CRIMINOLOGIA NO ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO Flashcards
PREVENÇÃO
DIRETA -atua no iter criminis,no crime que está prestes a ocorrer/em formação.
INDIRETA -atua nas causas que levam à delinquência.
MODERNIDADE LÍQUIDA
modernidade líquida afeta diretamente CONTROLE SOCIAL, pois o enfraquecimento das relações humanas reflete em um controle social informal exercido por parte da comunidade local, (e.g.: familiares, vizinhos, igreja… )
CRIMINOLOGIA CULTURAL
A criminologia cultural é uma abordagem que explora a interseção entre cultura, crime e controle social.Diferentemente de outras teorias criminológicas que se concentram em fatores individuais, estruturais ou ambientais,a criminologia cultural enfatiza a importância das representações culturais, símbolos e significados na compreensão do crime.
Palavras chave: cultural ; estrutura social (micro, macro e meso).
é a probabilidade de o criminoso reincidir, em razão de certos dados estatísticos coletados. Nunca haverá certeza, porque não se conhece por completo o consciente do autor.
Prognóstico criminológico
Os prognósticos criminais podem ser clínicos e estatísticos, sendo prognósticos clínicos aqueles em que se faz um detalhamento do criminoso, por meio da interdisciplinaridade: médicos; psicólogos, assistentes sociais
CERTO
A sociologia Criminal estuda o comportamento desviante com relevância penal, a sua gênese, a sua função interior da estrutura social dada.”A sociologia Jurídico-Penal que estuda os comportamentos que representam uma reação ante o comportamento desviante, os fatores condicionantes e os efeitos desta reação, assim como as implicações funcionais dessa reação com a estrutura social global.
Mesmo permanecendo firme o princípio de delimitação, o campo da sociologia criminal e o da sociologia penal se sobrepõem necessariamente, ao menos no que se refere aos aspectos da noção, da constituição e da função do desvio, que podem ser colocados em conexão estreita com a função e os efeitos estigmatizantes da relação social, institucional e não institucional.
Alessandro Barata
Prognóstico criminológico: É a probabilidade de o criminoso reincidir, em razão de certos dados estatísticoscoletados. Nunca haverá certeza, porque não se conhece por completo o consciente do autor.Os prognósticos criminais podem ser clínicos e estatísticos.Prognósticos clínicos são aqueles em que se faz um detalhamento do criminoso, pormeio da interdisciplinaridade: médicos; psicólogos, assistentes sociais etc.Prognósticos estatísticos são aqueles baseados em tabelas de predição, que nãolevam em conta certos fatores internos e só servem para orientar o estudo de um tipo específicode crime e de seus autores (condenados). Nesse contexto, é bom ter em mira o índicede criminalidade (vários fatores), pois devem ser levados em conta os fatores psicoevolutivos,jurídico-penais e ressocializantes (penitenciários).
CERTO