CAPÍTULO 4: METABOLISMO E REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL. Flashcards
Metabolismo energético e taxa metabólica. Regulação da temperatura. Estados de dormência.
O que é o metabolismo?
O metabolismo → são sucessões de reações bioquímicas → catalisadas e reguladas por moléculas orgânicas → há transformação de energia.
Que fatores podem afetar o metabolismo?
- Temperatura corporal;
- Eficiência inferior a 100%: perdas sob a forma de calor → visto como desperdício → pode ser útil em situações de frio → calor perdido → aquece o animal;
- Massa corporal: animais mais pequenos → taxas de metabolismo maiores quando expressas em unidades de massa → Em termo absolutos, animais maiores têm taxas de metabolismo maiores;
- Atividade muscular;
- Comportamento;
- Reprodução: produção de gametas e os cuidados parentais → acarretam custos energéticos elevados.
Quais os dois tipos de vias metabólicas que podem existir?
- Via anabólica: substâncias simples → substâncias complexas; processo que necessita de energia; relacionado com reparações, regeneração e crescimento
- Via catabólica: Substâncias complexas → substâncias mais simples; liberta energia → armazenada sob a forma de ATP;
O que é a energia bruta?
Designa-se por energia bruta (EBruta) → toda a energia que o alimento contém → a energia que o animal consome.
Toda a energia consumida é digerida pelo animal?
Nem toda a energia consumida é digerida pelo animal. As maiores perdas de energia são as que ocorrem por meio das fezes (Efezes) e a energia que sobra e que vai ser processada pelo animal chama-se energia digerível (EDigerível). Desta forma: 𝐸𝐷𝑖𝑔𝑒𝑟í𝑣𝑒𝑙 = 𝐸𝐵𝑟𝑢𝑡𝑎 − 𝐸𝐹𝑒𝑧𝑒𝑠 . A energia digerível pode ainda ser perdida por: urina, gases (ruminantes) e, no caso dos peixes, branquias (Energia perdida nas brânquias principalmente por excreção de amónia). Energia metabolizável (EMetabolizável): 𝐸𝑀𝑒𝑡𝑎𝑏𝑜𝑙𝑖𝑧á𝑣𝑒𝑙 = 𝐸𝐷𝑖𝑔𝑒𝑟í𝑣𝑒𝑙 − (𝐸𝑈𝑟𝑖𝑛𝑎 + 𝐸𝐺𝑎𝑠𝑒𝑠 + 𝐸𝐵𝑟𝑎𝑛𝑞𝑢𝑖𝑎𝑠)
Para que é usada a energia metabolizável?
A energia metabolizável é usada para realizar trabalho, é armazenada sob a forma de energia química e pode ser dissipada na forma de calor → produção de calor usado como índice da taxa metabólica.
Qual o nome da parte da energia metabolizada perdida?
Esta parte da energia metabolizável que é perdida chama-se incremento de calor → trabalho de digestão (apreensão, consumo e digestão do alimento) e a eficácia dos processos metabólicos → depende do alimento. Esta energia abandona o organismo na forma de calor, sendo considerada desperdício, com exceção de um animal homeotérmico numa situação de frio.
Como se divide a energia metabolizada limpa?
Depois de tudo isto, sobra a energia met (energia metabolizável limpa) →energia utilizada pelo animal → usada para os processos vitais do animal, dividindo-se em duas categorias: energia de produção e energia da manutenção (energia basal). Energia da manutenção → convertida em calor a partir dos processos de manutenção →não é desperdício.
O que é a taxa metabólica?
taxa metabólica → conversão de energia química em calor → medida através do calor libertado ou a partir do consumo de O2 e produção de CO2 do animal. A taxa metabólica representa:
* As necessidades energéticas;
* Os mecanismos de conversão e dissipação do calor;
* O custo energético das diferentes atividades;
* O uso de recursos alimentares no ecossistema
O que é taxa metabólica basal?
Taxa metabólica basal (BMR): taxa metabólica em repouso, na ZNT, em jejum, em homeotérmicos. A BMR → soma de todos os processos que ocorrem nos tecidos, sendo que os componentes celulares e bioquímicos são de especial importância. Por exemplo, a bomba de H+ e a bomba de Na+ /K+ representam um gasto significativo de energia.
O que é a taxa metabólica standard?
Taxa metabólica standard (SMR): taxa metabólica em repouso e em jejum de um poiquilotérmico; Tanto a BMR como a SMR dão pouca informação acerca dos custos metabólicos de atividades normais dos animais. Assim, esses só são determinados pela field metabolic rate que é mais difícil de medir.
O que é a field matabolic rate?
Field Metabolic Rate (FMR): taxa média de utilização de energia em condições de atividades normais.
O que é a ZNT?
ZNT → zona de neutralidade térmica → zona de conforto térmico do animal onde este não tem de ativar mecanismos adicionais para produzir ou dissipar calor → produção mínima e constante de calor. Na ZNT, a taxa metabólica de animais endotérmicos é baixa e independente da temperatura ambiente. Se a temperatura diminui, o animal adota posturas que impedem a dissipação de calor como o agrupamento de animais e a ingestão de mais alimento → estes comportamentos só são eficazes até certo ponto a partir do qual são precisos mecanismos adicionais →nem sempre são eficazes, existindo uma certa temperatura a partir da qual o animal entra em hipotermia. Se a temperatura aumenta → o animal adota posturas que lhe permitem dissipar o calor como esticar/estender-se no chão → só são eficazes até um certo ponto, a partir do qual o animal começa a arfar e a aumentar a ventilação.
Como é que a temperatura ambiente influência a taxa metabólica?
Vacas em climas temperados (esquerda) e vacas em climas tropicais (direita) → metabolismos diferentes → vacas de climas temperados têm um metabolismo maior → característica de animais que se adaptam melhor a climas mais frios.
Como é que as hormonas influênciam a taxa metabólica?
Hormonas: A tiroxina tem um efeito a longo prazo e aumenta a taxa metabólica. A adrenalina produz um aumento da atividade metabólica por curtos períodos de tempo
Como é que o sexo influência a taxa metabólica?
Sexo: Fêmeas têm uma taxa metabólica menor que machos → característica importante para a produção de carne → são preferidos machos inteiros (diferentes dos castrados) uma vez que crescem mais depressa e depositam menos gordura. À medida que avança na idade → o animal aumenta o peso vivo (na maturidade estagna) → passa a depositar menos músculo e mais gordura. Os animais têm uma capacidade máxima de deposição de músculo → a partir da qual, o animal deixa de produzir músculo e passa a depositar gordura. Um macho tem uma taxa de deposição
de músculo maior que as fêmeas
Como é que a idade influência a taxa metabólica?
Idade: Animais mais jovens têm uma taxa metabólica superior a animais mais velhos.
Como é que o estilo de vida influência a taxa metabólica?
Estilo de vida: Quanto mais ativo for o estilo de vida do animal →
quanto mais exercício físico fizer → maior será a taxa metabólica.
Como é que a gravidez influência a taxa metabólica?
Gravidez: Fêmeas gestantes têm uma taxa metabólica maior → importante no último terço da gravidez → altura em que o feto se encontra na fase exponencial de crescimento.
O que é a aerobic metabolic scope?
Aerobic metabolic scope: Relação entre a taxa metabólica máxima e BMR/SMR (taxa metabólica máxima → imposta pela atividade física máxima.). Os insetos que atingem altas temperaturas durante o voo conseguem atingir valores de 100 para MAS (valor mais elevado no reino animal).
Quais os constrangimentos da aerobic metabolic scope?
Não tem em consideração a contribuição do metabolismo anaeróbio que pode levar a um débito de oxigénio, especialmente durante curtos períodos de esforço intenso. (Músculo branco especialmente adaptado para desenvolver um débito de oxigénio através do metabolismo anaeróbio)
Como medimos a taxa metabólica?
A taxa metabólica é medida pela produção de calor ou pelo consumo de O2 → O animal tem de estar em máxima atividade física para se atingir a taxa metabólica máxima. Num cavalo em repouso → temos a TMB.
Como varia o nível de O2 na medição da taxa metabólica?
Quando o animal começa a mover-se há um tempo de latência entre as necessidades de O2 e a quantidade que é fornecida por ventilação. Durante este período, o animal vai buscar energia a outros locais como reservas de O2 (oximioglobina), ao sistema ATP-PC (fosfocreatina) e à glicose anaeróbia. Depois deste período, o fornecimento de O2 por ventilação já é suficiente para suportar as necessidades. Quando o animal para → consumo de O2 continua para repor as reservas utilizadas no período de latência. Este O2 é chamado de EPOC (excessive post-exercise oxygen consumption).
Porque é que preciso mais O2 no período de recuperação do animal?
Na fase de recuperação é necessário mais O2 que aquele retirado das reservas na fase de latência, devido:
* Substituição do O2 necessário ao organismo (défice em O2);
* Recuperação do Sistema ATP-PC;
* Remover lactato acumulado nos tecidos;
* Taxas respiratória e cardíaca estão elevadas (para remoção do CO2) →necessitam de O2;
* A temperatura corporal e a taxa metabólica estão aumentadas → necessitam de energia;
* Adrenalina e Noradrenalina aumentadas → aumenta o consumo de O2.