cordialidade, como o demonstram o apoio do presidente Arturo Frondizi à Operação Pan-Americana, proposta pelo presidente Juscelino Kubitschek, e o acordo de cooperação militar assinado entre os presidentes Frondizi e Jânio Quadros, no encontro de Uruguaiana, em 1961.

A

Item errado!

O período de 1955 a 1961 é marcado por desconfianças, que foram encerradas, momentaneamente, no Encontro de Uruguaiana. No entanto, não houve acordo de cooperação militar entre os líderes brasileiro e argentino. Segundo Eugênio Vargas Garcia, em Cronologia das RIs do Brasil: “No Encontro de Uruguaiana, entre o presidente Jânio Quadros e seu colega argentino Arturo Frondizi, é assinado Convênio de Amizade e Consulta entre o Brasil e a Argentina, aberto à adesão de outros países do continente (22 abr.). Os dois presidentes concordam em retirar tropas estacionadas na fronteira e iniciar esforços para superar a rivalidade bilateral”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Durante o primeiro período de Juan Domingo Perón na presidência argentina (1946-1955), a diplomacia do país resolveu o problema da demarcação dos limites fronteiriços nos Andes Patagônicos, aceitou a reivindicação uruguaia relativa ao limite fronteiriço no estuário do rio da Prata e propôs uma coordenação política entre Argentina, Brasil e Chile para tratar dos assuntos internacionais mais importantes.

A

Item errado!

O governo Peron não resolveu o problema da demarcação dos limites fronteiriços nos Andes Patagônicos (foram delimitados somente na década de 1990). A resolução do limite fronteiriço no estuário do rio da Prata com o Uruguai foi solucionada em um acordo de 1973, no Tratado do Rio da Prata. A única parte correta do item é a que diz respeito à proposição de uma coordenação política entre Argentina, Brasil e Chile - o Pacto ABC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Em 1990, os governos brasileiro e argentino criaram o grupo de trabalho binacional denominado Grupo Mercado Comum, para elaborar e propor medidas que propiciassem a criação do mercado comum Brasil-Argentina até o ano de 1994.

A

Item certo!

Segundo Eugênio Vargas Garcia, em Cronologia das RIs do Brasil: “Os presidentes Collor e Menem assinam a Ata de Buenos Aires (6 jul.), pela qual o Brasil e a Argentina decidem conformar o mercado comum bilateral até 31 dez. 1994. É celebrado no mesmo dia Tratado para o Estabelecimento de um Estatuto das Empresas Binacionais Brasileiro-Argentinas. Os dois países assinarão depois, no âmbito da ALADI, um Acordo de Complementação Econômica (ACE-14) referente ao programa de liberalização comercial (20 dez.)”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

A construção de Brasília como nova capital brasileira, a partir de 1956, foi motivada, entre outros aspectos, pelo crescimento da indústria automobilística, pelo protagonismo do capital financeiro na economia e pela emergência das cidades do campo na região Centro-Oeste.

A

A construção de Brasília como capital do Brasil era um projeto que remonta o período do Império. Foi, inclusive, inserida na Constituição de 1891. As motivações eram, desde esse tempo, de ordem geopolítica (interiorizado no território, o poder político seria mais facilmente protegido de ameaças externas), administrativa (distanciar o centro do poder das grandes massas urbanas) e de gestão territorial (contribuir para a interiorização do povoamento). A integração desse projeto ao Plano de Metas foi estratégica, pois refletia muitos dos objetivos de desenvolvimento socioeconômico do plano. A construção de Brasília, não por acaso, foi denominada de “Meta Síntese” do Plano de Metas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

No cerne de uma nova regionalização brasileira, catalisada pelo poder estratégico-econômico do Sudeste e do Sul, populações indígenas e quilombolas do Centro-Oeste e do Norte têm migrado para cidades do campo daquelas regiões, tornando-se a mão de obra qualificada nesses novos centros.

A

Tudo errado nesse item, não é? Populações indígenas e quilombolas integradas na economia dos Complexos Agroindustriais? Não mesmo. Essas populações se enquadram nas disputas por terra, nos conflitos agrários, mas não no provimento de mão de obra qualificada (que é preenchida por trabalhadores com alta capacitação em tecnologia).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Embora o Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) tenha sido concebido para, entre outros objetivos, consolidar a América do Sul como zona de paz, temas centrais para a segurança regional, como a luta contra o narcotráfico e o enfrentamento da delinquência associada aos ilícitos transnacionais não se afirmaram em sua agenda, tendo sido assumidos em conselhos específicos da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL).

A

Item certo!

A UNASUL conta com doze conselhos ministeriais em temas como energia, saúde, defesa (CDS), Segurança Cidadã, Justiça e Coordenação de Ações contra a Delinquência Organizada Transnacional; Desenvolvimento Social; e Problema Mundial das Drogas;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

A segurança se incorporou à agenda da política externa brasileira no século XXI, em decorrência do ativismo do país em espaços e iniciativas de caráter multilateral e de alcance global, constituindo exemplo dessas ações o maior engajamento em operações de paz e nos debates sobre segurança humana e intervenção humanitária e sobre a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A

Item errado!

A incorporação da segurança à agenda da política externa brasileira é basicamente contemporânea ao surgimento do Brasil como um país independente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

O esforço diplomático brasileiro empreendido a partir de 2009 com o propósito de impulsionar as relações com os países do Caribe não produziu resultados expressivos no campo comercial, tendo tanto as exportações quanto as importações brasileiras sofrido acentuado declínio nos últimos cinco anos.

A

De 2013 a 2016 houve uma expressiva redução na corrente comercial, com uma elevação em 2017, inconsistência nos meses seguintes e um aumento expressivo apenas das exportações a partir de 2020, sendo tradicionalmente superavitária para o Brasil. As importações brasileiras dos países caribenhos segue muito baixa, puxando a corrente para baixo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

A participação do Brasil no sistema interamericano a partir do final da Guerra Fria se expressa de forma heterogênea no que se refere ao seu posicionamento diante de propostas e iniciativas emanadas desse sistema, como, por exemplo, o decidido apoio prestado ao fortalecimento da institucionalidade democrática no continente, a reticência frente à agenda de segurança hemisférica na última década do século passado e o posicionamento crítico adotado no início desta década em relação ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

A

Item certo!

No que concerne à reticência brasileira frente à agenda de segurança hemisférica na década de 1990, o Brasil evitava a inclusão de medidas militares como mecanismo de salvaguarda à preservação da democracia no hemisfério (medida advogada pelos EUA, Canada e Argentina).

Já em relação ao posicionamento crítico adotado no início da década de 2010 no âmbito do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, o Brasil criticou, no episódio de Belo Monte (2011), a atuação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, retirou seu embaixador junto à OEA em protesto e passou a trabalhar em prol da reforma do sistema interamericano de direitos humanos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

A despeito de seus nomes, o Conselho da Europa e a Corte Europeia de Direitos Humanos não são instituições da UE.

A

O Conselho da Europa (inglês: Council of Europe, francês: Conseil de l’Europe) é uma organização internacional fundada a 5 de Maio de 1949, a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Os seus propósitos são a defesa dos direitos humanos, o desenvolvimento democrático e a estabilidade político-social na Europa. Tem personalidade jurídica reconhecida pelo direito internacional e serve cerca de 800 milhões de pessoas em 47 Estados, incluindo os 28 que formam a União Europeia. O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (sinónimos: Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, Tribunal de Estrasburgo ou TEDH) foi fundado em 1959 e tem a sua sede em Estrasburgo. Transformou-se num órgão permanente em 1 de novembro de 1998. Esse Tribunal não é um órgão da União Europeia, contrariamente ao Tribunal de Justiça da União Europeia, mas uma jurisdição do Conselho da Europa. Os 47 Estados membros deste Conselho também devem ser imperativamente membros deste Tribunal e aceitar as suas decisões. Obviamente, isso afeta também os 28 membros da União Europeia, pois eles também fazem parte dessa «Grande Europa».

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

Composta por um representante de cada um dos Estados-membros da UE, a Comissão Europeia é o órgão executivo da UE e defende seus interesses gerais.

A

Item certo!

De acordo com o próprio site da Comissão Europeia, “a Comissão Europeia é o órgão executivo que defende os interesses gerais da União Europeia”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

Não obstante a atual coincidência entre as políticas externas do Brasil e dos EUA quanto à importância de fortalecer o multilateralismo e de promover o respeito à Carta da ONU, mantêm-se divergências bilaterais a respeito da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas: o Brasil defende a expansão do órgão em suas duas categorias de membros, permanentes e não permanentes, ao passo que o governo Biden manifestou apoio à expansão apenas dos membros não permanentes.

A

Item errado. Os EUA apoiam a expansão das duas categorias de membros, apoiando explicitamente o pleito de Japão e Índia. Não apoiam explicitamente o pleito brasileiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

A política externa de Carlos Menem (1989-1999), do Partido Peronista, caracterizou-se pelo “realismo periférico”, evidenciado pelo apoio à integração regional sob o signo do MERCOSUL e pela adoção de uma postura terceiro-mundista nos foros multilaterais de dimensão universal, com a AGNU, o G77 e o Movimento dos Não Alinhados.

A

Errado. De fato o governo Menem foi Peronista, no entanto, o realismo periférico é um conceito histórico que se refere ao reconhecimento da característica periférica da Argentina, sem excedentes de poder e defendendo um alinhamento aos Estados Unidos, o líder regional incontestável. Dessa forma, ela não apoiou um posicionamento terceiro-mundista, pelo contrário, se retirou do MNA, adotou políticas liberalizantes e a conversibildade peso-dólar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

Apesar dos esforços voltados a promover o comércio entre o Brasil e os países da América Central e do Caribe, a corrente de comércio sofreu expressiva queda após 2014, ainda não totalmente recuperada.

A

Certo. Embora haja uma aumento das exportações brasileiras aos países caribenhos na década de 2020, as importações brasileiras continuam baixas a ponto da corrente de comércio não ter alcançado o mesmo nível de 2014.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

Compete às missões de observação eleitoral da OEA monitorar a lisura do processo eleitoral dos Estados membros da organização, com vistas a assegurar que seja livre, pacífico e transparente, e convalidar os resultados divulgados pelas autoridades eleitorais competentes, assegurando o reconhecimento de ditos resultados pelos demais Estados membros da OEA.

A

Errado. Tal atribuição constituiria ingerência nos assuntos internos. Tais missões se limitam a observar o processo eleitoral e a preparar recomendações para os países.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

No que se refere aos atores, o pensamento neoliberal considera que os Estados permanecem como os mais relevantes, mas que seu poder e sua autonomia são relativizados pela categoria de atores não estatais, o que permite vislumbrar a possibilidade de superação, no futuro, do Estado territorial e soberano por outras formas de ordenamento político-social.

A

Exatamente. O neoliberalismo acredita na força transformadora das instituições. O poder dos Estados deixa de ser uma verdade objetiva e passa a ser mais relativizado abrindo espaço para novas formas de organização da sociedade internacional, relacionados em uma interdependência complexa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

De modo geral, as contribuições teóricas do Feminismo denunciam o sexismo nas interpretações convencionais da disciplina e do campo político das relações internacionais e defendem o desenvolvimento de uma ciência de caráter objetivo e neutro, que não reproduza as relações de poder patriarcais.

A

O erro está em “caráter objetivo e neutro”. As teorias críticas no geral defendem uma ciência mais subjetiva, e entendem que nenhuma teoria é neutra.

32
Q

Os autores do pós-modernismo rejeitam a busca de novas fundações para embasar as análises das relações internacionais, uma vez que, para esses teóricos, todas as formas científicas de explicação da realidade trazem consigo o germe da dominação e da narrativa de poder.

A

Exato. Todas as formas científicas tem uma forma subjetiva que imbue as marcas do poder. O conhecimento sempre fica sujeito a múltiplas interpretações. Se contrapõe à busca positivista de uma lei universal que explique tudo. Se propõe a desconstruir as narrativas que buscam explicar a realidade pois são discursos que refletem interesses.

33
Q

A partir de 1975, o Brasil pôde dar prosseguimento à expansão de suas relações com a África com mais coerência e desenvoltura. O interesse brasileiro, apesar de levar em consideração o continente como um todo, tinha centros de atração de maior importância, que foram identificados como os países produtores de petróleo, os quais possuíam, ao mesmo tempo, potencial para exportar petróleo para o Brasil e capacidade de compra de produtos industrializados brasileiros.

A

Exatamente, a redação do item fala em centros de atração de maior importância, não necessariamente uma prioridade. São eles: Argélia, Gabão, Nigéria e Senegal. Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe tiveram suas independências reconhecidas pelo Brasil em 1975. Angola inclusive é parte da OPEP. Destaque das relações também para os países de língua portuguesa.

34
Q

Embora tenham disputa fronteiriça e mantenham posições divergentes a respeito da iniciativa chinesa da Nova Rota da Seda, a Índia e o Paquistão cooperam no âmbito da Organização de Cooperação de Xangai, da qual participam como membros plenos, em matérias como o combate ao terrorismo, ao tráfico internacional de drogas e ao crime organizado transnacional.

A

Certo. Um dos corredores da NRS passaria pela Caxemira, daí a divergência. Fazem parte da Organização de Cooperação de Xangai: Índia, China, Rússia, Paquistão, Irã, entre outros. O foco principal é debater temas de segurança e defesa.

35
Q

A coordenação entre o Brasil e a Índia em organismos multilaterais e foros plurilaterais é tradicionalmente intensa, como evidencia a participação dos dois países em grupos como o BASIC, o BRICS, o IBAS, o G4 e o G20, embora a persistência de contenciosos comerciais bilaterais tenha mantido o Brasil e a Índia em polos opostos desde a criação da OMC.

A

Errado. Os dois países não estão me polos opostos desde a criação da OMC. Embora haja divergência em especial na questão relativa a estoques de alimentos para suprir emergências alimentares, os países convergem em outros temas, como no acesso a medicamentos genéricos.

36
Q

A resolução 181 da Assembleia Geral das Nações Unidas, aprovada em 1947, consagrou a proposta da Declaração Balfour de estabelecer dois Estados independentes, um judeu e um árabe, na região histórica da Palestina.

A

Embora a resolução 181 (plano de partição da Palestina) tenha previsto o estabelecimento de dois Estados em união econômica e com Jerusalém sob administração internacional, a Declaração de Balfour, feita pelo Reino Unido, apenas expressa a promessa de estabelecimento de um Estado judeu no território palestino.

37
Q

A vitória do Hamas nas eleições legislativas palestinas de 2006 desafiou o tradicional domínio do Fatah à frente da Autoridade Nacional Palestina (ANP). A disputa de poder conduziu esses dois grupos políticos palestinos a um conflito armado na Batalha de Gaza, em 2007, e implicou a dissolução do governo de unidade e a divisão da administração dos territórios palestinos entre a ANP, na Cisjordânia, e o Hamas, na Faixa de Gaza.

A

Certo. Embora o Fatah tivesse a maioria no congresso até a morte de Yasser Arafat, o Hamas foi vitorioso nas eleições posteriores. Após conflitos entre os dois o comando único foi dividido, com a ANP administrando a Cisjordânia e o Hamas, a Faixa de Gaza.

38
Q

O Brasil apoia a solução de dois Estados com um Estado da Palestina independente e viável, convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras definidas no Plano de Partição da Palestina e com um regime de administração internacional das Nações Unidas sobre a cidade de Jerusalém.

A

O Brasil apoia a solução de dois Estados com um Estado da Palestina independente e viável, convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras estabelecidas em 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital.

39
Q

O Acordo sobre a Mobilidade da CPLP, firmado em 2021, prevê que se alcance, ao final de um período de transição, a eliminação da cobrança de vistos de turismo e residênica, pelos Estados membros, para os nacionais desses países.

A

Errado. Esse acordo existe e estipula regras gerais com a simplificação do processo de visto e da autorização de residência. O professor afirma que a concessão de visto é algo discricionário do Estado, não cabendo a estar acordado em um Tratado Internacional.

40
Q

No plano energético, muito embora esses dois países tenham assinado, em 2007, acordo para incentivar a produção e o consumo de biocombustíveis, persistem dificuldades para o acesso do etanol brasileiro ao mercado norte-americano, em decorrência de elevadas tarifas e taxas de importação incidentes sobre o produto brasileiro.

A

Exatamente. Brasil e Estados Unidos assinaram, em 2007, um Memorando de Entendimento sobre Biocombustíveis, para expandir a cooperação e o acesso ao mercado em ambas as partes. Esse memorando foi, posteriormente, ampliado e incluiu países que se beneficiaram da cooperação entre o Brasil e os EUA (Guatemala, Honduras, Jamaia, Guiné-Bissau, Senegal, El Salvador, Haiti, República Dominicana e São Cristóvão e Neves).

41
Q

Constituem obstáculo político à consolidação da integração sul-americana as negociações de acordos entre Chile, Colômbia, Peru e Uruguai para o estabelecimento de áreas de livre-comércio com os EUA, tendo sido interrompidas as negociações uruguaias nesse sentido após o Brasil ter-se comprometido a ampliar programas no âmbito do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), em benefício dos sócios menores.

A

Na época o item estava correto. Os Estados Unidos, após o fracasso nas negociações da ALCA, firmaram acordos de livre comércio com o Chile (2004), com a Colômbia (2006) e com o Peru (2006). O Uruguai chegou a firmar uma intenção de negociação com os EUA, em 2007, mas o Brasil engajou-se na reestruturação do MERCOSUL para auxiliar os sócios menores. Nesse contexto, o MERCOSUL criou o FOCEM (Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul).

42
Q

Chile e Peru divergem no que concerne à delimitação dos seus limites laterais marítimos — o Peru reivindica área oceânica na região do Pacífico fronteiriça entre os dois países, pleito não reconhecido pelo Chile.

A

Hoje está errado. No momento em que a questão foi feita, ainda havia disputa entre os países. No entanto, em 2014, a CIJ decidiu, em julgamento de contencioso entre os Estados, os limites da área em disputa. Não houve uma decisão favorável a um dos lados. Os territórios em disputa foram divididos, quase que irmãmente entre as duas partes.

43
Q

Na vigência do MERCOSUL, multiplicaram-se os acordos na área educacional e duas importantes decisões foram tomadas: na educação básica, houve a uniformização dos currículos e da duração das três etapas que a compõem — educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; na educação profissional e superior, optou-se pelo reconhecimento automático de certificados e diplomas, assegurando aos seus detentores o direito de exercer a profissão nos países do bloco.

A

Item errado!

Não houve um processo de uniformização dos currículos do MERCOSUL, além de não existir o reconhecimento automático de certificados e diplomas do bloco. Existem protocolos que facilitam o reconhecimento e a equiparação de estudos, que permitem a livre circulação de estudantes, o intercâmbio de docentes e a formação de quadros qualificados em cursos de pós-graduação.

44
Q

Os ataques às Torres Gêmeas de Nova Iorque, ocorridos em setembro de 2001, marcaram o início de uma escalada do terrorismo internacional, que, perdurando até o presente, está associada à ocupação do Iraque pelos EUA, à campanha no Afeganistão bem como às reações a esses eventos em diferentes regiões.

A

Item errado!

O aumento do número de ataques terroristas remonta às décadas de 1980 e 1990. Não há correlação direta com os ataques de 11 de setembro de 2001 que, apesar de terem sido os maiores e mais destrutivos, não representaram o início de uma escalada terrorista internacional.

45
Q

A aproximação política do Brasil com a China durante o governo do presidente Itamar Franco se fez conforme a diretriz da política internacional brasileira de buscar e fortalecer parcerias com países que adotassem posições similares às do governo brasileiro em fóruns multilaterais.

A

Item certo!

O comércio entre os dois países vinha aumentando desde a década de 1980 (importante momento de crescimento econômico chinês). Além disso, Brasil e China compartilhavam ideias no âmbito multilateral, como a defesa do meio ambiente, da paz e do desenvolvimento, da transferência de tecnologia e da não proliferação nuclear. Nesse contexto, em 1993, o Brasil firmou junto à China uma Parceria Estratégica, objetivando elevar o patamar das relações bilaterais.

46
Q

Durante a Segunda Cúpula América do Sul-África, realizada, em 2009, na Venezuela, os líderes dos dois continentes reafirmaram seu apoio à reforma e ampliação do Conselho de Segurança da ONU e às candidaturas do Brasil e da Nigéria, que pleiteiam vaga para compor o conselho ampliado.

A

Item errado!

Não há, nem na América do Sul nem na África, consenso em torno dos nomes que devem ser os representantes dos dois continentes em uma possível reforma do Conselho de Segurança da ONU. Além de Nigéria, África do Sul e Egito são candidatos a representantes do continente no CSNU, mas não há um “candidato natural” ao assento permanente.

47
Q

Deve-se crer no valor da cooperação em um mundo marcado por uma tradição que se vale fortemente tanto das noções de legitimidade democrática quanto do direito natural como fontes para o funcionamento das instituições e do sistema internacional.

A

Item correto!

O racionalismo da Escola Inglesa, bebendo na fonte da filosofia de Grotius, adotava a tradição de que a existência de um conjunto de regras e normas organizadas na forma do Direito Internacional é que permitiria os Estados de conviverem, sem se encontrarem em um estado de desconfiança. Nesse contexto, a cooperação , baseada em cálculos racionais, em uma sociedade internacional, marcada por noções de legitimidade democrática e do direito natural, é essencial para o funcionamento das instituições e do sistema internacional.

48
Q

Em tentativa anterior do Conselho de Segurança das Nações Unidas de aprovar resolução contra o regime de Bashar al-Assad, em outubro de 2011, o Brasil posicionou-se, juntamente com as potências ocidentais membros permanentes do Conselho, favoravelmente à aprovação da resolução.

A

Item errado!

O Brasil absteve-se nessa votação. Para a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, então representante nacional na ONU, os esforços de negociação dentro do próprio conselho não foram suficientes para abranger a posição dos membros presentes. Essa decisão corrobora a posição brasileira em relação ao repúdio do uso da força no âmbito internacional.

49
Q

Em fevereiro de 2011, o Conselho de Segurança da ONU rejeitou proposta de resolução que instava os dois lados do atual conflito armado na Síria a cessarem imediatamente a violência e a guerra civil em razão do único veto à resolução, dado pela Rússia, um dos cinco membros permanentes do Conselho com direito a veto.

A

Item errado!

O item possui muitos erros. O primeiro é temporal: os conflitos na Síria começaram em março de 2011, logo não haveria possibilidade de o CSNU emitir uma resolução em fevereiro do mesmo ano. De todo modo, as tentativas de se aprovar resoluções sobre o país foram vetadas por Rússia e China, não só pela Rússia.

50
Q

O Conselho Nacional Sírio, principal força da oposição ao regime de Bashar Al-Assad, tem feito apelos por uma intervenção militar internacional para depor o dirigente sírio e permitir a tomada do poder pelos rebeldes.

A

Item certo! O Conselho Nacional Sírio vinha argumentando, à época da prova (2012), que suas demandas eram pautadas na defesa dos direitos humanos, na independência judicial, na liberdade de imprensa, no pluralismo político e na democracia síria.

51
Q

O reconhecimento da situação de apátrida garante proteção internacional e, posteriormente, possibilita condições facilitadas de naturalização para pessoas que cumpram determinados requisitos, mas os casos de renúncia à nacionalidade ou não solicitação de nacionalidade à qual se tem direito não são elegíveis para o reconhecimento da condição de apatridia.

A

Certo. A apatridia resulta de condições externas à vontade do apátrida. Não será aplicado a apatridia a pessoas que: sejam refugiados; tenham direitos de natural; cometeram delito contra a paz; delito grave de índole não-política; ou atos contrários à carta das Nações Unidas.

52
Q

A 16ª Revisão Geral de Quotas do FMI, concluída em 2023, aprovou o aumento do valor total das quotas em 50%, mas não promoveu a redistribuição de quotas entre seus membros.

A

Certo. A revisão geral de quotas são rodadas de negociação dos membros de FMI acerca das quotas. Na 14ª de 2010 houve aumento total do valor das cotas e redistribuição entre os membros. A 15ª ocorreu em 2020 mas não trouxe mudanças. Há o debate acerca de recalculara distribuição das cotas também.

53
Q

Como parte das discussões sobre a reforma do pilar de segurança da ONU, o Brasil defende a necessidade de ampliar o reconhecimento da relação de causalidade entre as transformações climáticas e a insegurança global e de fortalecer a atuação do CSNU em resposta à mudança do clima.

A

O Brasil se opõe à securitização da questão climática. Vincular a segurança ao clima ignora as características únicas de cada conflito, além de já haver as COPs para lidar com a mudança do clima. CSNU não é o foro apropriado para discutir tal questão. O último relatório do IPCCC demonstrou que as causas climáticas nos conflitos são pequenas se comparadas com as demais causas.

54
Q

A resolução conhecida com “Uniting for Peace”, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1950, prevê que, diante de um caso de aparente ameaça à paz, ruptura da paz ou ato de agressão com relação ao qual o Conselho de Segurança falhar, em razão da falta de unanimidade entre seus membros permanentes, em exercer sua responsabilidade primária de manter a paz e a segurança internacionais, a Assembleia Geral deverá considerar a matéria imediatamente, com vistas a fazer as recomendações apropriadas de medidas coletivas.

A

Certo. Criada no contexto da crise de Suez, a resolução entende que caso a AGNU não esteja em sessão, uma sessão extraordinária será invocada para tratar do assunto em questão.

55
Q

Devido à sua natureza passiva e à sua ênfase na solução pacífica de disputas, a primeira geração de operações de manutenção da paz foi acusada de congelar conflitos e desincentivar sua solução definitiva. Nesse contexto, a expansão dos esforços da ONU para uma segunda geração de operações de paz surgiu como tentativa de trazer condições que estimulariam a resolução do conflito e, adicionalmente, inibiriam sua retomada por meio da resolução das causas subjacentes a ele.

A

Extamenta. A primeira geração teve o mandato baseado no capítulo VI para a manutenção da paz para monitorar a trégua ou o cessar fogo já alcançado. Já na II não era a manutenção de um estado de não conflito e sim buscar soluções para os problemas, já que há a aplicação em conflitos ainda em andamento.

56
Q

As ações preventivas e retaliatórias contra atores estatais ou não estatais são amplamente aceitas pela comunidade internacional como exceções autorizadas à regra geral de proibição do uso da força inscrita no artigo 2(4) da Carta da ONU.

A

errado. Só são aceitas as ações de legítima defesa para fazer cessar um ataque já em andamento. O Brasil, por exemplo, se opôs à invasão do Iraque por estar baseada na premissa de ação preventiva pela suposta posse de armas nucleares pelo país árabe.

57
Q

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reconhece que os mercados de criptoativos apresentam um risco à estabilidade financeira global, especialmente em mercados emergentes e países de baixa renda, uma vez que a adoção de criptoativos nesses países pode comprometer a efetividade da política monetária, exacerbar riscos fiscais e desviar recursos da economia real. Por essa razão, o FMI recomenda a regulação e a supervisão de emissores de criptoativos e provedores de serviços como soluções diretas para os problemas de estabilidade macroeconômica e financeira trazidos por essas tecnologias.

A

Errado. Segundo o FMI os mercados de criptoativos não correspondem a risco para a maioria dos países. O FMI alerta sobre a adoção generalizada em países de baixa renda. Ademais, a regulação e a supervisão não resolve diretamente os problemas de estabilidade macroeconômica e financeira, servindo apenas de fundamento para a coleta de dados e adoção de políticas econômicas que, essas sim, podem trazer soluções para os problemas.

58
Q

Em Power and Interdependence, Robert Keohane e Joseph Nye propõem-se a mostrar como a interdependência, ao contrário de ser um fenômeno neutro ou benigno, pode ser uma fonte de conflito e um recurso de poder, pois os efeitos recíprocos que caracterizam a independência sempre geram custos para os países envolvidos.

A

Correto. Conceito do neoliberalismo, tem 3 características principais: Múltiplos canais de conexão entre as sociedades (tratativas entre Estados não se limita aos elos entre seus governos); Não há hierarquia na pauta internaciona; por fim, redução do papel da força militar no relacionamento entre os Estados. Ex. Se 2 Estados que não tinham contato ampliam suas relações com uma rede de interdependência complexa pode gerar conflitos por conta do seu maior diálogo. Há conflito e assimetria na interdependência, havendo custos.

59
Q

A política externa do governo Costa e Silva foi marcada pelas percepções de que o conflito centro-periferia se deslocara para o confronto Leste-Oeste e de que convinha reforçar o poder e ampliar a ação ocidental frente à ameaça apresentada pelo comunismo nos planos externo e interno.

A

Errado. Costa e Silva retoma o universalismo defendido pela PEI, divergindo do governo anterior, de Castelo Branco. Costa e Silva tem a percepção norte-sul, defendendo os interesses de países em desenvolvimento. II UNCTAD; GATT; posicionamentos no AGNU. Recusa brasileira de assinar o TNP, denunciando o seu caráter desigual. O que Araújo Castro chama posteriormente de congelamento do poder mundial.

60
Q

Em opinião consultiva exarada em 1975, a Corte Internacional de Justiça reconheceu que, no período de sua colonização pela Espanha, o Saara Ocidental era terra nullius, razão pela qual o laço de soberania territorial estabelecido pelo governo espanhol nessa região teria sido herdado pelo Reino do Marrocos a partir da retirada espanhola do Saara Espanhol.

A

Errado. Pelo contrário, o parecer da CIJ disse que não era terra nulius, que havia laços jurídicos tanto do Marrocos quanto da Mauritânia, mas sem laços de soberania territorial. Com a retirada da Espanha 1975 se instalou uma disputa entre o Marrocos e a Frente Polisário sobre a soberania do Saara Ocidental.

61
Q

Acordos de Yaoundé, as Convenções de Lomé e a rede de cooperação da ACP possibilitaram aos países africanos a ruptura com os laços neocoloniais, tornando esses Estados autônomos em relação ao mercado europeu.

A

Institucionalização dos laços neocoloniais através de acordos econômicos assinados no âmbito dos Acordos de Yaoundé (década de 1960), entre ex-colônias e países europeus (CEE). A Convenção de Lomé (1975) expandiu essas facilitações de comércio para outras ex-colônias.

62
Q

Entre os mecanismos disponíveis para acionar o Tribunal Penal Internacional (TPI), apenas o encaminhamento de uma situação pelo CSNU possibilita a investigação e o julgamento de crimes sem vínculo territorial ou de nacionalidade ativa com um Estado que tenha aceitado a jurisdição do TPI.

A

Exatamente, para casos sem vínculo com um Estado que tenha aceitado a jurisdição do TPI, o caso só poderá ser julgado mediante encaminhamento pelo CSNU.

63
Q

A Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio, concluída em Paris, em 1948, prevê que as controvérsias entre as partes contratantes referentes à responsabilidade de um Estado em matéria de genocídio serão submetidas à Corte Internacional de Justiça, a pedido de uma das partes na controvérsia.

A

Certo. Com base nesse dispositivo a África do Sul pôde solicitar à CIJ parecer por atos realizados por Israel contra Palestinos na Faixa de Gaza.

64
Q

Conforme consta no Protocolo Adicional sobre Compromisso com a Democracia, a UNASUL poderá estabelecer, em caso de ruptura da ordem democrática de um Estado-membro, o fechamento parcial ou total de suas fronteiras terrestres e a suspensão do fornecimento de energia a esse Estado.

A

Item certo!

A Cláusula Democrática da UNASUL, assinada em 2010, prevê, em seu artigo 4, o que foi exposto no item: “O Protocolo da UNASUL vai além e eleva expressivamente os custos políticos e econômicos de uma ruptura democrática, ao especificar medidas que resultariam no isolamento político, econômico e físico do Estado afetado. Tais medidas abrangem o fechamento de fronteiras terrestres; a limitação ou suspensão do comércio, tráfego aéreo e marítimo, comunicações, provimento de energia e outros serviços; e a marginalização diplomática do Estado em outras organizações regionais e internacionais, inclusive por meio da tentativa conjunta de promover a suspensão dos direitos e benefícios decorrentes de acordos firmados pelo Estado com terceiros países ou blocos regionais (artigo 4o)”.

65
Q

O Brasil é tradicionalmente favorável à reivindicação argentina de soberania sobre as Ilhas Malvinas, no contencioso entre Argentina e Reino Unido.

A

Item certo!

A primeira vez que o Brasil se posicionou em relação às Malvinas e defendeu a Argentina foi em 1833, na Regência.

66
Q

Na guerra civil desencadeada contra o presidente Bashar Al-Assad, os EUA, com a justificativa de que o governo sírio estaria utilizando armas químicas contra os rebeldes, autorizaram o envio de armas à oposição.

A

Item certo!

Essa estratégia já tinha sido feita na Líbia, em meio à guerra civil que depôs o governo Gaddafi. O mesmo tem sido feito na Síria, desde 2013.

67
Q

Em 1974, o Brasil incrementou suas relações com países do Oriente Próximo, tanto no plano político quanto no econômico. Nesse ano, o Brasil estabeleceu relações diplomáticas com o Bahrein, o Catar, os Emirados Árabes Unidos e o Omã, e a Braspetro deu início à perfuração de uma área no território do Iraque e foi autorizada a pesquisar e explorar petróleo na Argélia e na Líbia.

A

Exatamente! Em 2024 comemora-se 50 anos do estabelecimento das relações brasileiras com tais países. A Petrobrás, através da sua subsidiária braspetro, iniciou a exploração de petróleo no Iraque.

68
Q

A participação brasileira em operações de manutenção da paz é condicionada à observância dos princípios que regem tais missões: o consentimento das partes em conflito, a imparcialidade e o não uso da força, exceto em autodefesa ou na defesa do mandato da operação.

A

Certo. É o reconhecimento do Brasil desses princípios clássicos que devem reger as operações de paz da ONU.

69
Q

A diplomacia brasileira favorece o fortalecimento dos vínculos da Comissão de Consolidação da Paz com outros órgãos da ONU, em particular com o CSNU, para que a autorização de uso da força aprovada com fundamento no capítulo VII da Carta das Nações Unidas seja balizada pelos princípios inscritos no relatório An Agenda for Peace, particularmente no que se refere ao emprego de unidades de peace enforcement.

A

Item errado. O Brasil apoia o vínculo do PBC com outros órgãos da ONU para facilitar uma abordagem abrangente no enfrentamento das causas profundas dos conflitos e na consolidação da paz, reforçando a relação entre paz, segurança e desenvolvimento.
Peace enforcement é o uso da força para garantir a paz, sugerido pelo relatório An Agenda for Peace para fazer cumprir acordos de cessar fogo, por exemplo.

70
Q

No âmbito das reuniões informais das Negociações Intergovernamentais (IGN) sobre a reforma do CSNU, o Brasil tem defendido que, a despeito da ausência de uma meta específica da Agenda 2030 sobre o fortalecimento da participação de países em desenvolvimento nas instituições de governança global, a inclusão de novos membros permanentes e não permanentes no CSNU permitirá dotá-lo de maiores legitimidade e capacidade de responder aos desafios contemporâneos, apoiando a promoção da paz e do desenvolvimento sustentável.

A

Errado. As IGNs se reúnem desde 2009 no âmbito da AGNU em 5 áreas centrais: Categoria de veto, tamanho de um conselho ambpliado, relação do CSNU e a assembleia geral, número de membros permanentes e não permanentes. Há uma meta na Agenda 2030 que trata acerca do fortalecimento das instituições através da ampliação da participação dos países em desenvolvimento.

71
Q

Os teóricos da Escola Inglesa concordam com a afirmação de Kenneth Waltz de que há uma estrutura da política internacional que opera de modo regular, tornando possível a elaboração de uma teoria científica da política internacional a partir da qual se pode prever o funcionamento da sociedade internacional em um ambiente anárquico.

A

Os teóricos da Escola Inglesa defendem justamente o oposto, que dada as complexidades da natureza humana, que se encontra por detrás do comportamento dos atores no sistema internacional, não seria possível a elaboração de uma teoria geral que poderia prever tal comportamento.

72
Q

Única mulher na delegação brasileira à Conferência de São Francisco de 1945, Bertha Lutz teve papel fundamental para a consagração, no texto da Carta das Nações Unidas, de referências à igualdade entre homens e mulheres, pleito que contou com o decidido apoio das delegadas dos EUA, do Reino Unido e da República Dominicada no processo negociador.

A

Das 4 mulheres presentes na Conferência de São Francisco, apenas Bertha Lutz e a representante dominicana apoiaram a referência à igualdade entre homens e mulheres na Carta da ONU. Para as representantes de EUA e UK, tal assunto já estaria abarcado na defesa dos direitos humanos.

73
Q

A “Lei Maria da Pena”, de 2016, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, foi elaborada em resposta à condenação do Brasil pela CIDH, em razão do descumprimento do Pacto de São José e da Convenção de Belém do Pará pelo país.

A

Errado. O caso não chegou à Corte. A Comissão fez recomendações ao Brasil dentre as quais: melhorar a legislação para coibir a violência doméstica e concluir o processo referente à violênica sofrida pela Maria da Penha.

74
Q

Entre os pontos de maior impasse para a elaboração de uma Convenção Abrangente sobre o Terrorismo Internacional, incluem-se a definição de terrorismo e o escopo da convenção. Em linhas gerais, os países da Organização da conferência Islâmica e Cuba desejam uma convenção que inclua os movimentos de libertação nacional e não abranja a noção de terrorismo de Estado, ao passo que os países desenvolvidos ocidentais defendem majoritariamente que os movimentos de libertação nacional devem ser tratados no âmbito do Direito Humanitário e que o terrorismo de Estado deve ser abarcado pela Convenção.

A

O item inverte as posições. De modo geral, os PEDs defendem que os MLN não devem ser tratados nessa convenção, por ser tema de Direito Humanitário. Já o terrorismo de Estado deveria sim ser considerado pela convenção. Já os Países desenvolvidos defendem uma posição mais minimalista e entendem que as ações das forças armadas já estão disciplinadas pela Carta da ONU.

75
Q

No âmbito do G77/China, o Brasil coopera com outros países de menor desenvolvimento relativo com o objetivo de definir posições conjuntas nas votações dos órgãos intergovernamentais da ONU e influenciar a definição da agenda da Quarta Comissão das Assembleia Geral das Nações Unidas, de modo a atender aos interesses desses países em matéria de desenvolvimento social, econômico e cultural.

A

PED é diferente de Países de menor desenvolvimento relativo. O G77 tem cerca de 130 países participantes. O objetivo não é necessariamente de votar em bloco. Ademais, a temática da quarta comissão da AGNU trata de vários temas isolados como descolonização, questão israel e palestina, etc. Os temas descritos no item são tratados por outras comissões.

76
Q

Nos anos 1990, as criações do G22 e, subsequentemente, do G33 e do G20 buscaram responder à necessidade de corrigir o déficit de representatividade dos foros de coordenação internacional na área financeira, mas também refletiram a visão do G7 de que os países em desenvolvimento deveriam sobretudo aprender e absorver as “boas práticas” das economias avançadas, de modo a evitar o surgimento de novas crises financeiras.

A

Certo! A criação desses grupamentos se deu em um momento no qual estavam buscando maior legitimidade e participação nos processos decisórios do sistema financeiro internacional, estando sujeitos às sugestões de boas práticas dos países do G7, que buscavam modernizar as economias dos PEDs, em especial após as crises que marcaram os anos 1990.