Contratos Flashcards

1
Q

A disposição das cláusulas de um contrato administrativo é livre à negociação pelo particular, com a finalidade de se buscar o equilíbrio contratual.

A

Errado.
Os contratos administrativos têm como características serem contratos de adesão, o que sig- nifica que as cláusulas devem ou não ser aceitas pelo contratado, não sendo possível a livre negociação pelo particular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Aos contratos administrativos aplicam-se, supletivamen- te, as disposições de direito privado.

A

Certo.
Exato. Nos casos em que a legislação for omissa, os contratos serão regidos supletivamente por princípios da teoria geral dos contratos e pelas disposições de direito privado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Em razão da submissão ao regime jurídico administrativo, a administração pública não dispõe da mesma liberdade para contratar que é conferida a particular.

A

Certo.
Exato. Evidência desse fato é a vedação da Administração escolher diretamente quem quer contratar, devendo essa contratação ser procedida por procedimento licitatório.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Todos os contratos para os quais a lei exige licitação são firmados intuitu personae, ou seja, em razão de condições pessoais do contratado, apuradas no procedimento da licitação.

A

Certo.

Essa é uma das características dos contratos administrativos, não se admitindo a livre sub- contratação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Nos contratos administrativos, a administração pública terá situação privilegiada, legalmente estabelecida, em relação ao particular, dada a prevalência do interesse público sobre o privado.

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

As garantias contratuais prestadas pelos fornecedores contratados mediante licitação são uma prerrogativa da administração pública com o objeti- vo de assegurar a prestação adequada do serviço ou, em caso de falha na execução que seja passível de aplicação de multa, assegurar o recebimento do valor pactuado.

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A inexecução do contrato pela empresa contratada pode ensejar penalidades, cuja aplicação dependerá da discricionariedade da administração.

A

Errado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Determinada autarquia fez publicar edital de licitação para a construção de nova sede, no qual estavam previstas todas as cláusulas obrigatórias de contratação, mas não a de prestação de garantia. Decorridas todas as fases legalmente previstas, foi firmado contrato com a empresa vencedora, entretanto, faltando cinco dias para o início da execução da obra, os trabalhadores da construção civil entraram em greve.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o item que se segue.
A referida autarquia poderá inserir no contrato cláusula por meio da qual se exija da empresa vencedora a prestação de garantia.

A

Errado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

São nulos os contratos verbais firmados com a administração pública.

A

Errado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

No âmbito da contratação pública, assim como ocorre na esfera civil, a contratação do particular poderá ocorrer verbalmente, sem a necessidade, em determinadas hipóteses, de formalizá-la por meio de contrato administrativo.

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Os contratos administrativos devem, necessariamente, conter cláusulas que se refiram aos direitos e às responsabilidades das partes, bem como às hipóteses de rescisão, sob pena de nulidade do instrumento.

A

Errado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

De acordo com a Lei n.o 8.666/1993, o contrato adminis- trativo deve ser escrito, sendo nulo e de nenhum efeito todo contrato verbal celebrado com a administração pública.

A

Errado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Determinado ente da administração pública deseja rea- lizar procedimento licitatório para a contratação de serviços de segurança patrimonial arma- da para seu edifício sede.
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.
O objeto da contratação pretendida pode ser classificado como serviço de natureza contínua.

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Considere que uma empresa contratada para prestação de serviços técnicos tenha concluído uma demanda. Considere, ainda, que essa empresa te- nha notificado a instituição e solicitado validação para posterior emissão de fatura. Nesse caso, é papel do fiscalizador do contrato validar se a demanda concluída faz parte do escopo contratual.

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Ao encontrar uma irregularidade na execução do contra- to, o fiscal do contrato deverá notificar tal irregularidade verbalmente, em primeiro momento, ao preposto da contratada. Caso essa irregularidade não seja corrigida, o fiscal deverá notifi- car a empresa por meio de correspondência simples entregue pelos correios.

A

Errado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Se a obra de reforma de uma escola pública for orçada inicialmente em R$ 150.000, o contrato poderá ser aditado, por acréscimo de serviços já exis- tentes contratualmente em até R$ 90.000, desde que não haja fato anterior que repercuta no seu equilíbrio econômico-financeiro.

A

Errado. Será 75.000

17
Q

Uma empresa vencedora de determina- da licitação de uma obra pública, cujo prazo de execução previsto no edital é de dezoito me- ses, foi contratada e recebeu ordem de serviço para iniciar os trabalhos quatro meses após a data de entrega das propostas. Dependendo das condições previstas no edital e de acordo com a legislação vigente, a contratada poderá ter direito a reajustamento

a) mediante aceitação de pleito de reequilíbrio econômico-financeiro. b) após oito meses de execução de obra.
c) quando completar doze meses de execução de obra.
d) somente ao fim da obra.
e) imediatamente após o início da obra.

A

Letra B

18
Q

Está sujeita à nulidade a celebração de contrato com a administração pública que desrespeite a ordem de classificação das propostas ou que inclua terceiros estranhos ao procedimento licitatório.

A

Certo

19
Q

A revogação aplica-se a atos praticados no exercício da competência discricionária.

A

Certo

20
Q

Os atos administrativos praticados no processo licitató- rio, se eivados de vício de ilegalidade, devem ser anulados de ofício ou por provocação de terceiros, o que não gera para a administração pública obrigação de indenizar o particular, com exceção daquilo que o contratado houver executado até a data em que seja declarada a nulidade e de outros prejuízos regularmente comprovados.

A

Certo

21
Q

Em decorrência do princípio do formalismo, todas as con- tratações celebradas pela administração pública devem ser formalizadas por meio de instru- mento de contrato, não sendo possível a sua substituição por outros instrumentos, como a nota de empenho de despesa.

A

Errado

22
Q

Caso a administração não possua servidor com qualifica- ção necessária para exercer as atividades de fiscal do contrato, é possível a contratação de terceiros para auxiliarem o servidor designado para fiscal.

A

Certo

23
Q

O prazo de execução de um contrato administrativo é inicia- do na data de assinatura do contrato.

A

Errado

24
Q

Considerando que a Secretaria de Cultura do DF pretenda contratar empresa de publicidade para realizar campanha de divulgação de um festival de música que ocorrerá em Brasília, julgue os itens que se seguem.
Em razão do caráter personalíssimo dos contratos administrativos, a administração não po- derá admitir a subcontratação do referido serviço.

A

Errado

25
Q

A administração pública possui a prerrogativa de alterar unilateralmente o objeto do contrato, desde que a alteração seja apenas quantitativa, man- tendo-se a qualidade do objeto.

A

Errado

26
Q

O aumento quantitativo dos serviços no momento da prorrogação do prazo contratual não está limitado aos 25%do valor atualizado do contrato, desde que configurada a obtenção de preços e condições mais vantajosas para a adminis- tração.

A

Errado

27
Q

Será nulo qualquer contrato administrativo celebrado e ajustado verbalmente com a administração pública.

A

Errado

28
Q

Segundo a Lei n.o 8.666/1993, a rescisão dos contratos administrativos pode ser judicial, amigável ou determinada por ato unilateral da administra- ção, não sendo cabível a rescisão unilateral apenas no caso de o inadimplemento contratual ser da administração pública, ou seja, nas hipóteses de rescisão decorrente de culpa da ad- ministração.

A

Certo

29
Q

Os contratos administrativos

a) somente podem ser celebrados entre a administração e pessoas jurídicas.
b) somente são válidos quando celebrados em cartório, perante tabelião.
c) podem ser rescindidos unilateralmente pela administração em caso de atraso injustificado no início do serviço contratado.
d) somente podem ser prorrogados por até 75% do prazo originalmente previsto.
e) podem ser celebrados por prazo indeterminado, no caso de concessões de serviço público.

A

Letra C

30
Q

A rescisão de um contrato administrativo por culpa da ad- ministração pública somente pode ser feita na esfera judicial ou por acordo entre as partes.

A

Certo

31
Q

A regra segundo a qual o prazo de vigência do contrato ad- ministrativo não pode ultrapassar os limites de vigência dos créditos orçamentários corres- pondentes comporta exceções, como a que envolve os projetos de longo prazo previstos no plano plurianual, caso seja do interesse da administração pública e desde que a prorrogação tenha sido prevista no ato convocatório.

A

Certo

32
Q

A duração do contrato administrativo ficará adstrita à vi- gência dos respectivos créditos orçamentários, sendo exceção a contratação de serviços a serem executados de forma contínua.

A

Certo

33
Q

Em atendimento ao princípio da vinculação ao instru- mento convocatório, o edital, caracterizado como a lei interna da licitação, vincula tanto a administração quanto os licitantes.

A

Certo

34
Q

Se a administração necessita adquirir equipamentos que só podem ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, a licitação é dispensada, pois cabe ao poder público ajuizar a conveniência e oportunidade da dispensa.

A

Errado

35
Q

No que se refere a licitações e contratos administrati- vos no âmbito da administração pública federal, julgue o item que se segue.
O efeito da aplicação da teoria do fato do príncipe assemelha-se ao da aplicação da teoria da imprevisão quando o ato estatal dificulta e onera o particular para o cumprimento de suas obrigações; em ambos os casos, o particular terá direito à revisão do preço para restaurar o equilíbrio.

A

Certo

36
Q

No que se refere a licitações e contratos administrati- vos no âmbito da administração pública federal, julgue o item que se segue.
A teoria do fato do príncipe, que tem como pressuposto a álea administrativa, é aplicável quando o Estado contratante, mediante ato ilícito, modifica as condições do contrato, provo- cando prejuízo ao contratado.

A

Errado