BNM e Doente crítico Flashcards
Não é recomendado o uso de succinilcolina em doentes com risco de hipercaliémia e arritmias induzidas por este fármaco
A imobilização em doentes críticos leva a aumento do número de recetores nicotínicos o que contribui para a maior incidência de paragem cardíaca associada ao uso de FBNMD.
A administração prolongada de FBNM juntamente com corticosteroides é o principal factor de risco para o aparecimento da miopatia do doente crítico.1
As lesões por queimadura promovem a proliferação dos recetores extrajuncionais causando um aumento da resistência aos FBNMnD e aumento da sensibilidade aos FBNMD.
A succinilcolina tem vindo a ser usada com segurança nas primeiras 24 horas após a lesão. Após as 24 horas pode resultar numa hipercaliémia fatal. A libertação de grandes quantidades de potássio pelas células aumenta com a dose, a superfície de área queimada e tempo que decorreu desde a lesão
Os doentes queimados podem necessitar de uma concentração plasmática 2 a 5 vezes superior à do doente não queimado.137 O rocurónio em doses de 1,2 mg/kg, tem sido utilizado na IOT com boas condições de intubação, podendo existir prolongamento da duração de ação.