CAPÍTULO 5: CONTROLO HORMONAL. Flashcards
Sistemas endócrinos. Regulação da secreção hormonal. Neurosecreções
O que são as hormonas?
As glândulas são órgão compostos por células especializadas que produzem secreções. Elas variam na função, não só entre espécies, mas também em diferentes estágios do desenvolvimento.
Define glicocálice.
Todas as células secretam um revestimento superficial que lhes permite o reconhecimento celular → glicocálice. O glicocálice é um revestimento celular constituído por glicoproteínas e muco polissacarídeos. Alguns mucopolissacarídeos podem associar-se a proteínas que formam géis capazes de reter grandes quantidades de água.
Como é que podem ser classificadas as secreções quanto à distância que atuam?
- Autocrina: atua na própria célula que liberta a secreção
- Paracrina: atua nas células vizinhas
- Endócrina: são libertadas na corrente sanguínea
- Exócrina: são libertadas no exterior
do corpo.
Ação autocrina:
Na ação Autocrina, as secreções vão afetar a própria célula, levando, por exemplo, a autoinibirão da libertação de norepinefrina pelos neurónios. No entanto, na ação Paracrina, as secreções atuam sobre as células vizinhas. Por exemplo, na resposta inflamatória provocada pelas histaminas libertadas em tecidos vizinhos da área infetada.
Ação endócrina:
Na ação endócrina, as secreções são libertadas na corrente sanguínea e atuam em alvos distantes. São produzidas uma grande quantidade de hormonas que são libertadas na corrente sanguínea. No entanto, as hormonas só atuam em células que possuem recetores específicos
O que são ferohormonas?
As ferohormonas são secreções exócrinas que determinam comportamento entre animais. Permitem a comunicação entre animais diferentes desencadeando comportamentos relevantes para reprodução, demarcação de território ou alarme
Explicita os três tipos de secreções hormonais.
- Secreção apócrina: a parte apical da célula contem o material secretórios, pelo que este descama. Ocorre em glândulas exócrinas de alguns moluscos e nas glândulas do suor em zonas com pelo.
- Secreção merócrina: a parte apical mantem-se intacta. Processo característico de glândulas do sistema digestivo
- Secreção holócrina: a célula inteira é libertada. Processo ocorre em alguns insetos e moluscos e nas glândulas sebáceas de mamíferos.
A secreção vai ocorrer em reposta a um estímulo, como uma hormona ou um neurotransmissor. Também pode ocorrer por estimulação direta, pelo aumento da osmolaridade. As vesiculas exocíticas são normalmente estimuladas pelo aumento da concentração de Ca2+ dentro da célula.
Quais as várias maneiras de uma secreção hormonal endócrina chegar à célula alvo?
- Através do sistema endócrino onde as hormonas são produzidas por células ou glândulas endócrinas e libertadas para a corrente sanguínea. Depois são percebidas por células alvo através dos recetores específicos.
- Através do sistema neuroendócrino. Aqui podem acontecer duas coisas:
o Os neurónios libertam neurotransmissores (químicos secretados por neurónios) que se difundem através da fenda sináptica até à célula alvo.
o Os neurónios libertam neurohormonas, ou seja, químicos que são libertados para a corrente sanguínea e que vão atuar em alvos a maiores distâncias.
Explica o que foi a experiência do galo. O que demonstrou?
A experiência do galo mostrou que se castrássemos um galo víamos alterações fisiológicas e comportamentais. Se um dos testículos fosse colocado de volta víamos todas as características a voltarem. Assim hormonas foram caracterizadas:
* Hormonas são sintetizadas por um tecido específico ou glândulas
* Hormonas são secretadas no sangue que as transporta até ao local de ação
* Hormonas mudam de atividade dependendo do tecido ou órgão alvo
Que critérios sobre a função endócrina foram definidos pela experiência com o galo?
A partir da experiência com o galo definiu-se alguns critérios para mostrar que um tecido tem função endócrina:
* Remoção do tecido deve produzir deficiência nos sintomas do animal. Nem sempre é possível, pois pode ser um órgão essencial à sobrevivência.
* Ao recolocar o tecido que tinha sido removido, os sintomas devem ser revertidos. Pode ocorrer resultados errados, quando este é perto do sistema nervoso, pois pode ocorrer interrupções de conexões nervosas.
* Deficiência dos sintomas devem melhorar quando se injeta a hormona suspeita.
Quais as 4 categorias químicas de hormonas que podem existir nos vertebrados?
- Aminas: incluem as catecolaminas, epinefrinas e norepinefrina, as hormonas tiroidais e moléculas pequenas derivadas de aminoácidos
- Eicosanoides: como a prostaglandinas, leucotrienos, tromboxanos e lipoxinas, que são produzidas pelo
metabolismo do ácido araquidónico - Esteroides: testosterona e estrogénio, são hidrocarbonetos cíclicos derivados do colesterol
- Péptidos e proteínas: insulina, constituem um largo número de hormonas e das mais complexas
Verdadeiro ou falso? Uma secreção endócrina pode ser estimulada por outra secreção endócrina?
A secreção de hormonas pelo tecido endócrino pode ser estimulada por hormonas libertadas por outro tecido endócrina ou por neuro hormonas libertadas pelas células neuro secretórias. Em adição, alguns tecidos endócrinos respondem diretamente a condições extracelulares. Esta libertação de hormonas pode ser regular, ritmos hormonais, como o ciclo menstrual, ciclo circadiano (padrões que se repetem a cada 24hr) e secreção pulsátil (secreção de GnRH). so true bestie
As hormonas são armazenadas em que estado?
Inativas
A libertação de hormonas na corrente sanguínea envolve o quê?
- Conversão de derivados insolúveis, por exemplo a tiroglobulina que é uma hormona da tiroide;
- Exocitose de grânulos de armazenamento, como é o caso da insulina, prolactina e GH;
- Difusão passiva, onde se encontram as hormonas esteroides e as lipossolúveis.
A maioria do feedback hormonal é de que tipo? Dá exemplos.
A atividade secretatória da maioria do tecido endócrino é regulado por feedback negativo, ou seja, o aumento das hormonas ou aumento da resposta provocada pela hormona, tem um efeito inibitório na sintese ou libertação da hormona, permitindo manter os níveis hormonais num intervalo relativamente estreito (Ex: hormonas tiroideias no eixo TRH-TSH, cortisol no eixo CRH-ACTH, esteroides gónadas no eixo GnRH-LH/FSH, IGF-I no eixo GHRH-GH).
Diz um caso de feedback POSITIVO hormonal.
Feedback positivo ocorre em alguns sistemas, sendo menos compreendido (Ex: estimulação mediada por estrogénio no meio do ciclo menstrual m função do pico de LH e a oxitocina no parto).
O que são hormonas lipossolúveis?
Hormonas lipossolúveis: envolvem recetores citoplasmáticos ou nucleares atuando diretamente na transcrição de genes (como hormonas esteroides e as tiroideias) e envolvem ainda recetores de membrana e mensageiros secundários com efeitos transitórios (prostaglandinas). Tem efeitos de longa duração e são de ação lenta.
O que são hormonas lipoinsolúveis?
Hormonas lipoinsolúveis: estas hormonas não conseguem atravessar a membrana e, por isso, atuam através de uma cascata de reações. Cria-se um mensageiro secundário, podendo o sinal ser ampliado ou não, que sinaliza um efetor, criando o efeito desejado pela hormona.
Exemplos de hormonas lipossolúveis.
Temos como exemplo as catecolaminas (epinefrina e norepinefrina) que não conseguem entrar nas células, pelo que se ligam a recetores superficiais que levam à produção de mensageiros secundários, os quais amplificam o sinal e respondem de forma rápida (segundos); levam à fosforilação de cínases proteicas. Os mensageiros secundários destas hormonas podem ser:
o Nucleótidos monofosfato cíclicos (ex: cAMP);
o Fosfolípidos de inositol (ex: IP3) e diacilglicerol (GAG);
o Iões cálcio.
Exemplos de hormonas lipoinssolúveis.
Temos ainda o caos das IGF-I e IGF-II que são fatores de crescimento que se ligam à superfície da célula criando uma cascata de fosforilação que resulta na sítese proteica. Estes podem criar um processo dinâmico de produção e degradação proteica.
Como relacionas o sistema nervoso com o sistema endócrino?
Uma célula nervosa é capaz de libertar neurotransmissores que atuam em células, sendo que uma neurohormonas pode ser um neurotransmissor.
Uma hormona pode ser libertada devido a um estímulo elétrico como é o caso da ADH (hormona antidiurética) no rato. É possível ainda ter um estímulo químico, como é o caso da contração muscular devido ao Ca2+. A hipófise é chamada de superglândula uma vez que produz e induz a produção de uma grande quantidade de hormonas.
O que é a neuro-hipófise?
A neuro-hipófise tem origem no hipotálamo, sendo a continuação do mesmo. As terminações nervosas das células neuro secretoras do hipotálamo encontram a corrente sanguínea na neuro-hipófise.
Qual a origem da adeno-hipófise?
A hipófise anterior ou adeno-hipófise tem origem no crescimento de uma bolsa para o exterior do teto da cavidade bucal do embrião, designada por bolsa de Rathke, e desenvolve-se na direção da neuro-hipófise. Quando se aproximas da neuro-hipófise, a bolsa de Rathke perde a sua ligação com a cavidade bucal e torna-se o bolso anterior da hipófise.
A neuro-hipófise liberta que hormonas?
Nos mamíferos, a pituitária posterior armazena e liberta 2 neuro hormonas do hipotálamo, hormona antidiurética e oxitocina. Ambas são péptidos contendo 9 residuos. Estas hormonas são produzidas no hipotálamo, viajam até à neurohipofise via neurónio e depois são libertadas.
O que é a oxicitocina?. Explica em detalhe as suas características.
A oxitocina é uma hormona que atua nos musculos que rodeiam as células mamilares promovendo a libertação do leite. A sucção do bebe estimula a secreção da hormona. A oxitocina pode ser libertada pelo pensamento sobre o bebé estimular o peito. Oxitocina está associada com vários comportamentos afetivos maternais, reconhecimento social/empatia/agressividades, ansiedade e orgasmo. Os níveis de oxitocina disparam com o início do trabalho de parto (feedback positivo), sendo o útero imaturo resistente aos seus efeitos. É também chamada de hormona do amor, sendo estimulada por contacto físico (afetos) e socialização, aumentando o bem-estar, confiança, empatia, solidifica laços afetivos e promove relações sociais, alivia o stress e melhora o sono.
O que é a hormona antidurética?. Explica em detalhe as suas características.
A neuro-hipófise liberta a hormona antidiurética ou vasopressina que foi fundamental na adaptação à vida terrestre. Esta hormona atua a retenção de água e manutenção da tonicidade dos fluidos corporais, uma vez que aumenta a permeabilidade da porção medular do tubo coletor. Assim, a ADH permite a reabsorção da água a nível renal, que permite concentrar a urina e aumentar o volume sanguíneo.
Que hormonas liberta a adeno-hipófise?
A adeno-hipófise liberta as hormonas trópicas que atuam noutras glândulas endócrinas. A hormona adrenocorticotrópica (ACTH) atua nas glandulas suprarrenais e regula o crescimento e a secreção do córtex suprarrenal (adrenal). Esta hormona possui ritmicidade circadiana (pico 2-4hr antes de despertar), com surtos secretores cíclicos (duram cerca de 20 min). Possui ainda um controlo por feedback (cortisol →reprime → é produto da sua ação) e por resposta a diversos estímulos (stress emocional, metabolismo, atividade física, ritmos circadianos).
O hipótalamo liberta CRH para quê?
O eixo hipotálamo-hipófise-adrenal permite perceber de que forma a ACTH é libertada e como atua, bem como o controlo por feedback negativo. Os estímulos são percebidos pelo hipotálamo que liberta CRH para a adeno-hipófise que, por sua vez, liberta ACTH. Esta tem como alvo as glândulas suprarrenais, estimulando a libertação de uma outra hormona → cortisol. Esta hormona pode regular a libertação de ACTH de duas formas: por ansa curta (cortisol inibe a adeno-hipófise) ou por ansa longa (cortisol inibe o hipotálamo).
Aonde atua a ACTH?
A ACTH atua no córtex adrenal através de mensageiros secundários, estimulando um processo chamado esteriodogénese. A cascata de sinalização estimuladas pela ACTH no córtex adrenal podem ser resumidas a:
* Modulo 1: ligação ao recetor;
* Modulo 2-5: cascata de sinalização intracelular e libertação de colesterol;
* Modulo 6: início da esteroidogénese na mitocondria.
O que é a hormona do crescimento (GH) ou somatotrofina ou somatotropina?
É uma hormona que responde ao hipotálamo através de uma hormona que estimula a sua produção. A GRH é a hormona libertadora da hormona de crescimento. Esta é libertada na corrente sanguínea e vai para o sistema porta hipotálamo-hipófise, atua em recetores da hipófise anterior que em resposta liberta a hormona de crescimento que atua a nível da maioria dos tecidos.