Crimes de Trânsito Flashcards
Acerca de aspectos diversos do processo penal brasileiro, o próximo item apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Ana, conduzindo veículo automotor em via pública, colidiu com o veículo de Elza, que conduzia regularmente seu automóvel. Elza sofreu lesões leves em seus braços e pernas, comprovadas por exame pericial. Ana trafegava à velocidade de 85 km/h, quando o máximo permitido para a via era de 40 km/h. Na delegacia de polícia, Elza fez constar na ocorrência policial que não desejava representar criminalmente contra Ana. Ficou demonstrado ainda, durante o inquérito policial, que Ana não conduzia o veículo sob efeito de álcool e também não participava de corrida não autorizada pela autoridade competente. Ana foi denunciada pelo MP pelo delito de lesão corporal culposa (art. 303 do CTB). Argumentou o representante do parquet que o delito era de ação penal pública incondicionada, haja vista que Ana trafegava a uma velocidade superior ao dobro da permitida para a via. Nessa situação, agiu acertadamente o MP ao oferecer denúncia contra Ana com respaldo no CTB.
REGRA: o §1º do art.291, do Código de Trânsito Brasileiro, abarca que, nos crimes de trânsito, será Ação Penal pública CONDICIONADA à representação, se for constatado Lesão corporal leve ou culposa.
EXCEÇÃO: Ação penal pública INCONDICIONADA se:
1- o Agente estiver sobre a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência;
2- o Agente estiver participando, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística, de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente; e
3- o Agente estiver transitando em velocidade superior à máxima permitida para a via em 50 km/h (cinqüenta quilômetros por hora
Verdadeiro ou Falso
Em se tratando de crime de trânsito, o envolvido por ele responderá, via de regra, se o tiver cometido tanto em via pública quanto em via particular.
Verdadeiro.
Salvo se no tipo penal venha de maneira expressa o termo “via pública”.
Verdadeiro ou Falso:
Aquele que comete homicídio culposo ou lesão corporal culposa na direção de veículo automotor responde pelo CTB, AINDA QUE ESSES CRIMES TENHAM OCORRIDO EM VIAS PARTICULARES.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Os crimes de trânsito previstos entre os arts. 304 e 312 do CTB somente são punidos na modalidade DOLOSA.
Verdadeiro.
De acordo com o CTB, apenas quais crimes de trânsito são punidos na modalidade culposa?
- Homicídio culposo;
2. Lesão corporal culposa.
Em razão de suspensão do direito de dirigir pela via PENAL, qual o prazo de suspensão que pode a autoridade judiciária impor?
Pode impor a suspensão do direito de dirigir, tanto a quem tem o direito de dirigir quanto ao inabilitado, por prazo variável de 2 mesrs a 5 anos.
Em razão de suspensão do direito de dirigir pela via ADMINISTRATIVA, qual o prazo de suspensão que pode a autoridade de trânsito impor?
- 20 pontos.
- Infração que preveem a suspensão sem prazo fixo.
- de 06 meses a 1 ano OU 08 meses a 2 anos, se reincidente.
2. de 02 a 08 meses OU 08 meses a 18 meses, se reincidente.
Verdadeiro ou Falso:
A suspensão penal do direito de dirigir pode ser aplicada isolada ou cumulativamente (com a pena privativa de liberdade ou com a multa), e com prazo a ser estipulado pela autoridade judiciária, SEM NENHUMA CORRELAÇÃO COM OS PRAZOS DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE, devendo, entretanto, o juiz observar um mínimo de 2 meses a 5 anos.
Verdadeiro.
No processo penal em face do cometimento de crime de trânsito, a suspensão ou proibição de se obter a habilitação ou a permissão para dirigir NÃO PODE SER APLICADA COMO PENA PRINCIPAL.
Verdadeiro.
Lei 12.971/14.
No caso de suspensão penal do direito de dirigir, tal pena produz efeitos a partir de que momento?
- A suspensão está condicionada à soltura do réu.
- Desse modo, enquanto o condenado estiver recolhido em estabelecimento prisional, não há de ser deflagrada a contagem da suspensão penal.
Verdadeiro ou Falso:
Regra geral, a suspensão penal do direito de dirigir somente tem início após o cumprimento da pena restritiva de liberdade pelo condenado. Entretanto, excepcionalmente, o juiz poderá, como medida cautelar, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, ou ainda mediante representação da autoridade policial, decretar, em decisão motivada, a suspensão da permissão ou da habilitação para dirigir veículo automotor, ou a proibição de sua obtenção em QUALQUER FASE DA INVESTIGAÇÃO OU DA AÇÃO PENAL, quando for necessária à manutenção da ordem pública.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Se o réu for reincidente na prática de crime previsto no CTB, o juiz aplicará a penalidade de suspensão da permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor, SEM PREJUÍZO das demais sanções penais cabíveis.
Verdadeiro.
Art. 296, CTB.
Caso um condutor tenha SUSPENSO ADMINISTRATIVAMENTE o seu direito de dirigir, qual as condições que devem ser cumpridas para que volte a dirigir?
- Cumprimento do prazo da suspensão; e
2. Participação em curso de reciclagem.
Caso um condutor tenha SUSPENSO PENALMENTE o seu direito de dirigir, qual as condições que devem ser cumpridas para que volte a dirigir?
- Cumprimento do prazo da suspensão;
- Faz todos os exames da primeira habilitação MANTENDO-SE O PRIMEIRO REGISTRO; e
- Curso de reciclagem.
Complete:
Transitada em julgado a sentença condenatória, o réu será intimado a entregar à autoridade judiciária, em (prazo) _______, a PPD ou CNH.
48 horas.
O CTB faz a distinção entre 3 espécies de multas: as de natureza penal, civil e administrativa.
Estabeleça a diferença entre elas.
- Penal: consiste em sanção imposta ao condenado para que pague ao Fundo Penitenciário determinada quantia em dinheiro, calculada na forma de dias-multa, atingido o patrimônio do condenado.
- Nos casos em que a pena de multa seja a única ou deva ser aplicada de maneira cumulada, o magistrado tem a obrigação de aplicá-la, sob pena de ferir a legalidade ou a inderrogabilidade da pena.
- Civil/Indenizatória: consiste em uma reparação imposta pelo juízo penal, que deve ser revertida em favor da vítima ou de seus sucessores.
- É necessário o cometimento de crime de trânsito - para que o juiz penal julgue -, e é necessária a ocorrência de dano material.
- O valor da multa está limitado ao quantum do prejuízo demonstrado no processo. Entretanto, se a vítima mostrar-se inconformada, poderá reclamar o valor da indenização na esfera cível.
- Administrativa: é de competência da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via onde tenha ocorrida a infração de trânsito.
De acordo com o CTB, a quais crimes é possível incindir CAUSAS DE AUMENTO DE PENA? E em relação a quais crimes é cabível a incidência de AGRAVANTES?
- Causas de aumento de pena: somente aos crimes de “Homicídio Culposo” e “Lesão corporal culposa”.
- Agravantes podem incindir sobre qualquer crime de trânsito.
De acordo com o CTB, quais circunstâncias constituem AGRAVANTES aos crimes de trânsito?
Quando o condutor do veículo tiver cometido a infração:
- Com DANO POTENCIAL A DUAS OU MAIS PESSOAS ou com GRANDE RISCO DE DANOS PATRIMONIAIS A TERCEIROS;
- Utilizando o veículo SEM PLACAS, com PLACAS FALSAS ou ADULTERADAS;
- SEM POSSUIR PPD ou CNH (também é causa de aumento de pena);
- Com PPD ou CNH de CATEGORIA DIVERSA da do veículo;
- Quando a sua profissão ou atividade EXIGIR CUIDADOS ESPECIAIS com o transporte de PASSAGEIROS OU DE CARGA (também é causa de aumento da pena);
- Utilizando veículo em que TENHAM SIDO ADULTERADOS EQUIPAMENTOS OU CARACTERÍSTICAS QUE AFETEM A SUA SEGURANÇA OU SEU FUNCIONAMENTO de acordo com os limites de velocidade prescritos nas especificações do fabricante;
- Transitar sobre FAIXA DE TRÂNSITO temporária ou permanentemente DESTINADA A PEDESTRES.
De acordo com o CTB, quais circunstâncias constituem CAUSAS DE AUMENTO DE PENA?
- Dirigir sem possuir PPD ou CNH;
- No exercício de sua profissão ou atividade estiver conduzindo veículo de TRANSPORTE DE PASSAGEIROS;
- Causar crime de trânsito sobre faixa de pedestres ou sobre a calçada;
- Quando deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente.
Complete:
Ao condutor de veículo, nos casos de acidentes de trânsito que resulte vítima, NÃO SE IMPORÁ PRISÃO EM FLAGRANTE, NEM SE EXIGIRÁ FIANÇA, se ____.
prestar pronto e integral socorro à vítima. (art. 301)
Verdadeiro ou Falso:
Aos crimes cometidos na direção de veículos automotores, previstos no CTB, aplica-se as normas gerais do Código Penal e do CPP, se não dispuser de modo diverso, bem como a Lei 9.099/95, no que couber.
Verdadeiro.
Art. 291, CTB.
Para que se inicie a persecução penal, é possível que dois caminhos sejam trilhados:
Lavra-se o TCO e encaminha-se o réu para o _____; ou
É instaurado um Inquérito Policial e o réu é encaminhado à ______>
- Juizado Especial Criminal;
- Vara Criminal.
- O mais comum é ser encaminhado ao JEC, uma vez que os crimes de trânsito, em sua maioria, são de menor potencial ofensivo.
Quais são os princípios que norteiam os processos nos Juizados Especiais?
- Celeridade;
- Oralidade;
- Informalidade; e
- Economia processual.