Aula 13 Flashcards
O fim do boom das commodities e a crise do governo Dilma (2015-2016)
O que agrava os problemas econômicos do governo Dilma?
O fim do boom das commodities.
Como foi o impeachment da Dilma?
Ela foi acusada do crime de responsabilidade de “pedaladas fiscais” pelo tribunal de contas da união, sendo uma lei penal retroativa.
Como foi o período de 1930 a 1980 para o Brasil?
Foi um grande período de prosperidade, sendo a economia brasileira a que mais cresceu no período, com a participação da indústria no PIB de 37%.
Quais fatores levaram a estagnação da economia brasileira, que começou em 1980?
crise da dívida externa (levou o Brasil a desviar todo o foco da produção industrial para a produção agrícola para a exportação, com o objetivo de pagar a dívida externa, gerando a hiperinflação). E a experiência neoliberal a partir do governo Collor (1990) e acentuado nos dois governos FHC. Assim, o Brasil se insere na globalização com prioridade do mercado financeiro), tendo uma estagnação.
Como o Brasil se inseriu na globalização?
Dando prioridade ao mercado financeiro.
O Brasil, com a experiencia neoliberal e a priorização do mercado ifnanceiro passou a depender dos fluxos de capital externo. Quais as consequências disso?
Uma falta de autonomia na gestão monetária e na política cambial. Assim, o Brasil passou a depender de juros altos para atrair capitais estrangeiros.
Quais foram os custos econômicos e sociais da estabilização da moeda com o plano real em 1994?
As bases econômicas do Estado foram minadas pelas privatizações e pelo envidiamento crescente (pela emissão de títulos para financiar exportações) e a sobrevalorização da moeda que expôs a indústria a uma competição desigual, já que não tinhamos desenvolvimento tecnológico para competir com os produtos.
Como nossa indústria foi minada, o que ocorre com as contas externas?
exportamos cada vez mais produtos primários e importamos cada vez mais produtos industriais, já que nossa indústria foi destruída. levando a uma recessão brutal e crise social.
Qual o problema da retomada de investimentos que levou ao aumento de poder de compra?
Que os direitos dos cidadãos estavam sendo substituídos pelo direito do consumidor –> As pessoas foram movidas pelo consumo, não pelos direitos da cidadania.
Quais as consequências da eclosão da crise?
abalo na confiança dos mercados, destruição de riqueza (primeiro ano da crise, desaparecerão US$4 trilhões), paralisação do crédito e contração da atividade econômica mundial (empresas e famílias não conseguiam tomar mais crédito). Passa-se a especular nos commodities.
Quais são os reflexos da crise no Brasil?
O Brasil foi um dos poucos países que mantiveram a taxa de juros alta, mas a partir de 2011, elas começam a cair. Isso manteve a moeda valorizada.
a) mercado interno: invadido por bens finais e intermediários → deixamos de produzir.
b) perda dos principais compradores no mercado externo de manufaturados porque com a guerra cambial, os próprios países que consumiam esses bens, passaram a exportar.
c) abalo nas contas externas: queda no saldo da balança comercial
d) agravamento da situação: queda gradativa do preço das commodities em virtude da desaceleração da economia chinesa (a partir de 2011).
Qual a influencia dos meios de comunicação na interpretação como “catastrófica” pela midia?
A oligopolização dos meios de comunicação no Brasil, permite uma narrativa com um ponto de vista de acordo com os interesses desses oligopólios, e no Brasil não há uma regulamentação desses meios.
Os liberais ainda insistem que o mundo está bem desde 2009, sendo que a crise foi retomada com ainda mais força em 2011.
O que é austeridade fiscal?
Austeridade fiscal é uma política econômica que busca reduzir o déficit público e controlar o endividamento do governo por meio de cortes de gastos públicos e/ou aumentos de impostos. Essa política é geralmente adotada em momentos de crise econômica ou quando o governo enfrenta dificuldades para financiar suas atividades devido ao alto nível de endividamento.
Quais as propostas liberais para o Brasil?
a) volta da credibilidade dos agentes econômicos depende de austeridade fiscal e monetária: juros mais altos e maior destinação de impostos para pagamento da dívida pública → aumentar o superávit primário e reduzir ou eliminar investimentos.
b) controle da inflação: necessidade de desaceleração do mercado de trabalho (redução do salário real → aumento da exploração).
Qual o temor da elite econômica internacional em relação a uma possível reeleição da Dilma?
Teme perda de controle sobre política econômica