Bronquiolite Flashcards
É uma doença que causa o primeiro episódio de sibilância do lactente, desencadeada por uma infecção viral de vias aéreas inferiores.
Qual é a doença?
Bronquiolite viral aguda
Verdadeiro ou falso?
A bronquiolite consiste em uma obstrução das vias aéreas inferiores, de gravidade variável, mais comum em meninas, durante a primavera e verão, sendo a principal causa de internação entre os 2 a 6 meses de idade, principalmente, naqueles fumantes passivos, ou seja, que estão expostos ao tabaco.
FALSO!!!
Apesar da bronquiolite causar uma obstrução de VAIs, de gravidade variável, ela é mais comum em MENINOS durante o OUTONO e INVERNO.
O restante das informações está correto!
Qual é o PRINCIPAL agente etiológico da bronquiolite viral aguda?
Vírus Sincicial Respiratório (VSR)
Como se dá a transmissão da bronquiolite?
A transmissão ocorre tanto por GOTÍCULAS (+ comum), quanto por FÓRMITES, através do contato com algum familiar com IVAS, ou em creches ou escolas.
Qual é o PRIMEIRO mecanismo ocorrido na patogênese da bronquiolite?
Primeiro, ocorre a ação direta do vírus (ação citopática), levando a ativação de mecanismos imunológicos por neutrófilos, macrófagos e linfócitos, com liberação de mediadores pró-inflamatórios.
Qual é o SEGUNDO mecanismo ocorrido na patogênese da bronquiolite?
Após liberação de mediadores inflamatórios, ocorre aumento da permeabilidade endotelial, causando um edema da mucosa respiratória, com redução do lúmen e, consequentemente, obstrução das VAIs.
Em alguns casos a bronquiolite pode causar a BRONCOCONSTRIÇÃO. Portanto, quem é a população mais predisposta, e por quê?
Principalmente, crianças maiores e adultos, porque apresentam uma maturidade maior de vias respiratórias.
Na bronquiolite pode ocorrer 2 tipos de OBSTRUÇÕES. Quais são elas?
Obstrução parcial e total
O que causa uma OBSTRUÇÃO TOTAL na bronquiolite?
Obstrução total = porque esses bronquíolos fechados não permitem a aeração de alguns espaços aéreos distais, consequentemente, esse ar contido nessa região desses alvéolos acaba sendo reabsorvido, causando a ATELECTASIA.
O que causa uma OBSTRUÇÃO PARCIAL na bronquiolite?
Obstrução parcial = o ar que entra nos pulmões, mas não consegue sair completamente, devido à essa obstrução, com isso, ele fica gradualmente aprisionado, causando uma HIPERINSUFLAÇÃO do tórax.
Cite 10 fatores de risco associados à bronquiolite:
- Prematuridade;
- Baixo peso ao nascer;
- Idade < 12 semanas;
- Desnutrição;
- Cardiopatia;
- Imunodeficiência;
- Doença neurológica;
- Displasia broncopulmonar (DBP);
- Fumo passivo;
- Alterações anatômicas de vias aéreas;
Quais são os pontos-chave do QUADRO CLÍNICO de uma bronquiolite viral aguda?
É uma doença AUTOLIMITADA, normalmente, de BAIXA GRAVIDADE, que acomete, principalmente, LACTENTES DE ATÉ 24 MESES. Tem início a partir de uma IVAS (resfriado comum), sem febre ou com febre baixa, obstrução nasal, coriza, espirros e tosse seca, com duração de até 3 dias, aproximadamente. A partir do 4° AO 6° DIA TEM PIORA do padrão respiratório, e começa a ter SIBILOS, com duração de 10 A 12 Dias, podendo a TOSSE PERSISTIR por algumas semanas ou até meses.
O que é possível observar no exame do aparelho respiratório, em casos de bronquiolite viral aguda?
Sibilos, estertores finos, aumento do tempo expiratório, gemido expiratório, taquipneia, tiragens subcostal e intercostal, batimento de asa de nariz e, em casas mais graves, retração de fúrcula.
O que é GEMIDO EXPIRATÓRIO na bronquiolite viral aguda?
É um mecanismo COMPENSATÓRIO do lactente. O gemido AUMENTA a capacidade residual funcional, em decorrência do AUMENTO da pressão expiratória final, melhorando a troca gasosa.
Qual é a frequência respiratória em < 1 ano?
FR = 30 a 60irpm
Qual é a frequência respiratória em crianças de 1 a 3 anos?
FR = 24 a 40irpm
Quando o lactente apresenta: desconforto respiratório intenso, atelectasia, hipoxemia (< 92%), cianose, taquipneia (> 70irpm), letargia ou irritabilidade, desidratação, apneia, e toxemia (mais raro). O que isso significa?
São CRITÉRIOS DE GRAVIDADE da bronquiolite!!
Como se dá o DIAGNÓSTICO da bronquiolite viral aguda?
O diagnóstico é CLÍNICO!!
no entanto, crianças que têm necessidade de INTERNAÇÃO é ideal solicitar a RADIOGRAFIA.
Verdadeiro ou falso?
Lactentes que apresentam bronquiolite, normalmente, precisam realizar exames gerais e testes de detecção viral, a fim de evitar complicações, pois trata-se de uma população muito suscetível.
FALSO!!!
Apesar de serem uma possibilidade, NEM TODOS OS CASOS devem ser solicitados, apenas quando há DÚVIDA diagnóstica, uma evolução ATÍPICA, ou naquela criança que será internada e que necessita de PRECAUÇÕES DE CONTATO. Nesses casos solicita o painel viral.
O que observa na RX de tórax de um lactente com bronquiolite?
Evidencia uma hiperinsuflação pulmonar, através da RETIFICAÇÃO COSTAL, com AUMENTO dos espaços intercostais, RETIFICAÇÃO DO DIAFRAGMA, eventuais HERNIAÇÕES do parênquima pulmonar.
Quais são os PRINCIPAIS diagnósticos diferenciais da bronquiolite viral aguda?
• Síndrome gripal
• Coqueluche
• Asma
• Pneumonia afebril do lactente
• Pneumonia bacteriana
• Insuficiência cardíaca
Diagnóstico diferencial:
Bronquiolite X Síndrome gripal
Síndrome gripal = quadro agudo/abrupto, com febre extremamente ALTA + coriza, tosse não produtiva e, em crianças maiores, cefaléia.
Diagnóstico diferencial:
Bronquiolite X Asma
Asma = NÃO apresenta história de infecção no quadro clínico + cursa com episódios RECORRENTES de sibilância, e o diagnóstico, geralmente, se dá quando a criança é um pouco mais velha, porque, normalmente, dependem das provas espirométricas.
Diagnóstico diferencial:
Bronquiolite X Pneumonia afebril do lactente
Pneumonia afebril do lactente = é causado pela Clamydia tracomatis (por contaminação pelo canal de parto), cursando com história de CONJUNTIVITE de melhora espontânea, seguida de um quadro respiratório ARRASTADO e INSIDIOSA + EUSINOFILIA + pneumonia INTERSTICIAL