Apresentação das demonstrações contábeis CPC26 Flashcards
Quais sao os dois objetivos do CPC26?
1)definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades
2)estabelecer requisitos gerais para a apresentação das demonstrações contábeis, diretrizes para a sua estrutura e os requisitos mínimos para seu conteúdo
CPC 26 vai trazer as diretrizes, estrutura e conteúdo = base de apresentação??
Simmmm!!
Todas as demonstrações contábeis elaboradas e apresentadas por CPC deve seguir o CPC 26?
Simmmm!!
o CPC26 aplica-se igualmente a todas as entidades, inclusive áquelas que apresentem demonstrações contábeis consolidadas ou demonstrações contábeis separadas?? Tem exceção?
Simm!!
Exceção: não se aplica a estrutura e ao conteúdo de demonstrações contábeis intermediárias condensadas elaboradas segundo o CPC21
Qual a Finalidade das demonstrações?
As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade
Qual é o objetivo das demonstrações contábeis?
-é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande numero de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas
-Também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados
De acordo com o CPC26, qual o conjunto completo das demonstrações contábeis? Fale as 4 principais
a) balanço patrimonial ao final do período
b.1) demonstração do resultado do período
b.2) demonstração do resultado abrangente do período (DRA não é prevista pela lei 6404)
c) demonstrações das mutações do PL do período (é prevista a DLPA para a lei 6404 – mas caso a entidade elabore a DMPL não precisa mais fazer a DLPA)
De acordo com o CPC26, qual o conjunto completo das demonstrações contábeis? Fale mais 3
d) demonstração dos fluxos de caixa do período
e) notas explicativas, compreendendo as políticas contábeis significativas e a outras informações elucidativas
ee) Informações comparativas com o período anterior (importante para o principio da comparabilidade)
De acordo com o CPC26, qual o conjunto completo das demonstrações contábeis? Fale mais 2
f)balanço patrimonial do inicio do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou procede a representação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando procede a reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis (relacionado ao CPC 23)
f1) demonstração do valor adicionado do período, conforme CPC 09 – Demonstração do valor adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente (é prevista pelo CPC)
Como o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício sao as principais demonstrações, entao elas devem ser priorizadas?
Naooo!! apesar do balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício serem as principais demonstrações contábeis – elas não devem ser priorizadas – todas as demonstrações devem ser tratadas igualmente (mesmo nível de importância)
As DCs devem representar aproximadamente a posição financeira e patrimonial, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade?
Simm é o objetivo
As DCs devem ser elaboradas no pressuposto da continuidade, a menos que a administração tenha intenção de liquidar a entidade ou cessar seus negócios, ou ainda não possua uma alternativa realista senão a descontinuidade das atividades?
Simmm! No geral, devem ser elaboradas no pressupostos da continuidade
A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência ?
Simmm!! uma receita/despesa vai ser reconhecida/apropriada/resultado independentemente do recebimento, seguindo o fato gerador = vai seguir o principio da competência)
a entidade deve apresentar separadamente nas DCs cada classe material de itens semelhantes (materialidade e agregação)?
Simmm!!
a entidade não deve compensar ativos e passivos ou receitas e despesas, a menos que ??
a menos que a compensação seja exigida ou permitida por um CPC (porque pode distorcer as informações)
os ganhos e perdas provenientes de grupo de transações semelhantes devem ser apresentados em base líquida?
Simmmmm
o conjunto completo das DCs deve ser apresentado pelo menos anualmente (periodicidade)??
Simmmm!!
a entidade deve divulgar informação comparativa com respeito ao período anterior para todos os montantes apresentados nas DCs do período corrente, a não ser que?
a não ser que os CPCs permitam ou exijam de outra forma
O CPC 26 nao define a ordem decrescente de liquidez para as contas do ativo e ordem decrescente de exigibilidade para as contas do passivo?
Issooo!! Este Pronunciamento Técnico não prescreve a ordem ou o formato que deva ser utilizado na apresentação das contas do balanço patrimonial, mas a ordem legalmente instituída no Brasil deve ser observada.
a nomenclatura de contas utilizadas e sua ordem de apresentação ou agregação de itens semelhantes podem ser modificadas de acordo com a natureza da entidade e de suas transações??? Para que?
Simmm!!! no sentido de fornecer informação que seja relevante na compreensão da posição financeira e patrimonial da entidade. – flexibilidade do plano de contas
os impostos diferidos ativos (passivos) não devem ser classificados como ativos nao circulantes??
Erradooo!! não devem ser classificados como ativos circulantes (passivos circulantes) – ou seja, devem ser classificados como não circulantes
A entidade SEMPRE deve apresentar ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de contas separados no balanço patrimonial??
Naooooo!!
- regra: circulante X não circulante
- exceção: por grau de liquidez OU de forma mista (alguns ativos/passivos por liquidez e outros por circulante X não circulante – quando a entidade tiver muitas operações diferentes)
O ciclo operacional da entidade é o tempo entre o que?
O ciclo operacional da entidade é o tempo entre a aquisição de ativos para processamento e sua realização em caixa ou seus equivalentes. (momento da aquisição até a venda)
Quando o ciclo operacional normal da entidade não for claramente identificável, pressupõe-se que sua duração seja de?
12 meses