DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS Flashcards
O estado de defesa e o estado de sítio são conhecidos como ___________________________________.
sistema constitucional das crises.
Durante os estados de defesa e de sítio, existirá um período de __________________________, uma vez que há a possibilidade de suspensão ou diminuição de certos direitos fundamentais.
legalidade extraordinária
o rol do art. 136 da CF, que prevê as hipóteses de decretação do Estado de Defesa, é exemplificativo.
Errado.
O rol do art. 136 é taxativo.
e o Presidente da República pode, ouvidos o _______________ e o ___________, decretar ________________ para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.
Conselho da República
Conselho de Defesa Nacional
estado de defesa
o ________________ pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para _____________________________________________________________________________________________________________________________________.
Presidente da República
preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.
Os pareceres emitidos pelos Conselhos da República e Conselho de Defesa Nacional acerca da decretação do estado de defesa são vinculantes, ou seja, se a manifestação for contrária à decretação, o Presidente não poderá decretá-lo.
Errado.
a titularidade para decretação do estado de defesa é do Presidente da República, ouvidos os Conselhos da República e da Defesa Nacional. A oitiva dos Conselhos é obrigatória, porém os pareceres emitidos não são vinculantes, vale dizer, mesmo com a manifestação contrária dos Conselhos, pode o Presidente da República decidir pela adoção da medida excepcional.
Segundo o § 1º do art. 136, o decreto presidencial que instituir o estado de defesa determinará ____________, especificará _____________ e indicará, nos termos e limites da lei, _____________________
o tempo de sua duração
as áreas a serem abrangidas
as medidas coercitivas a vigorarem.
o tempo de duração do estado de defesa não será superior a ___________, podendo ser prorrogado ________________, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
trinta dias
uma vez, por igual período
Quais as medidas coercitivas que poderão ser adotadas no estado de defesa?
art. 136, § 1º.
I - restrições aos direitos de:
a) reunião, ainda que exercida no seio das associações;
b) sigilo de correspondência;
c) sigilo de comunicação telegráfica e telefônica;
II - ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos, na hipótese de calamidade pública, respondendo a União pelos danos e custos decorrentes.
Na vigência do estado de defesa, a prisão por ______________, determinada pelo executor da medida, será por este comunicada____________ ao juiz competente, que a _____________, se não for legal, facultado ao preso requerer exame de corpo de delito à autoridade policial;
crime contra o Estado
imediatamente
relaxará
O que é o controle político imediato no Estado de Defesa
o controle político imediato é a aprovação da medida pelo Congresso Nacional
Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de ________________, submeterá o ato com a respectiva justificação ao __________________, que decidirá por _________________.
vinte e quatro horas
Congresso Nacional
maioria absoluta
Se o Congresso Nacional estiver em recesso, será convocado, _________________, ____________________, para decidir sobre o decreto de Estado de Defesa.
extraordinariamente, no prazo de cinco dias
O Congresso Nacional apreciará o decreto de estado de defesa dentro de _________- contados de _______________, devendo continuar funcionando enquanto vigorar o estado de defesa.
dez dias
seu recebimento
O que acontece se o decreto de estado de defesa por rejeitado pelo Congresso Nacional
Rejeitado o decreto, cessa imediatamente o estado de defesa.
- art. 136, §7
No estado de defesa, o Congresso Nacional ________. No estado de sítio, o Congresso ____________.
aprova
autoriza
O que é o controle político concomitante
Realizado nos termos do art. 140 da CF, segundo o qual a Mesa do Congresso Nacional, ouvidos os líderes partidários, designará Comissão composta de cinco de seus membros para acompanhar e fiscalizar a execução das medidas referentes ao estado de defesa e ao estado de sítio.
A Mesa do ______________, ouvidos os líderes partidários, designará ___________ composta de _________ de seus membros para acompanhar e fiscalizar a execução das medidas referentes ao estado de defesa e ao estado de sítio.
Congresso Nacional
Comissão
cinco
O controle político sucessivo ocorre quando, logo que cesse o __________ ou o ______________, as medidas aplicadas em sua vigência serão relatadas pelo ___________________________, em mensagem ao ___________________, com especificação e justificação das providências adotadas, com relação nominal dos atingidos e indicação das restrições aplicadas.
estado de defesa
estado de sítio
Presidente da República
Congresso Nacional
O Controle jurisdicional sucessivo, é realizado conforme o caput do art. 141, segundo o qual cessado o estado de defesa ou o estado de sítio, cessarão também seus ________, sem ______________________________________________________.
efeitos
prejuízo da responsabilidade pelos ilícitos cometidos por seus executores ou agentes.
Isso significa que o Poder Judiciário poderá responsabilizar posteriormente aqueles que cometeram atos ilícitos durante a medida excepcional.
as hipóteses de cabimento do estado de defesa são…
instabilidade institucional calamidade natural (em local restrito e determinado)
o ________________ pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, __________ ao Congresso Nacional _______________ para decretar o estado de sítio
Presidente da República
solicitar
autorização
O controle jurisdicional concomitante ao estado de defesa e estado de sítio ocorre quando….
exercido pelo Poder Judiciário, nos termos do art. 5º, XXXV, para o qual a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Trata-se do controle da legalidade da medida excepcional pelo Poder Judiciário.
O estado de sítio pode ser decretado nos casos de…
I - comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa;
II - declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
o Presidente da República, ao solicitar ______________ para decretar o estado de sítio ou sua prorrogação, relatará os _________________ do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por ______________.
autorização
motivos determinantes
maioria absoluta.
o decreto do estado de sítio indicará sua _________, __________________ e as ________________________________________, e, depois de ____________, o Presidente da República designará o ___________ das medidas específicas e as ____________________
duração as normas necessárias a sua execução garantias constitucionais que ficarão suspensas publicado executor áreas abrangidas.
No que tange à duração do estado de sítio, nas hipóteses previstas no art. 137, I (comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa), a duração será…
a duração do estado de sítio não poderá ser superior a 30 dias, podendo ser prorrogada sucessivas vezes e sem limites, enquanto durar a situação de anormalidade constitucional, sendo que cada prorrogação não poderá ser superior a 30 dias (30 + 30 + 30…);
Na hipótese de declaração de estado de sítio no caso de de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira. O prazo de duração do estado de sítio poderá ser de…
poderá ser decretado por todo o tempo que perdurar a guerra ou a agressão armada estrangeira.
na vigência do estado de sítio decretado com fundamento no art. 137, I (comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa), só poderão ser tomadas contra as pessoas as seguintes medidas:
I - obrigação de permanência em localidade determinada;
II - detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns;
III - restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei;
IV - suspensão da liberdade de reunião;
V - busca e apreensão em domicílio;
VI - intervenção nas empresas de serviços públicos;
VII - requisição de bens.
Não se inclui nas restrições do inciso III a difusão de pronunciamentos de parlamentares efetuados em suas Casas Legislativas, desde que liberada pela respectiva Mesa.
Inter Busca ReRe ObriSu
Solicitada autorização para decretar o estado de sítio durante o recesso parlamentar, o ________________, de imediato, convocará _________________ o _____________ para se reunir dentro de _________, a fim de apreciar o ato.
O Congresso Nacional permanecerá em funcionamento até o término das medidas coercitivas.
Presidente do Senado Federal
extraordinariamente
Congresso Nacional
cinco dias
De que forma é exercido o controle político prévio no Estado de Sítio
- Presidente solicita autorização ao CN para decretar o Estado de Sítio
- Estando em recesso, o Presidente do Senado convoca extraordinariamente o CN para apreciar o ato.
As Forças Armadas, constituídas pela ________, pelo _________ e pela ________, são instituições nacionais _______ e _________, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do_______________, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem
Marinha Exército Aeronáutica permanentes e regulares Presidente da República
______________ estabelecerá as normas gerais a serem adotadas na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas.
Lei complementar