Ato Administrativo Flashcards

1
Q

(2017/VUNESP/IPRESB-SP/ANALISTA DE PROCESSOS PREVIDENCIÁRIOS)

Robertson, passando-se por um funcionário público, praticou ato que, em tese, seria um ato administrativo. Nessa hipótese, pode-se afirmar que o ato praticado por Robertson é
a) inexistente.
b) nulo.
c) anulável.
d) imperfeito.
e) inválido.

A

Letra a.

Segundo ensina Celso Antônio Bandeira de Mello, o agente de fato usurpador da função pública é aquele que de má-fé assume uma função pública. A usurpação de poder ocorre quando um fato é praticado por alguém que não esteja investido em função pública, que não tem nenhuma relação com a Administração Pública, esse ato será considerado inexistente, não podendo ser ele convalidado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

(2019/CESPE/PGM-CAMPO GRANDE-MS/PROCURADOR MUNICIPAL).

Acerca de atos administrativos, julgue o item que se segue.
Ato administrativo vinculado que tenha vício de competência poderá ser convalidado por meio de ratificação, desde que não seja de competência exclusiva.

A

Correta.
A doutrina nos ensina que os vícios passíveis de convalidação são os vícios de competência e forma. No entanto, se for uma competência exclusiva, não admitirá convalidação.
Competência exclusiva é aquela que a lei atribui um ato a determinada pessoa e só ela pode praticar o ato como, por exemplo, aplicar sanção de declaração de inidoneidade a um contratado que é de competência exclusiva de Ministro de Estado. Assim, se qualquer outra autoridade praticar este ato, é vício de competência exclusiva e não caberá a convalidação. O ato administrativo será anulado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

(2018/CESPE/STJ/ANALISTA JUDICIÁRIO/OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR FEDERAL)

Acerca dos princípios e dos poderes da administração pública, da organização administrativa, dos atos e do controle administrativo, julgue o item a seguir, considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência dos tribunais superiores.
Por ser um ato complexo, o reconhecimento da aposentadoria de servidor público se efetiva somente após a aprovação do tribunal de contas. Por sua vez, a negativa da aposentadoria pela corte de contas não observa o contraditório e a ampla defesa.

A

Correta.

O reconhecimento de aposentadoria de servidor público pelo TCU é exemplo de ato complexo, de acordo com o STF. Esse Tribunal entende que o ato só estará formado quando o TCU examinar e confirmar a aposentadoria já concedida pelo órgão de origem do servidor. Nesse caso, o TCU não está controlando o ato já praticado, mas sim participando de sua formação. Além do mais, a negativa da aposentadoria do tribunal de contas não observa o contraditório e a ampla defesa, conforme previsto na Súmula Vinculante n. 13.

Nos processos perante o TCU asseguram-se o contraditório e a ampla defesa quando da decisão resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

(2018/CESPE/STJ/ANALISTA JUDICIÁRIO/ADMINISTRATIVA)

Julgue o item a seguir, relativo aos atos administrativos.
No caso de vício de competência, cabe a revogação do ato administrativo, desde que sejam respeitados eventuais direitos adquiridos de terceiros e não tenha transcorrido o prazo de
cinco anos da prática do ato.

A

Incorreta.

No caso de vício de competência, caberia a anulação do ato e não a revogação, pois a revogação é a extinção de um ato porque ele deixou de ser conveniente, já a anulação é a extinção de um ato administrativo por motivo de ilegalidade ou vício. Além do mais, não há que se falar no prazo de 5 anos para que ocorra a revogação, pois ela não tem prazo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

(2018/CESPE/ABIN/OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA/CONHECIMENTOS GERAIS)

No que se refere a atos administrativos, julgue o item que se segue.
A inexistência do motivo no ato administrativo vinculado configura vício insanável, devido ao fato de, nesse caso, o interesse público determinar a indicação de finalidade.

A

Correta.

A inexistência do motivo, no ato administrativo vinculado, configura um vício insanável, pois o motivo é a situação de direito ou de fato que autoriza a prática do ato administrativo, podendo ser uma situação fática ou estar prevista em lei.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

(2018/CESPE/ABIN/OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA//CONHECIMENTOS GERAIS)

No que se refere a atos administrativos, julgue o item que se segue.
Na discricionariedade administrativa, o agente possui alguns limites à ação voluntária, tais como: o ordenamento jurídico estabelecido para o caso concreto, a competência do agente ou do órgão. Qualquer ato promovido fora desses limites será considerado arbitrariedade na atividade administrativa.

A

Correta.

Os atos discricionários são aqueles em que a lei permite ao agente público realizar um juízo de conveniência e oportunidade (mérito), decidindo o melhor ato a ser praticado. Nesses atos, a lei confere ao administrador certa margem de liberdade para a escolha do ato mais adequado ao caso concreto, tudo nos moldes e nos limites da lei.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

(2018/CESPE/ABIN/AGENTE DE INTELIGÊNCIA)

No que tange aos atos administrativos, julgue o item seguinte.
Nas situações de silêncio administrativo, duas soluções podem ser adotadas na esfera do direito administrativo. A primeira está atrelada ao que a lei determina em caso de ato de conteúdo
vinculado. A segunda, por sua vez, ocorre no caso de ato de caráter discricionário, em que o interessado tem o direito de pleitear em juízo que se encerre a omissão ou que o juiz fixe prazo para a administração se pronunciar, evitando, dessa forma, a omissão da administração.

A

Correta.

O silêncio administrativo pode significar forma de manifestação de vontade, quando a LEI assim o prevê,; normalmente, ocorre quando a lei fixa um prazo, findo o qual o silêncio a Administração significa concordância ou discordância. em se tratando de silêncio administrativo nos casos de ato discricionário, o Judiciário tão somente poderá formalizar a mora do administrador, mas jamais coagi-lo a tomar a decisão. Nessa hipótese, Celso Antônio Bandeira de Mello prega ser impossível ao juiz conferir um prazo para que a autoridade administrativa tome uma decisão para que se encerra a omissão, sob pena de multa diária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

(2018/CESPE/ABIN/OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA/ÁREA 2)

Com relação aos atos administrativos discricionários e vinculados, julgue o item que se segue.
Tendo tomado conhecimento de que um ato vinculado possua vício que o torne ilegal, a administração deve revogar tal ato, independentemente de determinação do Poder Judiciário.

A

Incorreta.

Na verdade, a administração deve anular tal ato, não revogar. Tendo em vista que o ato contém vícios que o tornam ilegal, ele deve ser anulado. Além do mais, trata-se de um ato vinculado, que não é passível de convalidação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

(2018/CESPE/SEFAZ-RS/AUDITOR DO ESTADO/BLOCO II)

Determinado prefeito exarou ato administrativo autorizando o uso de bem público em favor de um particular. Pouco tempo depois, lei municipal alterou o plano diretor, no que tange à ocupação do espaço urbano, tendo proibido a destinação de tal bem público à atividade particular.
Nessa situação hipotética, o referido ato administrativo de autorização de uso de bem público extingue-se por
a) revogação.
b) anulação.
c) contraposição.
d) caducidade.
e) cassação.

A

Letra d.

A caducidade ocorre quando uma nova norma jurídica torna inadmissível a situação antes permitida. É uma nova lei que não permite mais uma situação anterior e, por conta disso, o ato será extinto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

(2018/CESPE/CGM DE JOÃO PESSOA-PB/CONHECIMENTOS BÁSICOS/CARGOS: 1, 2 E 3)

No que se refere às características do poder de polícia e ao regime jurídico dos agentes administrativos, julgue o item que se segue.
As multas de trânsito, como expressão do exercício do poder de polícia, são dotadas de autoexecutoriedade.

A

Incorreta.

As multas de trânsito são dotadas de imperatividade, pois, se o Estado vai aplicar uma multa de trânsito, não tem que perguntar se ele vai gostar ou não. O Estado aplica a multa e impõe o pagamento da penalidade. Já a autoexecutoriedade é a execução direta do ato pela própria administração, independente de ordem judicial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

(2021/CESPE/CEBRASPE/SEFAZ-CE/AUDITOR-FISCAL)

Grande parte da doutrina indica como atributos do ato administrativo a presunção de legitimidade, a autoexecutoriedade, a
imperatividade e a revogabilidade. Acerca da autoexecutoriedade do ato administrativo, julgue o item a seguir.
A autoexecutoriedade é atributo pelo qual o ato administrativo pode ser posto em execução pela própria administração pública. Apesar de a autoexecutoriedade ser uma das características que distingue o ato administrativo do ato de direito privado, sua utilização deve ser feita com parcimônia para que a administração não lese inapropriadamente direito dos particulares.

A

Correta.

A autoexecutoriedade significa a execução direta do ato administrativo pela própria administração, independente de ordem judicial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

(2021/CESPE/CEBRASPE/ANM/TÉCNICO EM SEGURANÇA DE BARRAGENS)

No que diz respeito aos princípios fundamentais, concessão, autorização, permissão e atos da administração pública, julgue o item a seguir.
A administração pública tem o dever de anular os atos ilegais, não havendo exceção por respeito ao princípio da finalidade.

A

Incorreta.

A questão tratou do princípio da autotutela.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

(2021/CESPE/CEBRASPE/ANM/TÉCNICO EM SEGURANÇA DE BARRAGENS)

No que diz respeito aos princípios fundamentais, concessão, autorização, permissão e atos da administração pública, julgue o item a seguir.
A administração pública pode revogar seus próprios atos eivados de vícios, ou ainda pelo judiciário, mediante provocação.

A

Incorreta.

A revogação somente é feita pela própria Administração Pública. Isso porque a revogação é um juízo de conveniência e oportunidade. e só quem pode fazer isso é a Administração Pública, o Poder Judiciário não faz revogação de ato administrativo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

(2021/CESPE/CEBRASPE/TC-DF/AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO)

A respeito de atos administrativos, dos princípios administrativos, do processo administrativo e dos poderes da administração pública, julgue o item a seguir.
O ato regulamentar poderá impor obrigações e direitos, desde que estes não sejam contrários à lei que tiver ensejado a sua prática.

A

Incorreta.

O ato que pode impor obrigações e direitos é a lei. O ato regulamentar, como o próprio nome diz, apenas regulamenta uma situação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

(2021/CESPE/CEBRASPE/TCE-RJ/ CIÊNCIAS CONTÁBEIS)

Acerca de ato administrativo, de agentes públicos, de poderes da administração pública e de regime jurídico administrativo, julgue o item a seguir.
Situação hipotética: Determinado órgão publicou a Portaria A, para tratar de certo tema. Em seguida, publicou a Portaria B, sobre o mesmo assunto da Portaria A, revogando esta expressamente.
Posteriormente, editou a Portaria C, que revogou expressamente a Portaria B, sem tratar de qualquer tema. Assertiva: Nessa situação hipotética, a revogação da Portaria B pela Portaria C caracteriza a revogação da revogação, mas não reativa a vigência da Portaria A.

A

Correta.

A Administração Pública aceita o fenômeno da repristinação dos atos administrativos, mas desde que haja disposição expressa para tal efeito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly