Arte Naval - Capítulo IX - Poleame e Aparelho de Laborar - seção A Flashcards
Par de moitões, um fixo e outro móvel, com multiplicação de 2 e 3, conforme o tirador gurna no moitão fixo ou no móvel.
Teque
Constituída por um cadernal de dois gornes e um moitão. O cadernal, de onde sai o tirador, pode ser a parte fixa ou a parte móvel. A multiplicação de potência teórica é de 3 vezes, e no segundo, de 4 vezes.
Talha singela
Quanto aos aparelhos de laborar, o que se ganha em força, perde-se em tempo, pois tem-se um comprimento maior que alar no tirador.
verdadeiro
Admite-se que um homem pode alar, por um cabo singelo que labora em
um retorno, sem atrito, um peso de 15kg caminhando em passo natural (velocidade de
0,833 metros por segundo ou 50 metros por minuto).
Errado: peso de 12 kg caminhando;
– um peso de 24 quilogramas caminhando devagar,
– a metade do seu próprio peso ou, em média, 34 quilogramas alando por
lupada
O melhor modo de engatar uma talha em um cabo que não tenha alça é pelo nó de escota singelo.
Falso: boca-de-lobo
Similar ao moitão, permite gurnir ou desgurnir um cabo pelo seio. A ferragem é adaptada com CHARNEIRA. Serve para RETORNO de um cabo, sendo muito utilizada no TIRADOR de um aparelho de laborar.
PATESCA
Patesca aberta, sem charneira.
Polé
Moitão especial de aço, para trabalhos de grande peso. A roldana é autolubrificada.
CATARINA
Talhas mecânicas ou patentes tem a vantagem de ocuparem menos espaço que qualquer outro aparelho de laborar de mesma potência e de manter os pesos suspensos quando se deixa de exercer esforço no tirador.
Certo.
Talhas mecânicas têm a capacidade de içar grandes pesos, mas são pesadas e lentas, não sendo empregadas nos SERVIÇOS USUAIS do convés.
VERDADEIRO
O macaco serve para RETIRAR A FOLGA dos cabos fixos do aparelho do navio ou onde se deseja GRADUAR A TENSÃO do aparelho.
Verdadeiro
Os cabos de aço são emendados ou amarrados por meio de costuras ou dos acessórios que podem ser adaptados a seus chicotes
verdadeiro: não se pode dar nós com cabos de aço
A carga de ruptura de um cabo de aço amarrado com uma mão com sapatilho feito com 4 ou 5 costuras é maior de que uma mão com sapatilho feita com grampos.
Verdadeiro
Um cabo de aço amarrado por terminal tem carga de ruptura maior do que a de um cabo amarrado com prensas de três parafusos.
Certo
O terminal pode ser aberto ou fechado, apresentando qualquer dos dois tipos uma eficiência de 100%, isto é, permitindo o emprego total da carga de trabalho atribuída ao cabo.
Verdadeiro Miguens
O poleame com ferragem interna é mais facilmente desmontável para LIMPEZA e PINTURA do que o com ferragem externa.
VERDADEIRO
A carga de ruptura de uma emenda ou amarração feita em cabo de aço com um terminal fixado por zinco fundido é de 100% da carga de ruptura do cabo.
Verdadeiro
A carga de ruptura de uma emenda ou amarração feita em cabo de aço com uma MÃO COM SAPATILHO, feita com 4 ou 5 COSTURAS, é de 100% da carga de ruptura do cabo.
FALSO: 90%
A carga de ruptura de uma emenda ou amarração feita em cabo de aço com uma MÃO COM SAPATILHO, FEITA COM GRAMPOS é de 75% da carga de ruptura do cabo.
Falso: 85%
A carga de ruptura de uma emenda ou amarração feita em cabo de aço com um terminal fixado por zinco fundido é maior que uma feita com PRENSAS DE TRÊS PARAFUSOS.
VERDADEIRO:
PRENSA com 3 parafusos tem 75% da carga de ruptura do cabo.
O poleame surdo é empregado nos Aparelhos de Laborar dos navios e consta de bigotas, sapatas e caçoilos, bem como de seus acessórios.
Falso: Poleame surdo é empregado no Aparelho Fixo do navio
É uma peça de madeira dura, tendo um goivado em seu
contorno e três furos de face a face, chamados olhos, pelos quais gurnem os cabos.
Elas trabalham sempre aos pares, e nelas gurnem os colhedores, cabos com que se pode dar a tensão necessária aos ovéns das enxárcias, brandais, estais
Bigota
As roldanas de bucha autolubrificadas são as mais duráveis, sendo geralmente empregadas no poleame de ferro para grandes pesos. Deve-se usar óleo de lubrificação comum para garantir o bom funcionamento dessa roldana.
Falso:
NÂO SE DEVE USAR OLEO DE LUB COMUM.
Elas usam lubrificante especial de grafite
Num aparelho de laborar, o poleame, como regral geral, não pode suportar o mesmo peso que o cabo novo indicado para ele, pois se concede a esse cabo grande fator de segurança.
Verdadeiro
A resistência do gato limita a resistência do poleame a que pertence. As manilhas, sendo SEMPRE MAIS FORTES, são usadas para os grandes pesos
Verdadeiro
o poleame de ferro é mais robusto e mais durável que o de
madeira, e é preferível para os grandes pesos
verdadeiro
O poleame é medido pelo COMPRIMENTO de sua caixa. Para determinado comprimento da caixa, a espessura e o diametro da roldana e o diametro do perno terão a mesma medida.
Certo
A escolha do poleame depende, principalmente, do peso que vai ser içado.
Errado:
Depende principalmente do cabo que vai ser gurnido