Definitivo Flashcards

1
Q

Para o construtivismo, a soberania é uma instituição e depende, assim, de entendimentos intersubjetivos, produzindo normas compartilhadas que impelem os Estados a justificarem suas ações perante a sociedade internacional.

A

O estado soberano é a consumação da prática. As ações dos estados refletem e constrõem a noção de soberania, quando respeitam o território do outro, por exemplo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Para o neorrealismo, a soberania refere-se ao caráter das unidades, os Estados, que agem no sistema anárquico. O princípio da soberania garante a legitimidade das unidades e impele-as a agirem de maneira autárquica.

A

A soberania não impele os Estados a agirem de maneira autárquica. É justamente pela existência da Soberania, que os Estados podem conviver e dialogar entre si em um ambiente anárquico.
Neorrealismo = Realismo Estrutural. A estrutura impulsiona e limita a atuação dos Estados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Entre 2008 e 2012, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) priorizou projetos, nos países do Sul Global, com impactos sociais e econômicos de longo prazo, que aprimorariam as capacidades locais. Assim, para dar conta dos objetivos propostos, ocorreu reforma institucional na agência, proporcionando aprimoramento de recursos humanos, financeiros e logísticos para administrar o aumento da demanda e da complexidade dos projetos.

A

Apesar da parte inicial do item estar correta, não existem indícios de que ocorreu uma reforma institucional na agência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Da década de 1950 à década de 1990, o Brasil foi um receptor de cooperação externa, apesar de que, a partir da redemocratização, tenha começado a se engajar nas próprias parcerias de desenvolvimento por meio da prestação de cooperação à América Latina e aos países africanos lusófonos.

A

As iniciativas de cooperação prestadas pelo Brasil se iniciam antes mesmo da redemocratização.

Na década de 70, o acúmulo de experiências positivas dos países em desenvolvimento, passíveis de serem transferidas para outros países com desafios semelhantes, fez com que as Nações Unidas desenvolvesse o conceito e fomentasse a “cooperação técnica entre países em desenvolvimento (CTPD)” ou “cooperação horizontal”, em contraponto à “cooperação Norte - Sul”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Na década de 1990, com a expectativa de ampliar a atração de investimentos externos, o Brasil assinou 14 acordos de proteção e promoção de investimentos. Nenhum deles foi ratificado pelo Congresso Nacional, e os textos foram retirados em 2002.

A

Apesar de o Brasil se destacar como um dos principais receptores de investimento estrangeiro no mundo e começar a despontar como um ascendente exportador de capital, os acordos internacionais de investimentos do país não existiam. A despeito de o país ter assinado 14 Acordos Bilaterais de Investimento, durante a década de 1990, nenhum deles havia sido devidamente ratificado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O Brasil participou de todo o processo negociador da CDB e defendeu o princípio da soberania estatal relacionado aos recursos naturais, contrastando com a posição dos países mais industrializados, os quais eram favoráveis ao acesso livre a esses recursos.

A

os PD tentavam implementar uma posição conservadora e taxavam a biodiversidade como patrimônio comum da humanidade, os PED procuravam conciliar preservação com desenvolvimento econômico, grupo do qual o Brasil faz parte.

Apesar dos desacordos, em maio de 1992 no encontro de Nairobi, o texto da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi concluído.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

No âmbito da cooperação estratégico-militar, o governo Abe propôs a aliança Diamante de Segurança Democrática da Ásia, buscando garantir relações pacíficas entre Japão, Estados Unidos da América, Austrália e Índia. Essa aliança está embasada no princípio da segurança coletiva e prevê a criação de uma força conjunta entre os quatro países.

A

A estratégia japonesa do Diamante de Segurança Democrática da Ásia tinha como objetivo garantir a proteção da paz através de relações militares entre Japão, EUA, Austrália e Índia. Entretanto não postulava o princípio da segurança coletiva e muito menos a criação de uma força conjunta entre os países.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A “Rota do Pacífico” é uma das principais rotas do tráfico internacional de drogas e atravessa quase todos os países que fazem parte do entorno estratégico brasileiro até chegar aos Estados Unidos da América.

A

A Rota do Pacífico abrange também países da América Central e EUA, que não fazem parte do entorno estratégico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Os liberais pregam a importância das organizações internacionais governamentais (OIGs) por essas aumentarem a previsibilidade, a estabilidade e a socialização de informações nas relações entre os atores. Os realistas ditam que as OIGs não alteram, de forma decisiva, as escolhas dos Estados, pois, em última instância, estes sempre estarão mais interessados nos ganhos relativos do que nos ganhos absolutos que a cooperação pode gerar.

A

Os autores liberais realmente dão maior importância para a pluralidade de atores que existem no Sistema Internacional, entre elas as OIGs. Além de contribuírem com a definição de regimes internacionais, elas podem facilitar a cooperação e a paz. Entretanto, o item afirma corretamente que o realistas não são tão enfáticos em relação à importância das OIG’s, sobretudo porque os Estados pensam mais nos ganhos de curto prazo, e tendem a enxergar a cooperação menos como uma mecanismo de superação da anarquia, e mais como uma faceta de ganhos mínimos na relação entre eles.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Os países do MERCOSUL e da Aliança do Pacífico assinaram o Acordo Quadro sobre Facilitação do Comércio no lançamento do Plano de Ação de Puerto Vallarta em 2018. No âmbito desse acordo, as partes comprometeram-se a reduzir em 15% as tarifas de importação do setor agrícola no prazo de cinco anos.

A

Não houve a assinatura de um Acordo Quadro sobre Facilitação do Comércio no lançamento do Plano de Ação de Puerto Vallarta, em 2018. Além disso, acordos sobre facilitação do comércio não tratam de redução tarifária, mas, em geral, de medidas de desburocratização de regras aduaneiras e compatibilização de normas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Para o presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt, seria necessário formar um conselho com as principais potências mundiais e atribuir a tal conselho o sustento da segurança internacional. Na composição, quatro países fariam o papel de xerifes mundiais, responsáveis por manter a segurança regional: os EEUU nas Américas; a Grã-Bretanha na Europa; a URSS na Europa do Leste e nas regiões da Eurásia; a China na Ásia (podendo contar com a ajuda da URSS também no meio oriente) e no Oeste do Pacífico, servindo como contrapeso ao Japão. A África, ainda colonial, não representaria, naquele momento, um grande desafio para a segurança internacional, na medida em que era dominada por potências europeias. Quanto ao Oriente Médio, Roosevelt chegou a conceber um assento permanente muçulmano, mas não aprofundou tal ideia.

A

“Roosevelt concebeu um Conselho dominado pelas grandes potências, que deveriam agir conjuntamente para prevenir futuras agressões dos ex-inimigos e distribuir de forma mais equilibrada as responsabilidades pela segurança em cada região. (…) Esse conjunto, ainda segundo sua visão, permitiria a retirada das forças norte-americanas desdobradas globalmente e compartilharia regionalmente os custos da segurança coletiva.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A tentativa de acionamento do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) para a situação da Venezuela foi infrutífera. A Reunião do Órgão de Consultas, previsto no tratado, realizada em Nova York em 2019, não logrou estabelecer a maioria necessária para aprovação de resolução com ações concretas referentes ao tema.

A

Convocou-se, em setembro de 2019, com voto afirmativo do Brasil, o Órgão de Consulta do TIAR, para apreciar a situação venezuelana. Nas reuniões do Órgão de Consulta do TIAR, reconheceu-se a ameaça representada pelo regime ilegítimo de Nicolás Maduro à segurança e à estabilidade do hemisfério e decidiu-se impor sanções a Maduro e a membros de seu governo, com voto favorável de 16 membros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Não obstante o mandato da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) autorize a França a usar a força contra organizações terroristas, como a Al-Qaeda no Magrebe Islâmico, o Brasil atualmente participa dessa missão, e o governo brasileiro chegou a cogitar o envio do contingente militar que estava no Haiti para o Mali.

A

O Brasil não participa da MINUSMA. O item tentou confundir o candidato com a semelhança dos acrônimos MINUSMA e MINUSCA, na República Centro Africana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Depois da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), a Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) e a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS) são as duas missões de paz que atualmente contam com maior participação de funcionários brasileiros.

A

O candidato deveria saber que, diferentemente do que a assertiva alega, desde dezembro de 2020, a UNIFIL não é mais a missão de paz com maior número de brasileiros, pois ocorreu a retirada das tropas brasileiras que estavam lotadas na Força-Tarefa Marítima da UNIFIL. Assim, desde janeiro de 2021, as duas missões de paz que atualmente contam com maior participação de funcionários brasileiros são a MONUSCO e a UNMISS, com 22 e 14 brasileiros respectivamente. A UNIFIL aparece na terceira posição, com apenas 12 brasileiros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Após o 11 de setembro de 2001, o governo brasileiro invocou o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) e propôs a resolução Ameaça Terrorista nas Américas ao órgão de consulta do TIAR, declarando que os atentados terroristas nos Estados Unidos da América representavam um ataque contra os países americanos.

A

Conforme o artigo 1º da referida resolução, “Esses ataques terroristas perpetrados contra os Estados Unidos da América são ataques contra todos os Estados americanos e, em conformidade com todas as disposições pertinentes do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) e com o princípio de solidariedade continental, todos os Estados Partes do Tratado do Rio deverão prestar assistência recíproca para enfrentar esses ataques e a ameaça de ataques semelhantes contra qualquer Estado americano, bem como para manter a paz e a segurança do Continente.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O Acordo de Cooperação Policial Aplicável aos Espaços Fronteiriços entre os Estados Partes do MERCOSUL permite que as forças policiais de qualquer país mercosulino prendam, nos espaços fronteiriços, os narcotraficantes listados em um banco de dados comum do bloco. Essa prisão pode ser efetuada, inclusive, fora do território nacional.

A

Não há uma lista de narcotraficantes no banco de dados comum do MERCOSUL. O que o Acordo de Cooperação Policial Aplicável aos Espaços Fronteiriços entre os Estados Partes do MERCOSUL prevê é que, em caso de perseguição transfronteiriça, as autoridades policiais dos Estados Partes poderão entrar no território vizinho para efetuar a prisão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O Brasil aderiu ao Grupo 3+1, criado pelos Estados Unidos da América após os ataques terroristas em Buenos Aires no ano de 1992. O propósito desse grupo foi combater os crimes transnacionais e suas conexões com o terrorismo, e vice-versa, na região da Tríplice Fronteira, por meio da cooperação regional e do compartilhamento de informações de inteligência e de segurança.

A

Em 2002, no contexto de comoção após os atentados de 11 de setembro, os Estados Unidos são convidados a fazer parte da Comissão Tripartite da Tríplice Fronteira, que passou a ser denominada de “Grupo 3+1 para a Segurança da Tríplice Fronteira” (Argentina, Brasil, Paraguai mais os Estados Unidos). Embora a declaração formal de criação do 3+1 nada fale nominalmente sobre grupos terroristas específicos, agências como o Departamento de Estado veicularam a ideia de que esse instrumento foi criado com a finalidade de combater a ação desses grupos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

O Protocolo de Madrid, assinado em 1991, proibiu a exploração de recursos minerais em território antártico até o ano de 2048, quando o Tratado da Antártica poderá ser revisto pelas Partes Consultivas e quaisquer modificações e emendas deverão contar com a aprovação dos 12 membros signatários originais.

A

A revisão do Protocolo de Madri (não do Tratado da Antártida) ocorrerá em cinquenta anos. Além disso, as modificações propostas somente serão efetivas caso haja concordância de todos os membros consultivos do tratado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Embora o Tratado da Antártica aplique-se à área ao sul de 60 graus da latitude sul e tenha previsto a desmilitarização da região, ele não proscreveu que países com pretensões territoriais, como o Reino Unido e a Austrália, exercessem a soberania relativa sobre os respectivos territórios antárticos.

A

O artigo IV do Tratado prevê que nada que se contenha no tratado poderá ser interpretado como renúncia a direitos previamente invocados ou a pretensão de soberania territorial na Antártida. A Argentina e o Chile também possuem pretensões territoriais no continente gelado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

A lógica da anarquia é uma das principais divergências entre teóricos neorrealistas e construtivistas. Para os primeiros, a anarquia é um fato objetivo da realidade, que dá origem a um sistema de autoajuda. Para os segundos, a anarquia é um fato intersubjetivo da realidade, que resulta em uma cultura kantiana.

A

A teoria construtivista das RI’s, encabeçada por Alexander Wendt, propõe o caráter intersubjetivo da anarquia internacional (“A anarquia é o que os Estados fazem dela”). Logo, o construtivismo prevê mais de um cenário cultural, a depender da interação entre os agentes: cultura kantiana (amizade e cooperação), cultura lockeana (rivalidade) e cultura hobbesiana (inimizade).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

A interdependência complexa é um conceito-chave da teoria neoliberal das Relações Internacionais. Esse conceito é definido como uma situação de dependência mútua entre dois ou mais atores, a qual reduz as assimetrias entre eles, diminui as possibilidades de conflito e eleva as possibilidades de cooperação.

A

Não há uma redução necessária das assimetrias entre eles nem a diminuição das possibilidades de conflito.

A situação de dependência mútua prevista na teoria da interdependência complexa não resulta em uma redução de assimetrias. As assimetrias entre os Estados permanecerão e responderão aos diferentes graus de sensibilidade e vulnerabilidade, como previram Joseph Nye e Robert Keohane em Power and Interdependence.

Depende da sensibilidade (impacto dessa ação) e vulnerabilidade (capacidade de responder a essa ação)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

O Comitê Britânico de Teoria de Política Internacional surgiu no contexto do Segundo Debate, e uma de suas contribuições teóricas foi a utilização do pensamento político dos 3R’s para explicar as relações internacionais.

A

Como movimento intelectual, a Escola Inglesa começou com a criação do Comitê Britânico de Teoria de Política Internacional, a partir de 1958. O tema dominante da Escola Inglesa passou a ser o sistema de Estados, largamente refletido nas obras de Wight (O sistema de Estados), que também definiu os “3 R’s” – Realismo, Revolucionismo e Racionalismo – e Bull (A sociedade anárquica).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Em 1991, os Estados-membros da OEA aprovaram unanimemente o Compromisso de Santiago com a Democracia e a Renovação do Sistema Interamericano, por meio do qual estabeleceram a cláusula democrática que foi reforçada pela Carta Democrática Interamericana em 2001.

A

O Compromisso de Santiago com a Democracia e a Renovação do Sistema Interamericano (1991) reafirmou o elo entre a democracia, a segurança hemisférica, o respeito aos direitos humanos e o desenvolvimento, mas não estabeleceu uma cláusula democrática. Esta somente foi determinada na Carta Democrática Interamericana (2001), no texto dos artigos 20, 21 e 22.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

No Comunicado Conjunto da III Conferência Ministerial Hemisférica de Luta contra o Terrorismo, realizada na Colômbia em janeiro de 2020, os países participantes afirmaram que o Hezbollah e suas organizações afiliadas são uma ameaça à segurança coletiva nas Américas.

A

Não houve reconhecimento de que o Hezbollah e suas organizações afiliadas são uma ameaça à segurança coletiva das Américas. Eis o parágrafo do comunicado que cita o grupo: “Expressaram sua preocupação com as atividades que redes do Hezbolá continuam a realizar em algumas áreas do hemisfério ocidental. Saudaram as ações recentes de Estados da região no sentido de contra-arrestar as atividades das redes do Hezbolá.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

O Brasil participa da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), ainda que a Resolução no 2.149/2014 do Conselho de Segurança das Nações Unidas tenha estabelecido que a atuação deveria ocorrer sob a égide do Capítulo VII da Carta das Nações Unidas.

A

Historicamente, o Brasil mantinha a tradição de participar ativamente apenas das missões de paz autorizadas sob os auspícios do Capítulo VI da Carta da ONU. No entanto, desde a autorização da MINUSTAH, em 2004, que ocorreu com base no Capítulo VII, o Brasil tem flexibilizado essa postura.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

Em 2013, Brasil e Nigéria estabeleceram o Mecanismo de Diálogo Estratégico durante a visita do chanceler brasileiro a Abuja. Dessa forma, a Nigéria tornou-se o único país da África Ocidental que detém um mecanismo dessa natureza com o governo brasileiro.

A

Inicialmente dado como certo, o item foi alterado para “Errado”, pois o Mecanismo de Diálogo Estratégico entre Brasil e Nigéria foi estabelecido, em 2013, durante a visita da ex-presidente Dilma Rousseff a Abuja. Na ocasião, não foi registrada visita do chanceler brasileiro, conforme consta no enunciado do item. Apesar de haver outros países com os quais o Brasil mantém parceria estratégica, a Nigéria é o único que possui um Mecanismo de Diálogo Estratégico na África Ocidental.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

O governo brasileiro propôs a criação da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) em contraposição à proposta da Organização do Tratado do Atlântico Sul (OTAS), com o propósito de promover a cooperação regional e a paz e segurança entre países sul-americanos e africanos que compartilhavam o espaço do Atlântico Sul. Apesar de ter sido derrotada, a OTAS contou com o apoio de países que passaram a fazer parte da ZOPACAS.

A

O Brasil se opôs à criação da OTAS, em 1981. Para o governo brasileiro, uma organização nos moldes da OTAN, chefiada pelos EUA, seria uma forma de diminuir a projeção de poder do país no Atlântico Sul. Nesse contexto, Argentina e África do Sul apoiaram a iniciativa norte-americana, que não prosperou.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

Nos anos de 1970, Guiné-Bissau foi a primeira ex-colônia lusitana que teve a independência reconhecida pelo Brasil, o que marcou uma mudança de orientação da diplomacia brasileira em relação ao colonialismo português. O governo brasileiro, inclusive, chegou a reconhecer a independência do país antes mesmo de Portugal.

A

Conforme Vargas Garcia, em 16 de julho de 1974, o Brasil foi o primeiro país do Ocidente a reconhecer a independência da República de Guiné-Bissau, onde criaria, pouco depois, uma missão diplomática. A decisão se insere na lógica da política externa do pragmatismo ecumênico e responsável do governo Geisel, comandada por Azeredo da Silveira.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

A tentativa de acionamento do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) para a situação da Venezuela foi infrutífera. A Reunião do Órgão de Consultas, previsto no tratado, realizada em Nova York em 2019, não logrou estabelecer a maioria necessária para aprovação de resolução com ações concretas referentes ao tema.

A

Convocou-se, em setembro de 2019, com voto afirmativo do Brasil, o Órgão de Consulta do TIAR, para apreciar a situação venezuelana. Nas reuniões do Órgão de Consulta do TIAR, reconheceu-se a ameaça representada pelo regime ilegítimo de Nicolás Maduro à segurança e à estabilidade do hemisfério e decidiu-se impor sanções a Maduro e a membros de seu governo, com voto favorável de 16 membros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

Brasil e Paraguai assinaram a Ata das Cataratas em 1966, com o propósito de atenuar as rivalidades territoriais no Salto das Sete Quedas e de aproveitar conjuntamente os recursos hidrelétricos do rio Paraná. Nessa ata, os dois países concordaram em realizar a partilha igualitária da energia elétrica que eventualmente seria produzida nos desníveis do rio Paraná até a foz do rio Iguaçu.

A

A Ata das Cataratas é o ponto de partida da chamada “diplomacia das cachoeiras” na Bacia do Prata, que gerou grande tensão com a argentina até a assinatura do Acordo Tripartite (Brasil, Argentina e Paraguai) sobre coordenação técnico-operativa para o aproveitamento hidrelétrico de Itaipu e Corpus, que resolve definitivamente a disputa política em relação à utilização dos recursos energéticos da bacia do Rio Paraná.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

As relações comerciais entre o Brasil e vários países africanos teve um aumento vertiginoso no início deste século (o comércio cresceu mais de quatro vezes entre 2000 e 2013). Atualmente, entre os produtos mais exportados pelo Brasil para a África, encontram-se açúcar, melaço, soja, milho, carne de aves e máquinas agrícolas. No fluxo inverso, entre os produtos de exportações africanas para o Brasil, predominam fertilizantes, petróleo e óleos brutos.

A

Item errado! De acordo com os dados oficiais do governo brasileiro, a corrente de comércio Brasil-África passou de US$4,3 bi em 2000 para US$28,5 bi em 2013, isso significa que cresceu quase 7 vezes. Quanto aos produtos atualmente exportados pelo Brasil, as máquinas agrícolas têm participação menos relevante do que os demais produtos mencionados no item. Em 2023, as máquinas agrícolas foram o 27° produto mais exportado pelo Brasil para a África. Por isso, é incorreto afirmar que as máquinas agrícolas estão entre os produtos mais exportados pelo Brasil para a África.

32
Q

As propostas de reforma do Fundo Monetário Internacional envolvem, entre outros aspectos, atualizar e ajustar o sistema de quotas e os direitos especiais de saque às realidades da economia global contemporânea; realizar a reforma dos direitos de voto e das regras de tomada de decisão e facilitar e ampliar o acesso dos países a recursos do Fundo, desvinculando tal acesso do sistema de quotas.

A

Item certo! As propostas de reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI) realmente visam atualizar e ajustar o sistema de quotas e os direitos especiais de saque às realidades da economia global contemporânea. Além disso, buscam reformar os direitos de voto e as regras de tomada de decisão para refletir melhor o peso econômico dos países membros, especialmente os emergentes e em desenvolvimento. Também se discute facilitar e ampliar o acesso dos países a recursos do Fundo, o que pode incluir mudanças na vinculação do acesso aos recursos com o sistema de quotas.

33
Q

Na órbita do Sistema Banco Mundial, as reformas em consideração envolvem, como aspectos de fundo, a revisão e ampliação de sua visão e missão (a promoção conjunta da prosperidade e o combate à pobreza extrema), vinculando-as ao desenvolvimento sustentável, resiliente e inclusivo, implicando, em decorrência, mudanças, ora em discussão, de seu modelo operacional e financeiro.

A

Item certo! O item descreve corretamente os temas predominantes nas discussões sobre a reforma do Grupo Banco Mundial. O Grupo Banco Mundial é composto por cinco instituições financeiras internacionais que têm como objetivo comum a redução da pobreza e o apoio ao desenvolvimento econômico dos países. As instituições que compõem o Grupo Banco Mundial são: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD); Associação Internacional de Desenvolvimento (AID); Corporação Financeira Internacional (IFC); Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e Centro Internacional para Resolução de Controvérsias sobre Investimentos (ICSID).

O último relatório do Comitê de Desenvolvimento do Banco Mundial lançado em março de 2023, menciona a erradicação da pobreza extrema e a promoção conjunta da prosperidade, promovendo o desenvolvimento sustentável, resiliente e inclusivo.

34
Q

No início dos anos de 1990, o governo brasileiro, pressionado por interesses norte-americanos, atribuiu ao Exército Brasileiro, entre outras competências secundárias, a capacidade de atuar contra os crimes transfronteiriços na faixa de fronteira.

A

Item errado! Essa atribuição não foi uma resposta direta à pressão norte-americana, mas sim uma evolução da política de segurança interna do Brasil, que por meio da lei complementar n° 117, aprovada em 2004, estabeleceu novas atribuições do Exército brasileiro, como “atuar, por meio de ações preventivas e repressivas, na faixa de fronteira terrestre, contra delitos transfronteiriços e ambientais, isoladamente ou em coordenação com outros órgãos do Poder Executivo”.

35
Q

O Brasil é signatário da Convenção Americana sobre Direitos Humanos e reconhece a competência obrigatória da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

A

Item certo!

O Brasil é signatário da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, também conhecida como Pacto de São José da Costa Rica, desde 1988, e ratificou a convenção em 1992. Além disso, o Brasil depositou a declaração de aceitação da competência obrigatória da Corte Interamericana de Direitos Humanos em 1998, sob reserva de reciprocidade e para fatos posteriores à declaração.

36
Q

Como principal foro de condução do processo de integração da infraestrutura física sul-americana, a IIRSA implementa os consensos políticos a que chegam os ministros de pastas de infraestrutura dos países-membros da UNASUL, restando ao COSIPLAN a tarefa de levantar os recursos para realizar os investimentos.

A

Item errado!

Há uma inversão na questão. O principal fórum de condução do processo de integração é o Cosiplan, não a IIRSA. Por sua vez, a IIRSA foi incorporada pelo Cosiplan como fórum meramente técnico

37
Q

Entre os objetivos da UNASUL, figura o de promover a democracia, inclusive pela mediação de crises internacionais ou internas dos países membros, como ocorreu nos casos da tentativa separatista do Pando, na Bolívia, da sublevação da Polícia Nacional do Equador e da crise entre Colômbia e Venezuela.

A

Item certo!

Conforme o Itamaraty, “A UNASUL está comprometida com o fortalecimento da democracia, tendo atingido avanços importantes na mediação de tensões regionais – a exemplo da crise separatista do Pando (Bolívia, 2008), da crise entre Colômbia e Venezuela (2010), do apoio à ordem constitucional e democrática do Equador quando da sublevação de sua Polícia Nacional (2010) e da elaboração de medidas de fomento à confiança e segurança pelo Conselho de Defesa Sul-Americano”.

38
Q

A Guerra Civil na Síria é particularmente complexa: tanto a Arábia Saudita como a Turquia e a Irmandade Muçulmana (inclusive o Hamas) opõem-se ao governo de Bashar al-Assad, mas cada um deles apoia grupos diferentes de rebeldes, enquanto o governo de Damasco é apoiado pelo Irã, pela Rússia e pelo Hizbollah, que, por sua vez, é um aliado do Hamas no conflito com Israel.

A

O item descreve a situação de intrincadas alianças que se estabeleceram na Síria, em meio ao conflito que se prolonga desde 2011.

39
Q

Acordou-se na VI Cúpula que o primeiro presidente do Novo Banco de Desenvolvimento seria da Rússia; o primeiro presidente de seu Conselho de Governadores, da Índia; e o primeiro presidente de seu Conselho de Administração, do Brasil.

A

Item errado!

Conforme a Declaração de Brasília, de 15 de julho de 2014, “O Banco terá capital inicial autorizado de US$ 100 bilhões. O capital inicial subscrito será de US$ 50 bilhões, dividido igualmente entre os membros fundadores. O primeiro presidente do Conselho de Governadores será da Rússia. O primeiro presidente do Conselho de Administração será do Brasil. O primeiro Presidente do Banco será da Índia. A sede do Banco será localizada em Xangai. O Centro Regional Africano do Novo Banco de Desenvolvimento será estabelecido na África do Sul concomitantemente com sua sede”.

40
Q

A XVIII Conferência das Partes prorrogou o Protocolo de Quioto até 2030, embora sem o apoio de Japão, Rússia, Canadá e Nova Zelândia, além dos EUA, que nunca ratificaram o protocolo.

A

Item errado!

Na COP 18, no Qatar, o Protocolo de Kyoto teve seu prazo prorrogado até 2020, porém sem contar com a assinatura de países como Japão, Rússia, Canadá, Nova Zelândia e novamente os EUA. Outro erro é o fato de o Japão ter ratificado o Protocolo de Quioto, apesar de não concordar em prorrogá-lo.

41
Q

O memorando em tela foi celebrado alguns meses após a adoção, pelo Congresso norte-americano, de nova legislação agrícola, que não mais previa subsídios ao setor de algodão.

A

Item errado!

Havia outros subsídios ao algodão na nova legislação agrícola norte-americana, adotada em 2014. Basicamente, a nova Lei eliminou alguns dos programas de subsídios anteriores, introduziu um programa novo – o STAX –, e continuou a fazer uso do seguro de colheita e de subsídios para empréstimos de comercialização. Com efeito, particularmente em relação ao algodão, a Farm Bill proposta eliminou os programas de sustentação de preço (counter-cyclical payments) e de pagamentos diretos (direct payments) e estabeleceu um novo conjunto de programas baseados em mecanismos de seguro de safra ou de receita.

42
Q

Além de limitar em dezoito meses o prazo máximo de empréstimos no tocante ao subsídio GSM-102 e estipular uma compensação anual no valor de 300 milhões de dólares, o referido memorando prevê que os recursos transferidos ao Instituto Brasileiro do Algodão podem ser destinados a projetos de cooperação com a África Subsaariana, o Haiti e os países-membros do MERCOSUL.

A

Item errado!

A compensação acordada não seria anual, mas apenas um pagamento de 300 milhões de dólares.

43
Q

A Irmandade Muçulmana, que foi organizada na Arábia Saudita em 1928 como reação à influência ocidental, defende, entre outras ideias, a implantação da Charia (lei corânica) e a unificação do mundo muçulmano, a ser imposta pela propaganda e pela força.

A

Item errado!

A Irmandade Muçulmana não foi organizada na Arábia Saudita, mas no Egito. A partir daí se expandiu para outros países da região.

44
Q

A Guerra Civil na Síria é particularmente complexa: tanto a Arábia Saudita como a Turquia e a Irmandade Muçulmana (inclusive o Hamas) opõem-se ao governo de Bashar al-Assad, mas cada um deles apoia grupos diferentes de rebeldes, enquanto o governo de Damasco é apoiado pelo Irã, pela Rússia e pelo Hizbollah, que, por sua vez, é um aliado do Hamas no conflito com Israel.

A

Item certo!

O item descreve a situação de intrincadas alianças que se estabeleceram na Síria, em meio ao conflito que se prolonga desde 2011.

45
Q

A Irmandade Muçulmana contou com apoio irrestrito das autoridades sauditas nas últimas décadas, apesar de sua oposição à intervenção norte-americana no Kuwait e, depois, no Iraque. Entretanto, os sauditas apoiaram a deposição de sua liderança no Egito quando ela sinalizou sua disposição em dialogar com o Irã e, em 2015, o governo saudita declarou a Irmandade Muçulmana uma organização terrorista.

A

Item errado!

Não se pode dizer que a Irmandade Muçulmana contou com apoio irrestrito das autoridades sauditas nas últimas décadas. Na verdade, a Irmandade Muçulmana tem entrado em conflito e se distanciado dos sauditas nas últimas décadas. Inicialmente, por sua oposição à intervenção americana no Kuwait e, depois, no Iraque. Quando o governo da Irmandade no Egito deu sinais de querer o diálogo com o Irã, os sauditas apoiaram sua deposição. Em 2014 (não 2015 como diz o item), o governo saudita declarou a Irmandade Muçulmana uma organização terrorista.

46
Q

Antes mesmo da Conferência de São Francisco, as 5 grandes potências que ganhariam assentos permanentes no CSNU já haviam definido a estrutura básica e o funcionamento da ONU. Na Conferência da Crimeia, em fevereiro de 1945, os futuros P5 acordaram que o CSNU seria integrado por onze membros, seis dos quais eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de dois anos.

A

Certo!
Ialta = cidade na Crimeia.
França não participou das negociações da ONU, que foram feitas majoritariamente por EUA, UK e URSS. China participou apenas da Conferência de Moscou e de Dumbarton Oaks. Moscou reconheceu a necessidade de uma nova OI para manter a paz e a segurança internacionais.
DO definiu princípios, e estrutura básicos da ONU.
Ialta = método de votação no CSNU

47
Q

Em opinião consultiva exartada em 1948, a CIJ reconheceu que as condições para admissão como membro da ONU listadas no art 4º da Carta da ONU não são apenas necessárias, mas também suficientes, razão pela qual eventuais considerações políticas que se sobreponham a esses critérios para impedir a admissão de um candidato que os cumpra seriam inconsistentes com os termos da Carta.

A

Certo! Argumento usado pela diplomacia brasileira para se opor ao veto dos EUA quanto à deliberação de admissão da Palestina na ONU. A AGNU reconheceu através de resolução que a Palestina reune as condições necessárias para ser admitida como Estado Membro.

48
Q

No exercício da presidência do CSNU em outubro de 2023, o Brasil apresentou um projeto de resolução a respeito do conflito israelo-palestino que condenou os atos de terrorismo perpetrados pelo Hamas em Israel em 7 de outubro de 2023, apelou para libertação imediata e incondicional de todos os reféns civis e conclamou a uma pausa humanitária a fim de permitir o fornecimento rápido e desimpedido da ajuda humanitária. Embora tenha recebido doze votos favoráveis, o projeto brasileiro foi vetado por um membro permanente do CSNU.

A

Correto. Os Estados Unidos vetaram a resolução brasileira que está de acordo com a tradicional posição de defender a solução de dois Estados com um Estado da Palestina economicamente viável e com fronteiras mutualmente acordadas e internacionalmente reconhecidas.

49
Q

Embora não estejam previstas no texto da Carta da ONU, as operações de paz são criadas pelo CSNU como instrumento de intervenção humanitária para a proteção de civis em Estados membros diante de situações que se enquadrem nas hipóteses de ação delimitadas pelo conceito de responsabilidade de proteger (R2P).

A

Não há vinculação do conceito de intervenção humanitária com as missões de paz da ONU. A Intervenção humanitária é uma intervenção em assuntos internos com o preceito de defender a segurança humana.

50
Q

Apesar do endosso majoritário dos Estados partes da ONU à Iniciativa Humanitária, a AGNU falhou em alcançar consenso a respeito do desarmamento nuclear, fato que motivou o estabelecimento de um grupo de trabalho aberto, no âmbito da Conferência de Revisão do TNP, para negociar o Tratado de Proibição de Armas Nucleares (TPAN), cujo texto final foi adotado nesse foro negociador em 2017.

A

Errado. É a Conferênica de Revisão do TNP que decide apenas por consenso. Na verdade, falhou-se a aprovação de algo que fortalecesse o art. 6º do TNP por falta de colaboração dos PNAs. Dessa forma, o assunto foi levado à AGNU, onde o texto do TPAN foi aprovado por não precisar de consenso.

51
Q

Diferentemente da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas, a Convenção sobre Armas Biológicas não estabelece um regime de verificação formal para monitorar seu cumprimento. Por essa razão, nas conferências de revisão da Convenção sobre Armas Biológicas, os Estados partes são encorajados a adotar medidas de construção de confiança, como consulta e cooperação entre partes, medidas de implementação doméstica e incentivos de assistência a vítimas.

A

Correto. A Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas conta com a OPAQ, organização responsável por fiscalizar seu cumprimento. No âmbito do TNP é a AIEA quem cumpre essa função. Já a Convenção sobre Armas Biológicas carece de uma organização similar, cabendo aos Estados partes adotarem medidas de construção de confiança.

52
Q

A designação de grupos terroristas pelo CSNU enseja a submissão das entidades e dos indivíduos a eles associados a medidas de congelamento de ativos, banimentos de viagens e embargo de armas, sem a possibilidade de sua retirada da lista de sanções do CSNU, dada a imprescritibilidade do crime de terrorismo no Direito internacional.

A

Errado. Há sim a possibilidade de retirada da Lista de Sanções do CSNU. Vale lembrar que não há definição de terrorismo no Direito Internacional, o que impossibilitaria haver a imprescritibilidade para esse crime.

53
Q

O conceito de desenvolvimento sustentável consagrado no Relatório Brundtland refletiu as divergências de posição e interesses entre os países em desenvolvimento, adeptos da corrente preservacionista, e os desenvolvidos, defensores da tese conservacionista.

A

Errado. O relatório Brundtland não refletiu essas divergências, ele as superou. Os países desenvolvidos defendiam o preservacionismo e os PEDs o conservacionismo (alimento em conserva, guarda por mais tempo para ser usado). O relatório relacionou a erradicação da pobreza e o consequente desenvolvimento econômico como fundamental para a proteção ao meio ambiente. “Alcançar as necessidades das gerações presentes sem comprometer as necessidades das futuras gerações”.

54
Q

Na diplomacia multilateral, o Brasil votou a favor das resoluções, aprovadas em 1951, nas quais a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu condenar a República Popular da China por sua intervenção militar na Peníncula Coreana e recomendar aos estados membros a imposição de um embargo ao envio de armas e munições às regiões controladas pelo Governo Popular Central da República Popular da China e pelas autoridades da Coreia do Norte.

A

Certo. Resoluções aprovadas durante o governo Dutra. O Brasil só irá reconhecer o regime da RPC a partir de 1974 com Geisel. Em 1949 chegamos a fechar a embaixada e o consulado-geral em Xangai.

55
Q

A Declaração sobre a Concessão da Independência aos Países e Povos Coloniais, aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 1960, com o voto favorável do Brasil, declarou que a sujeição de povos ao domínio estrangeiro constitui uma negação dos direitos humanos fundamentais e é contrária à Carta das Nações Unidas, razão pela qual todos os povos de territórios não autônomos deveriam poder desfrutar de independência e liberadade completas.

A

Exato, o texto da declaração é esse mesmo.

56
Q

A passagem do governo de Humberto Castello Branco à presidênica de Artur da Costa e Silva implicou a revisão da política africana brasileira, com o abandono do alinhamento a Portugal em favor da defesa da independência das colônias portuguesas em África. Na Assembleia Geral da ONU, a partir de 1967, o Brasil passou a votar a favor da independência das colônias portuguesas, postura que se manteve até a efetivação de sua descolonização em meados dos anos 1970.

A

Até 1973 o Brasil vota contra a condenação do colonialismo português. Com a crise do petróleo e a Revolução dos Cravos (1974) há a mudança de postura no governo Geisel. Há a mescla de interesses políticos e econômicos: aproximação com exportadores de petróleo, diversificação de mercados, apoio a demandas multilaterais. Primeiro país ocidental a reconhecer a independência de Guiné-Bissau (74) e primeiro do mundo a reconhecer Angola (75)

57
Q

Durante o governo de Ernesto Geisel, uma vez encerrado o processo de independência política dos países lusófonos na África, o Brasil estabeleceu relações diplomáticas com todas as novas nações de língua portuguesa que se tornaram independentes e convocou a primeira reunião de chefes de Estado e de Governo de países de língua oficial portuguesa, ocasião em que se discutiu a futura conformação de uma Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A

Não houve essa reunião durante o governo de Geisel. O primeiro encontro de chefes de Estado de países de língua portuguesa se deu em 1989, no governo Sarney, e previu a criação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.

58
Q

Durante a presidência de José Sarney, o Brasil deu início à sua integração ao regime internacional sobre direitos humanos com as ratificações brasileiras, efetuadas durante esse governo, da Convenção contra a Tortura, do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, do Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e da Convenção Americana sobre Direitos Humanos.

A

De fato, no governo Sarney buscou-se livrar-se do “entulho autoritário” e sanar o débito da ditadura com a Renovação de credenciais, em especial no âmbito dos Direitos Humanos. No entanto, as ratificações apenas foram concluídas já no governo Collor.

59
Q

A COP 28 da UNFCCC, realizada em Dubai, em 2023, foi bem-sucedida na criação do Fundo Verde do Clima, destinado a receber contribuições voluntárias de países desenvolvidos para ações de adaptação e mitigação em países em desenvolvimento, mas fracassou no propósito estabelecido de adotar um novo objetivo coletivo quantificado sobre financiamento climático, cuja negociação ficou pendente para a COP 29, em Baku, em 2024.

A

Errado. O Fundo Verde do Clima é uma iniciativa de 2010, durante a COP 16. O Fundo é utilizado para remunerar os países através do mecanismo REDD, por exemplo. Ademais, o objetivo de criar um financiamento climático está previsto para a COP 29.

60
Q

O Tratado do Espaço Exterior de 1967 prevê que o espaço cósmico, inclusive a Lua e demais corpos celestes, pode ser explorado e utilizado livremente por todos os Estados sem qualquer discriminação, em condições de igualdade e em conformidade com o Direito Internacional, devendo haver liberdade de acesso a todas as regiões dos corpos celestes.

A

Item certo. A lógica por trás do Tratado do Espaço Exterior é similar àquela do Tratado da Antártida, firmado 8 anos antes.

61
Q

Nos termos da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, os direitos do Estado costeiro sobre sua plataforma continental são independentes de sua ocupação, real ou fictícia, ou de qualquer declaração expressa.

A

Certo. A única declaração que é necessária e válida mediante aprovação da CLPC é a extensão da plataforma continental para além de 200 milhas da linha de base. As 200 milhas em si já estão garantidas.

62
Q

O Protocolo Facultativo à Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1999, criou o Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher como órgão responsável por receber comunicações interestatais e individuais que denunciem a violação dos direitos protegidos na Convenção cometida pelo governo de um de seus Estados partes.

A

Errado. O Comitê não foi criado por um protocolo facultativo. Sua adesão é obrigatória, estando previsto na própria Convenção. O protocolo facultativo permite apenas comunicações individuais feitas por indivíduo ou grupo de indivíduos.

63
Q

Globalização enseja a livre expansão da mobilidade internacional de fatores de produção, do capital financeiro, de investimentos produtivos — tanto de empresas multinacionais quanto de pequenas e médias empresas —, de conhecimento e de mão de obra qualificada e informal.

A

Item errado!

Em uma questão de geografia, a questão certamente estaria errada logo no começo, pois afirma que a globalização “enseja a livre expansão da mobilidade” de diversos aspectos. Como afirma Milton Santos, em muitos desses aspectos, a globalização não é livre e ampla para todos os lugares. Ainda assim, há um erro mais evidente no item, que é a expansão da mobilidade de mão de obra INFORMAL. Certamente, essa não é uma característica desejada pelo processo de globalização.

64
Q

A teoria da interdependência complexa, desenvolvida por institucionalistas liberais como Robert Keohane e Joseph Nye, é caracterizada pela não hierarquização de temas de política Internacional.

A

Item certo!

Na teoria da interdependência complexa, além dos estados, outros atores não podem ser desconsiderados (sociedade civil, empresas transnacionais e outros agentes não estatais). Dessa maneira, a segurança não explica, por si só, a ordem internacional. A “interdependência complexa” refere-se a uma situação na qual múltiplos canais de contato conectam as sociedades de uma série de países, de modo independente da ação estatal, em relações interestatais, transgovernamentais e transnacionais. Os estados, portanto, não monopolizam esses canais de contato. Não há hierarquização de temas de política internacional, com agendas em constante transformação e conexões entre os temas priorizados. Além disso, verifica-se queda relativa do uso da força militar e do poder de coerção nas relações internacionais.

65
Q

As teorias das relações internacionais formuladas por Hans Morgenthau e, mais recentemente, por John Mearsheimer, ao postularem a promoção da segurança como finalidade última da ação dos Estados, caracterizam-se pelo realismo defensivo.

A

O erro está em classificar os dois autores como adeptos do realismo defensivo. Essa concepção é adotada pela corrente realista, da qual Hans Morgenthau foi expoente. Dentro do neorrealismo, Mearsheimer preconiza o realismo ofensivo, que argumenta que os estados não estão satisfeitos com uma quantidade de poder. Os estados buscam hegemonia por segurança, pois o sistema internacional anárquico cria incentivos para que eles busquem oportunidades de ganhar poder às custas de seus competidores.

66
Q

O grupo islâmico Hamas tem contabilizado sucessivas vitórias nas eleições legislativas ocorridas na Faixa de Gaza, que são realizadas regularmente desde 2006, para mandatos de quatro anos.

A

Item errado!

O ano de 2006 foi o momento de rompimento entre o Hamas e o Fatah, quando o último saiu da Faixa de Gaza. Desde então, não há eleições em Gaza.

67
Q

O Tratado do Rio da Prata, assinado em 1979 por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, disciplinou o uso dos rios internacionais da região para a produção de energia elétrica e irrigação agrícola.

A
  • Em 1969: “Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai assinam, em Brasília, o Tratado da Bacia do Prata, destinado a promover a integração física da região platina por meio de programas concretos de cooperação”.
  • Em 1979: “Argentina, Brasil e Paraguai assinam, na cidade de Presidente Stroessner, o Acordo tripartite sobre coordenação técnico-operativa para o aproveitamento hidrelétrico de Itaipu e Corpus, que resolve definitivamente a disputa política em relação à utilização dos recursos energéticos da bacia do Rio Paraná”.
68
Q

A OSCE é uma organização voltada para a promoção da segurança internacional dos cinquenta e sete Estados participantes, com foco exclusivo no controle do comércio de armas e de sua não proliferação, no combate ao terrorismo e em medidas de construção e manutenção da paz e da segurança.

A

Não há um foco exclusivo nos temas listados acima. Os debates e as deliberações destinadas à adoção de decisões têm por objetivo melhorar, criar e fazer um acompanhamento do acervo político da OSCE em suas três dimensões: político-militar; humana; e econômica-ambiental. Estas três dimensões respondem ao enfoque amplo que a OSCE outorga à segurança, definindo-a como instrumento primário de alerta preventivo, prevenção de conflitos, administração de crises e reabilitação pós-conflitos em sua zona.

69
Q

No plano multilateral, as primeiras iniciativas de se tratar em conjunto as questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e ao meio ambiente ocorreram em 1964, na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, que incluiu, na sua agenda, o tema sobre a poluição decorrente do crescimento da atividade industrial.

A

Item errado!

A primeira UNCTAD, de 1964, não tratava de temas ambientais, mas a respeito da inserção, no comércio internacional, dos países do chamado Terceiro Mundo.

70
Q

As discussões realizadas no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992, focalizaram, fundamentalmente, questões associadas à poluição, à dilapidação dos recursos naturais e à perda da biodiversidade e resultaram em um conjunto de compromissos relacionados à proteção de ecossistemas e de espécies ameaçadas de extinção, os quais correspondem aos compromissos da Agenda 21.

A

Item errado!

A Agenda 21 foi apenas um dos compromissos acordados na CNUMAD. A questão está errada por apresentar uma ideia incompleta. Fundamentalmente a conferência foi focada no conceito de Desenvolvimento Sustentável. O item trouxe apenas a dimensão ambiental, sem contar a social e econômica.

71
Q

O Protocolo de Quioto fixou as metas de redução de emissão de gases que provocam o efeito estufa, a serem cumpridas pelos países industrializados e, progressivamente, adotadas pelos países em desenvolvimento, tendo sido essa a medida principal para a consolidação de um regime global sobre mudança climática.

A

Item errado!

No Protocolo de Quioto não foram criadas metas para os países em desenvolvimento, nem mesmo progressivas.

72
Q

Em relação à área de defesa comercial, as regras estabelecidas para se investigar a existência de dumping e de subsídio visam combater práticas desleais de comércio, ao contrário das regras acerca de salvaguardas, medidas temporárias que visam proteger a indústria doméstica de surto repentino de importações de produtos concorrentes.

A

CORRETO. Salvaguardas (ou Ações de Emergência sobre Importações) podem ser requisitadas junto à OMC quando um país teme que um surto repentino e acentuado de importações de determinado produto possa causar prejuízo grave aos produtores domésticos. Já os subsídios e o dumping são contrários ao Princípio da Concorrência Leal, uma das bases da organização.

73
Q

O Brasil, que defende o princípio de “responsabilidades comuns, mas diferenciadas”, vem cumprindo diversos pontos da agenda ambiental, pois quase toda a energia consumida no país provém de fontes renováveis, o governo se comprometeu a desenvolver ações para diminuir a emissão de CO2 no país e a adotar um Plano de Mudanças Climáticas, para a redução do desmatamento da Amazônia.

A

Item errado!

Questão de geografia disfarçada de PI. A maior parte da energia consumida no país é originária de fontes não-renováveis, ainda que seja muito menor que a média mundial.

Lembrar da diferença entre matriz energética e matriz elétrica. O Brasil, muito dependente da malha rodoviária, usa muito petróleo.

74
Q

Tradicionalmente, os peronistas são favoráveis à integração da Argentina com o Brasil, tema que constitui uma das prioridades de Estado na Argentina, mantendo sua continuidade apesar das diferenças de ênfase e de estilo dos governos de Carlos Menem, Eduardo Duhalde, Néstor Kirchner e Cristina Kirchner, presidentes que se incluem na tradição peronista.

A

Item certo!

Por mais que a política econômica e externa de Carlos Menem tenham sido destoantes dos demais governos, ele, também, liderou um governo peronista.

75
Q

O MERCOSUL, criado pelo Tratado de Montevidéu, em 1991, inscreve-se na tradição da ALALC, que, por sua vez, deu origem à ALADI, em 1980, formando um quadro normativo dirigido à construção de uniões aduaneiras.

A

Item errado!

O tratado que criou o MERCOSUL foi o Tratado de Assunção, de 1991. O Tratado de Montevidéu criou a ALADI, em 1980, em substituição ao tratado homônimo de 1960. Na estrutura jurídica da ALADI, cabem os mais vigorosos acordos sub-regionais, plurilaterais e bilaterais de integração, que surgem, cada vez mais, no Continente. Por conseguinte, cabe à Associação –como âmbito ou “guarda-chuvas” institucional e normativo da integração regional- apoiar e fomentar estes esforços a fim de que confluam progressivamente para a criação de um espaço econômico comum.