Caso 3: Hepatoesplenomegalia Febril Flashcards

1
Q

Quais os principais diagnósticos diferenciais na hepatoesplenomegalia febril?

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como é a etiopatogenia da Leishmaniose Visceral?

A

A infecção é iniciada pela inoculação de leishmânias flageladas (promastigotas) pela picada do mosquito fêmea (mosquito-palha). Após a inoculação, os macrófagos fagocitam os promastigotas, que perdem o seu flagelo e passam a possuir a forma de amastigota, que então s_e disseminam para o sangue periférico até órgãos do sistema reticuloendotelial_ (fígado, baço, medula óssea), onde encontram novos macrófagos e mantém um ciclo proliferativo celular. Ao picar o homem infectado, o flebotomíneo ingere monócitos contendo amastigotas ativas, que são libertadas no intestino do inseto e reiniciam um novo ciclo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais as principais apresentações clínicas do Calazar e como elas se caracterizam?

A

O tipo de resposta imune montada pelo organismo contra o parasita irá determinar as consequências/apresentação clínica da infecção. O surgimento de uma resposta dependente de Th1 (imunidade celular) geralmente é capaz de conter o processo infeccioso, determinando as formas assintomáticas (apenas uma minoria dos pacientes que se infectam irão adoecer) ou oligossintomáticas (ocorre em moradores de áreas endêmicas - febre baixa ou ausente, astenia, HEmegalia leve e hipergamaglobulinemia).

Porém, se por algum motivo a resposta Th1 não for como a esperada, ocorre a multiplicação desenfreada do parasito no interior dos macrófagos so sistema reticuloendotelial de órgãos.

Forma Aguda: Febre alta, calafrios, diarreia (ou disenteria), palidez e esplenomegalia não volumosa (até 5 cm do RCE). Normalmente apresentam bom estado geral. A tendência do hmg é apresentar pancitopenia e não há eosinofilia (ao contrário da esquistossomose, por ex). Em geral, a história é inferior à 2 meses de evolução.

Forma Clássica (Crônica): Predomina em crianças < 10 anos e imunodeprimidas. Apresenta período de incubação de 10 dias a 24 meses, com média entre 2 a 6 meses. A evolução clínica normalmente é lenta e insidiosa, com queda progressiva do estado geral. Febre diária ou intermitente, diarreia, astenia, anorexia, perda de peso importante, palidez cutâneo-mucosa, hepatoesplenomegalia importante (esplenomegalia gigante, consistência elástica e indolor e fígado apresentando graus variados de tamanho, geralmente menor que o baço). Pode também haver ascite, edema e anasarca devido à hipoalbuminemia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly