D CONST Flashcards
Quais são as características do voto, de acordo com a CF?
- direto
- secreto
- universal
- periódico
- obrigatório (única característica que não configura cláusula pétrea)
Quais as condições, requisitos de elegibilidade estipulados no art. 14 da CF quando não levado em conta a idade mínima para cargos específicos.
- nacionalidade brasileira (inclui naturalizados e port. equiparados)
- o pleno exercício dos direitos políticos (pode haver suspensão, por exemplo improbidade ou perda)
- o alistamento eleitoral (exclui-se os estrangeiros e conscritos que são inalistáveis)
- domicílio eleitoral na circunscrição
- filiação partidária
Qual a idade mínima para se candidatar para Vice, Presidente da República e SENADOR?
35 anos
Qual a idade mínima para se candidatar para Vice ou Governador de Estado/DF?
30 anos
Qual a idade mínima para se candidatar para vereador?
18 anos
Quais cargos requerem a idade mínima de 21 anos para a candidatura?
- Deputado Federal
- Deputado Estadual/Distrital
- Prefeito e Vice
- Juiz de Paz
A legislação infraconstitucional pode criar novas inegibilidades absolutas?
Não. As inegibilidades absolutas (relacionadas a características pessoais do indivíduo) foram taxativamente previstas pela CF.
Quem são os inelegíveis de acordo com a CF?
- Os inalistáveis (conscritos e estrangeiros)
2. analfabetos
Um deputado ou senador só podem cumprir dois mandatos consecutivos no mesmo cargo.
Não. Os mandatos no Poder Legislativo não segue essa regra. Deputados ou Senadores podem ser eleitos por ilimitados mandatos sucessivos.
A Constituição de Weimar de 1919 e a Constituição Mexicana de 1917 representam o surgimento de que tipo de Constituição.
Da constituição social e do surgimento do Estado Social de Direito. Se destacam os direitos de segunda geração: direitos sociais e econômicos que demandam prestações positivas do Estado.
O que é neoconstitucionalismo ou Constitucionalismo contemporâneo?
Amplo conjunto de modificações ocorridas no Estado e no Direito Costitucional, cujo o motor foi a IIGM. Representa a formação do Estado Constitucional de Direito (vs Estado Legislativo de Direito). O indivíduo e dignidade da pessoa humana passou a ser o centro das preocupações com o direito se aproximando da ética (e não apenas norma jurídica pura, como é na concepção positivisma).
Caberá recurso extraordinário contra acórdão de tribunal de justiça que defira pedido de intervenção estadual em município.
Não é cabível recurso extraordinário contra decisão do TJ que defira a intervenção. Isso porque a decisão não é considerada jurídica, e sim político-administrativa.
A CF prevê hipótese de intervenção federal em munícípio.
Correto. A única hipótese é no caso de Município localizado em Território Federal
Em determinadas situações, a intervenção federal não se sujeita ao controle político do Congresso Nacional. Quais são elas?
- Intervenção federal para prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial
- intervenção federal em caso de afronta aos princípios sensíveis da Constituição
Para a decretação de intervenção federal em Estado da Federação, o Presidente da República deverá solicitar autorização ao Poder Legislativo, o qual decidirá em vinte e quatro horas.
Errado. Não é a DECRETAÇÃO de intervenção que necessita de autorização do Poder Legislativo e sim o DECRETO INTERVENTIVO, que deve ser referendado pelo P. Legislativo, ou seja, este é o submetido ao controle político do Congresso Nacional.
Quais são os princípios constituicionais sensíveis ( de observância obrigatória, sob pena de intervenção federal nos Estados e DF) ?
- Forma republicana, sistema representativo e regime democrático;
- direitos da pessoa humana;
- autonomia municipal;
- prestação de contas da adm. pública, direta e indireta e aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolimento do ENSINO e nas ações e serviços públicos de SAÚDE.
A competência dos Tribunais de Justiça está fixada na CF.
NÃO. A COMPETÊNCIA dos TJs é definida em cada Constituição Estadual, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça estadual em questão.
São bens da União as bacias hidrográficas que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham.
Nada disso. A CF não menciona “bacias hidrograficas” mas sim lagos, rios e quaisquer correntes de água como bens da União.
Ilha costeira que seja sede da capital de Estado é considerada bem estadual.
ERRADO. As ilhas costeiras que forem sede de Municípios não serão bens da União, sendo domínio do Município em questão.
São bens da União, cabendo aos Estados na forma da lei apenas a participação no resultado da exploração ou compensação pela sua ocorrência, os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva.
CORRETO.
A organização político-administrativa da União compreende os Estados, o DF e os Municípios, todos autônomos na forma do disposto na própria CF.
ERRADO. A organização político-administrativa da REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL compreende a UNIÃO, os Estados, o DF e os Municípios
Não é elemento assencial do princípio federativo a existência de dois tipos de entidade - a União e as coletividades regionais autônomas.
Errado. É exatamente o contrário, é característica da Federação a existência da União e coletividades regionais autônomas.
A divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, precede a consulta prévia mediante plebiscito, para criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios.
É o que determina o art. 18, 4o da CF
Todas as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos pertencem a União.
Correto
A ocupação e utilização da faixa de fronteira será regulada por resolução do Senado Federal.
Errado. A ocupação e utilização da faixa de fronteira será regulada por LEI.
Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas por decreto regulamentar.
Errado. Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em LEI COMPLEMENTAR.
Os municípios podem ser incorporados por meio de lei estadual dentro do período determinado por Lei Complementar Federal.
Correto.
É constitucional a lei ou ato normativo estadual ou distrital que disponha sobre sistemas de consórcios e sorteios, inclusive bingos e loterias.
ERRADO. É INCONSTITUICIONAL, já que é da competência privativa da União legislar sobre “sistemas de consórcios e sorteios”.
É da competência privativa da União legislar sobre previdência social.
ERRADO. É de competência privativa da União legislar sobre SEGURIDADE SOCIAL, enquanto a previdência social é de competência concorrente da União e Estados/DF.
Legislar sobre educação é de competência privativa da União.
ERRADO. Legislar sobre educação é competência concorrente da União, ESTADOS e DF. No entanto, quando se trata das DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL a competência é privativa da União.
O número máximo de alunos em sala de aula pode ser fixado por lei estadual.
CORRETO. O STF entende que não há violação à competência privativa da União nesse caso já que se enquadra na competência concorrente da UNIÃO,ESTADOS e DF de legislar sobre educação e ensino.
A União tem competência para legislar sobre normas gerais relativas ao piso de vencimento dos professores da educação básica.
Correto. É o entendimento do STF.
Normas específicas sobre licitação e contratos podem ser editadas pelos Estados.
CORRETO. Normas gerais de licitação e contratação devem ser editadas pela União.
A definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são da competência legislativa privativa da União
Correto. É o que diz súmula vinculante do STF