Contratos Empresariais Flashcards
Não se aplica o Código de Defesa do Consumidor
Não se aplica o Código de Defesa do Consumidor aos contratos celebrados entre empresários em que um dos contratantes tenha por objetivo suprir-se de insumos para sua atividade de produção, comércio ou prestação de serviços
franquia é um contrato empresarial
A franquia é um contrato empresarial e, em razão de sua natureza, não está sujeito às regras protetivas previstas no CDC
15 (quinze) dias anteriores ao requerimento de sua falência
pode ser pedida a restituição de coisa vendida a crédito e entregue ao devedor nos 15 (quinze) dias anteriores ao requerimento de sua falência, se ainda não alienada.
vedado ao julgador conhecer, de ofício, da abusividade
Enunciado 381 da Súmula de Jurisprudência do STJ: Nos contratos bancários, é vedado ao julgador conhecer, de ofício, da abusividade das cláusulas.
alongamento de dívida originada de crédito rural
Enunciado 298 da Súmula de Jurisprudência do STJ - O alongamento de dívida originada de crédito rural não constitui faculdade da instituição financeira, mas, direito do devedor nos termos da lei.
comissão de permanência
Enunciado 472 da Súmula de Jurisprudência do STJ - A cobrança de comissão de permanência - cujo valor não pode ultrapassar a soma dos encargos remuneratórios e moratórios previstos no contrato - exclui a exigibilidade dos juros remuneratórios, moratórios e da multa contratual.
permitida a capitalização de juros com periodicidade inferior à anual
Enunciado 539 da Súmula de Jurisprudência do STJ - É permitida a capitalização de juros com periodicidade inferior à anual em contratos celebrados com instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional a partir de 31/3/2000 (MP 1.963-17/00, reeditada como MP 2.170-36/01), desde que expressamente pactuada.
constitui documento hábil ao ajuizamento da ação monitória (cheque especial)
Enunciado 247 da Súmula de Jurisprudência do STJ - “o contrato de abertura de crédito em conta corrente, acompanhado do demonstrativo de débito, constitui documento hábil ao ajuizamento da ação monitória.
bem que já integrava o patrimônio do devedor
Enunciado 28 da Súmula de Jurisprudência do STJ - O contrato de alienação fiduciária em garantia pode ter por objeto bem que já integrava o patrimônio do devedor.
dispensa a indicação do valor do débito
Enunciado 245 da Súmula de Jurisprudência do STJ - A notificação destinada a comprovar a mora nas dívidas garantidas por alienação fiduciária dispensa a indicação do valor do débito.
Inadimplemento alienação fiduciária bem MOVEL x IMOVEL
-móvel: proprietário fiduciário ou credor poderá vender a coisa a terceiros, independentemente de leilão, hasta pública, avaliação prévia ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial
– imóvel: fiduciário, no prazo de trinta dias, contados da data do registro de que trata o § 7.º do artigo anterior, promoverá leilão para a alienação do imóvel.
necessária a notificação prévia do arrendatário
Enunciado 369 da Súmula de Jurisprudência do STJ - No contrato de arrendamento mercantil (leasing), ainda que haja cláusula resolutiva expressa, é necessária a notificação prévia do arrendatário para constituí-lo em mora.
No contrato de comissão a cláusula del credere é permitida.
A cláusula del credere corresponde à previsão tornar o comissário responsável, perante o comitente, pelo cumprimento das obrigações das pessoas por ele contratadas. A cláusula transfere o risco pela insolvência.
no contrato de representação comercial
Destaque-se que, no contrato de representação comercial, é expressamente VEDADA a previsão da cláusula del credere, que é permitida na comissão mercantil.
indenização do segurado em grupo
Enunciado 101 da Súmula de Jurisprudência do STJ - A ação de indenização do segurado em grupo contra a seguradora prescreve em 1 ano.